O que há de interessante neste dia

quarta-feira, agosto 16, 2006

O CARÁTER DE DEUS - I

Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça
é justo, assim como ele é justo. 1 João 3:7

Deus é o ser que mais possui caráter no universo. O nosso Deus é um Deus de caráter.

Dentre as características do caráter que deus possui, podemos destacar quatro que mais
marcam e que mais devem fazer diferença na vida de cristãos:
  1. Justiça
  2. Verdade
  3. Perdão
  4. Santificação

Justiça

Deus é justo. Esta é uma marca de seu caráter. Abrãao aprendeu isso fazendo o pagamento do valor devido de terrenos que adquiriu. Certa vez Davi precisou adquirir um terreno para realizar um sacrifício a Deus e afastar a praga de lepra instalada sobre Israel e também pagou o preço justo e devido pelo terreno.

A justiça de Deus pode se manifestar de uma forma, mas a melhor maneira de avaliá-la deve ser assim: pagando o preço justo pelas coisas que queremos. Os cristãos devem aprender a dar este tipo de atenção as coisas de Deus. A retornar o preço correto, a serem corretos nos pagamentos de coisas que desejam adquirir. E não há coisa pior do que você ser achado em falta com a justiça de Deus.

Recenetemente doei uma tv para a obra de Deus. Dois dias depois, essa tv saiu da igreja para a casa de alguém que morava próximo a igreja. Ao falar que a doação havia sido feita para Deus, ouvi de uma irmã que "quem havia dado para a outra pessoa tinha sido eu".

Nós podemos chamar a isto de malandragem. Já doei outras coisas para outras igrejas e para missionários. As pessoas podem ser mal intencionadas sem mesmo você perceber e a malícia do mundo é realmente grande. É triste saber que há pessoas maliciosas também dentro da obra de Deus, mas no mundo você encontrará pessoas de todos os tipos. Além de aprovar o que a outra pessoa fez, retirando uma tv que havia sido doada a uma igreja, essa irmã e o grupo ainda foram cúmplices disso.

Não é a primeira vez nem a última que irei encontrar pessoas dentro da igreja justificando os roubos que fazem. "Deus retira do pecador para dar a nós". "Não estamos presos porque Deus teve misericórdia de nós". "Bendito o homem que confia no SENHOR", já diz um salmo. "Tudo posso naquele que me fortalece", já dizia Paulo.

Palavras bonitas. Mas que escondem e não confessam o que as pessoas fazem por si mesmas contra outras, utilizando o nome de Deus. A marca de justiça nas nossas vidas pode significar comprar cd´s originais e não piratas, entregar o dízimo todos os meses a Deus, lembrar de ter temor a Deus e não retirar as coisas que são depositadas por outras pessoas diante do Seu alta, porque o altar e a igreja é mais santo do que tudo aquilo que pode ser ali colocado.

O que disse a minha esposa por esse caso foi o seguinte: "Você quer que eu me misture com pessoas que recebem uma doação em um dia para no outro ter a doação na casa de um irmão? Posso ter muitos pecados, mas não uso de malandragem com Deus! Conheço os meus erros e conheço os valores de Deus. Tenho caráter de respeitar seu templo e as coisas que são ali depositadas."

As pessoas podem magoar as outras sem saber e terem a capacidade de sequer pedir perdão a Deus pelas faltas cometidas. É do ser humano ser ofendido e se retrair. "Olha, gosto de você, vou orar por você, mas isso está doendo e vou me afastar de você por um tempo." Isso é natural, as pessoas sentirem machucados causados pela atitude ignorante de outros em suas vidas. O sobrenatural é quando você ainda tenta sorrir e dizer às pessoas boas palavras de contentamento, mesmo sabendo que aquilo que elas praticam pode afastar outras pessoas sinceras de Deus.

É vergonhoso tornar essas coisas públicas quando você realmente tenta realizar um trabalho para Deus digno de nota. João nos ensina em suas epístolas que devemos amar uns aos outros. E amar às vezes significar se omitir r calar e esperar com paciência no Senhor (Salmo 40:1). Mas isso não pode ser usado como desculpa para que o inimigo use outros para alcançar alguma vantagem material ou qualquer vantagem!! Deus tem cuidado por Sua obra. Ela crescerá, independente do comportamento mundano das pessoas.

Costumo de dizer que se Deus fosse justo com todos os seres humanos, todos iríamos para o inferno, porque pecamos e vivemos afastados de Deus. No mundo, é comum ver as pessoas passando por cima de outras, tirando vantagem uma das outras, enganando uma às outras.

É triste perceber que as pessoas também agem assim dentro de igrejas: na malandragem, fazendo-se de cegas para as verdades sobre Deus e procurando manter os olhos fechados para o caráter daquilo que Deus nos ensina.

Os seres humanos são cheios de defeitos, de vontades e algumas vezes desejam realizar as coisas somente da maneira que os agrada. É triste perceber que em grupos podemos defender coisas bem contrárias à Palavra de Deus.

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial