O que há de interessante neste dia

sexta-feira, setembro 10, 2004

Templos do Espírito Santo

Acho que sobre isto você vai ouvir falar muito pouco, talvez. Sabemos que todos nós somos templos do Espírito Santo, e eu já citei uma vez o tema, se não me engano, aqui mesmo nestes escritos.

Mas há aquelas pessoas que devemos admirar pelo desprendimento. Admirar pelo que são e representam na vida de outras. Dentro da igreja e fora dela.

Me refiro àquelas pessoas admiráveis que estão na casa de Deus e são capazes de, com humildade e de corpo e alma, se deixarem preencher por Deus e ser utilizado na obra como vaso de barro a seu serviço.

Estas pessoas parecem se encontrar em um ponto totalmente diferente de nós. Parecem estar
mais próximas a Deus. E o maior exemplo delas é a mesma pessoa que nós também procuramos imitar e espelhar.

Jesus Cristo.

Você já deve ter encontrado pessoas assim. Acho que toda a igreja deveria ter uma, se não tem. São aquelas pessoas que nos dá prazer ouvir falar das coisas de Deus. Que sempre nos edificam com suas palavras. Que sempre nos fazem desejar querer estar mais e mais com Deus, querer aprender aquilo que elas aprenderam e ensinam em suas vidas.

Os escribas com certeza ficavam ao redor de Jesus Cristo quando ele dizia suas palavras. E ficavam atentos a tudo o que ele dizia. Para anotar, para reter na mente, para refletir mais tarde.

Há pessoas assim. Elas anotam, elas ouvem tudo. E depois refletem sobre cada ponto do que foi dito acerca de cada assunto. E isto é uma qualidade que precisa ser desenvolvida por cada cristão.

Nos tempo de Jesus a palavra falada era poderosa. A escrita também. Todo cristão para entender bem da Palavra precisa de três coisas: saber ouvir, saber reter na mente, saber escrever e passar adiante.

É assim que divulgamos o evangelho pelo mundo. Precisamos saber ouvir nossos mestres,nossos pastores, nossos orientadores. Precisamos saber reter na mente o que nos é dito, o que aprendemos acerca de Deus. Precisamos saber escrever sobre estas coisas, porque foi uma ordem deixada por Deus no livro de Apocalipse: 'Escreve!'. E precisamos fazer tudo isto com o fim de transmitir o evangelho de Deus para que ele se propague pelo mundo.

E, em uma igreja, temos estas pessoas. Geralmente, ela é nosso pastor. Nos cercamos ao seu redor. De ouvidos atentos. Tentando captar tudo aquilo que ele fala, fazendo anotações. Com a mente e atenção totalmente conectada no que ele diz.

Se isto não é assim com você, deixe-me dizer que deveria ser. Para saber pregar a palavrade Deus, você precisa ser primeiro um bom ouvinte. Depois, precisa de treino para se tornar um bom pregador e um bom transmissor da palavra.

E o treino consiste em aplicar sua vida a ler as escrituras. Deixar Deus preencher suamente, utilizar o vaso de barro, fazer a Sua obra. Uma coisa puxa outra. Se você não treina, você não conseguirá fazer uma boa pregação, fazer uma boa divulgação da Palavra, fazer uma boa aplicação do que te foi ensinado.

Se uma igreja tem aulas sobre a Bíblia, isto é uma bênção muito grande. São vários depositários de informação. São várias pessoas que podem instruir outras. Eu posso dizer que é com prazer que adentro um lugar em que irá se falar da Palavra deDeus. Algumas vezes, eu levo somente minha Bíblia e faço as marcações nos livros com pequenas tiras de papel. E me concentro no que o palestrante diz. Depois, em casa, anoto cada ponto do que foi dito.

Reflito e revejo com a mente cada versículo repassado.

E aprendi a fazer isto com treino.Noutras vezes, levo uma caneta e uma lápis. E faço como um repórter, que anota cadafrase que o pelestrante vai falando. Eu consigo fazer isto. Sem pressa. Sem correria. E vejo que muitos amigos meus na igreja também conseguem o mesmo.

Os dois métodos são bons. Prefiro o primeiro porque escrever cansa.

Mas o que quero chamar a atenção é que você precisa fazer isto. Precisa desenvolveristo em você. Para o seu crescimento espiritual. Para que edifique outras pessoas.Para que consiga apresentar o evangelho bem aonde for. E isto não é uma coisa difícilde se fazer. Basta treino.
E o treino começa com a leitura da sua Bíblia. Uma leitura diária.

Eu sempre fico feliz de poder adentrar uma sala e entregar meus ouvidos para a instruçãoda Palavra. Dá prazer ouvir alguém falar de Deus, e falar muito bem!, fazer uma boa pregação. Nesta horas eu não falo, não quero conversa, não viro para o lado. Eu quero estaratento ao que a pessoa dirá. E, se estiver de lápis e papel na mão, faço o maior númerode anotações possíveis.

Você é assim??

Pois deixe-me dizer que você deveria ser assim. Que você deveria ter este cuidado nasua reflexão diária com Deus. Que você deveria aplicar seu tempo aprendendo a conheceros caminhos de Deus, a refletir em sua palavra, em aprender como mantê-la viva em vocêe como transmití-la aos outros.

Ore a Deus para que isto possa se dar com você. Ore a Deus para afastar de você as ervas daninhas que preenchem sua cabeça para afastá-lo do que está sendo dito no púlpito todas as semanas. Para tirar da sua mente a menina bonita sentada ao seu lado, a sua esposa sempre fazendo perguntas na hora em que o pastor fala, os problemas que você enfrenta em
seu dia-à-dia.

Sim. Peça a Deus para ter mais comunhão com ele.

Um novo fim de semana vai começar. Mais uma vez, você estará diante do altar do Criadore ouvirá as palavras de seu pastor, ou estará na sala de Seminários para ouvir seu professor,ou em algum grupo de sua igreja recebendo instrução sobre os caminhos de Deus.

Antes do fim de semana começar, faça uma oração para que estes vasos de barro possam ser bem preenchidos com a palavra, para que nada atrapalhe a sua comunhão com Deus e para que você possa reter aquilo que for transmitido, ensinado, neste fim desemana.

Em nome de Jeus. Amém.

Bom fim de semana a todos!

E bons estudos!!!

By
Manoel Leonardo


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial