O que há de interessante neste dia

terça-feira, dezembro 14, 2004

CHORO ESPIRITUAL

Bem-aventurados os que choram, porque serão
consolados. Mateus 5:4

Esta é a segunda qualidade do caráter de Cristo.

O Salmo 51:16-17 demonstra algo sobre o espírito diante de Deus. Coração quebrantado e contrito não será desprezado diante Dele.

Mas o que é este choro e este luto?

O maior choro resulta de nosso viver cotidiano. O salário do pecado é a morte. E esta morte referida em Romanos, é a morte espiritual. Nós pecamos todos os dias e vivemos em um mudo maculado pelo pecado. Então, ao encarar o pecado, o filho de Deus deve se entristecer.

Choro Espiritual é sentir-se mal na presença do mal.

Porque precisamos aprender a sentir-nos mal na presença do mal. Isto é também sentir-se mal na presença do pecado.

O choro antes do pecado é o ideal. Chorar antes pode nos salvar do pecado e de sua conseqüência, a morte espiritual.

Isaias 57:14-15

Deus diz que habita no coração contrito.
Em Êxodo, o anjo da morte passou pelas portas dos israelitas marcadas de sangue. Um sinal de que o choro já acontecera naqueles lugares marcados. Naquele caso, a tristeza foi antecipada.

A tristeza que não foi antecipada, foi chorada?

Mateus 21:44 nos diz que a rocha é Jesus. Será despedaçado aquele que não chorar antes.

I Coríntios 3:11 -> com o choro à priori, escapamos do pecado. É preferível chorar antes do que depois.

Deus quer que tenhamos a consciência de que vivemos pecando, porque vivemos em um mundo de pecado. Não adianta dizer que nunca pecamos. Sempre pecamos. Deus quer que você se arrependa antes de cometer o pecado. Quer que você chore antes. Porque em todo pecado, não somos somente nós que sofremos as conseqüências. Outras pessoas também são feridas. O grupo ao redor de nós, que convive conosco, também sofre as conseqüências.

Não deixe para chorar depois. Se arrependa antes. Porque se chorar depois, você faz com que outras pessoas sofram.

I Coríntios 11:31 -> Quase não fazemos este auto-julgamento. Julgamos mais aos outros.

Você consegue se auto-avaliar? Você consegue fazer uma avaliação crítica em você? Às vezes, não enxergamos as nossas falhas.

Avalie-se para depois falar do seu amigo. Do seu companheiro de trabalho. De sua esposa. De seu marido. Nós precisamos nos auto-julgar. Como está o nosso comportamento? A nossa vida? Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Não vou prestar contas da vida de meu próximo, e sim da minha. Cuido então da minha vida. Às vezes, queremos corrigir o nosso colega e nossas vidas estão bem pior do que a dele.

Se você pesquisar nos evangelhos, irá descobrir que todo o choro de Cristo aconteceu antes do pecado.

Sugestões para Desenvolver o Choro Espiritual Antecipado

  1. Aumente a visão das conseqüências daquele pecado e diminua sua atenção dos prazeres passageiros. Seu pecado pode envolver outras pessoas. E isto é ruim.
  2. Pense em como este pecado vai entristecer a Deus (Espírito Santo) que está em você. Leia Efésios 4:30. Pense em como será difícil abrir novamente um diálogo com Ele. Imagine o sorriso de Satanás ao lhe derrotar
  3. Pense nas conseqüências do pecado; maus hábitos criados; enfraquecimento nas próximas tentações; em como isto afetará os outros agora e no futuro; como este pecado, se ocorrido seria mais um cravo na mão de Cristo
  4. Faça um jejum para enfraquecer a carne e durante o jejum medite em passagens bíblicas que falem deste pecado ou fraqueza
  5. Clame a Deus em desespero, fale com Ele a respeito da tentação. (Em Isaias 57:10, uma das críticas que Deus fez a Israel é que nunca disseram: É em vão!)
  6. Corra a um irmão de confiança que possa orar por você e fale da tentação!

Remorso é a tristeza pelas conseqüências do pecado, e não pelo pecado cometido que ofendeu a Deus.

Um grande exemplo de remorso é o de Judas. Ele não se arrependeu por seu pecado, que prendeu a Jesus Cristo, mas sim pelos efeitos dele. Ao contrário de Pedro, que negou a Cristo em um momento de fraqueza e pressão, Judas premeditou seus atos contra Jesus, e sentiu remorso pelos efeitos de suas ações premeditadas.

O Salmo 51 é um bom treco para meditar quando o pecado já ocorreu e você quer se arrepender completamente. Davi escreveu este Salmo logo após pecar com Bate-Seba.

a) Proponha em seu coração chorar antecipadamente esta semana contra a tentação; cada tentação. Releia as sugestões.

b) Tire uma refeição para jejuar por uma área de fraqueza na sua vida. Durante o jejum, medite numa passagem adequada à sua fraqueza. Abaixo vai uma lista de algumas passagens bíblicas para algumas fraquezas:

IMORALIDADE: Rm. 5 a 8; I Co 5 e 6; Hb 13; Pv 6:24

PRIORIDADES ERRADAS: Mt 5 a 7; Fp 3:19; II Co 4:4; Cl 3:2

PENSAMENTOS ERRADOS: Fp 4:8; II Pe 3:1; Sl 7:9; Rm 8:5

AMIGOS ERRADOS: Tg 4:4; I Co 5:9; Pv 10:9-10; Pv 23:20,21, 26-35

IRA: Pv 15:1; Pv 29:11; Pv 30:33; Jn 4:2; Ef. 4:26; Tg 1:20

ATITUDES ERRADAS: Ef. 4:23; Mt 5:3-10; I Co 13


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial