O que há de interessante neste dia

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

CRIANÇAS BRIGUENTAS

Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando
envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6


Minha vizinha e colega de muitos anos tem uma filha. Vez ou outra, a menina se põe a
ficar emburrada e a perguntar 'Por que? Porque isso mamãe? Por que preciso comer a
comida toda?'

Outras vezes, a criança birra e briga com os coleguinhas.

Minha colega as vezes não tem paciência. Às vezes, bate na criança, sem a paciência de explicar
o porquê das coisas.

Como ela, muitos de nós somos assim. Perdemos a paciência vezes sem conta.

E somos como crianças briguentas. Queremos bater, queremos tomar, queremos revidar. Você já reparou nas coisas boas que Deus nos concede às vezes? Nós recebemos gratuitamente. Um bom emprego, uma boa renda. Uma boa namorada, um bom namorado. De repente, ficamos com raiva das pessoas, daqueles que nos cercam,
e revidamos.

Na verdade, temos crianças que desde muito cedo mostram disposição para serem briguentas e encrenqueiras. Elas exigem de seus pais uma dose maior de paciência e de trato. De como lidar com cada uma delas. Não as ensinaremos a viver com estes seus problemas se agirmos da mesma maneira que elas agem. Ensinamos a nossos filhos e passamos a eles as coisas que eles serão.

Se somos briguentos e turrões, nossos filhos serão briguentos e turrões. Não podemos enganar as crianças. Elas nos vêem como nós somos. E aprendem de nós tudo aquilo que transmitimos a elas.

Imagine a dose de paciência de Deus conosco, se sempre perdemos o emprego. Se sempre brigamos com os amigos que Deus nos dá. Se Ele sempre precisa interceder por nós quando perdemos a paciência e ficamos com
raiva de alguém. Quando agimos de maneira errada.

Seus filhos são uma bênção de paz e quietude? Saiba que aprenderam isto com você. Você os ensinou a ser assim. Porque são raros os casos em que uma criança nasce com caráter próprio. Se seus filhos vêem você a brigar freqüentemente em casa com sua esposa, com seu marido, eles brigarão também. Se você é calma no seu modo de falar e agir, se você demonstra alegria no ser e no fazer, tudo isto, seus filhos também aprenderão e serão.

Quero ser como o papai.
Quero ser como a mamãe.

Somos o primeiro ponto de referência de nossas crianças. Elas aprenderão conosco tudo aquilo de que necessitam para a vida. E isto foge ao nosso controle. Pais, não se enganem. É muito cômodo dizer que a educação de nossos filhos é responsabilidade da escola, da igreja.

Ela é primeiro de tudo responsabilidade de vocês. Nossa. Da mãe. Do pai.

O que você tem feito para que seu filho seja alguém melhor? Seja uma pessoa diferente de você? Eles aprenderão de você todas as coisas que fazemos, primeiramente. Sejam as coisas erradas, sejam as coisas boas.

Se agimos como eles agem, se eles não nos obedecem é porque vêem em nós a mesma coisa. A percepção das crianças é muito maior que as aparências. Elas enxergam dentro de nós.

Muitos pais tem que suspirar com filhos que brigam o tempo todo com coleguinhas. Que brigam na escola, brigam no colégio. Brigam em casa. Eles não deixam de ser filhos por causa disso.

Deus também suspira. Quando agimos errado. Quando brigamos com Ele e não o obedecemos em nossas vidas. Quando insistimos em pecar, pecar e pecar. Deus demonstra infinita paciência para conosco. Ele sacrificou seu único filho por nós. Para nos dar vida e estarmos em sua presença.

O que você tem sacrificado em favor de seus filhos? O que você tem sacrificado para que seus filhos tenham uma vida melhor do que a sua? Você tem dado as condições para que ele seja uma pessoa melhor? Para que a geração dele seja melhor que a sua?? Quantos de nós não julgam a geração de nossos pais como injusta, como errada?? O que você tem feito para que a geração de seu filho seja melhor do que a sua??

Você aprendeu a lidar com o seu ódio para que seu filho possa aprender de você a não gritar, não berrar, não atacar os coleguinhas?? Você aprendeu a se controlar e a ter paciência para ensinar seus filhos a terem paciência?? A serem controlados?? A saberem viver com o ódio que possuem?? Somos pessoas diferentes. Mas se pagamos o
preço para ensinar os nossos filhos a serem pessoas melhores, estaremos cumprindo o nosso papel de pais. Pai não é somente aquele que põe no mundo.

Pai e mãe são aqueles que ensinam seus filhos a superarem os erros que eles não superaram.

Eu nunca venci este defeito em mim. Mas vou ensinar meu filho a vencê-lo. E fazer dele uma geração melhor do a que a minha!

Pai, mãe, vocês tem amado seus filhos a esse ponto??


Que nesta semana, possamos refletir sobre a vida de nossos filhos. E o que desejamos para seu futuro.


Abraço em Cristo.


By
Manoel Leonardo




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial