O que há de interessante neste dia

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

O EXERCÍCIO DA LÍNGUA

Não convém ao tolo a fala excelente; quanto
menos ao príncipe, o lábio mentiroso. Provérbios 17:7



Falar.

Não existe exercício melhor para os servos de Cristo do que exercitar a língua em falar a Palavra de Deus. Em se derramar em orações, em louvar o altíssimo com louvores e engrandecê-Lo com hinos. Em dizer a Ele nossas dores, pedir a Ele proteção.

O quanto você fala com Deus?

Existem duas coisas que não podem ser distintas e que muito me doem. O exercício da leitura da palavra de Deus e o hábito de falar sobre ela.

Muitas vezes, me dói ver almas que dizem estar na igreja todos os dias, que dizem fazer leituras diárias da Bíblia e tropeçam na leitura da palavra com a voz. A boca parece denunciar a vida vacilante que a pessoa leva em Cristo. A pessoa gagueja, a pessoa não pronuncia as palavras de maneira correta.

Como acreditar em alguém que diz ler a Bíblia diariamente mas que na hora de falar tropeça nas palavras?? Não consegue dizer uma palavra correta?? Porque o hábito da leitura faz com que nós aprendamos a realizar uma pronúncia correta da palavra de Deus.

Mas a língua é mal incontido (Tiago 3:8). E ela revela o que muitas vezes trazemos oculto em nossos corações. Se você se exercita sempre na leitura da palavra de Deus, com toda certeza irá ler muito bem. Não irá passar a vergonha de ser chamado à leitura da palavra e ter a boca vacilante. Porque a pronúncia contida na Bíblia contamina as nossas vidas. Nós aprendemos a falar correto.

A ordem de Deus para que a palavra seja lida também era uma ordem para o ensino. Deus não deseja pessoas incultas, mas que as pessoas aprendam a amar o ensino. Ler a palavra todos os dias o fará ter prazer nos caminhos do SENHOR e o prazer no ensino. A casa de Deus não é uma casa para pessoas ignorantes. E todo o ignorante que se achegue será contaminado pela sabedoria que emana de dentro dela.

Mas cada irmão tem sua liberdade de caminhar pelos caminhos de Deus. Talvez existam irmãos que até desejariam ensinar a outros a ler melhor, a exercitar o falar. Mas a arrogância das pessoas e o mal existente em cada uma delas faz com que estas almas se reprimam. Sem falar que cada um é responsável pelo seu próprio crescimento espiritual. Cada um deveria exercitar sua língua e sua fala na palavra de Deus. Assim sendo, damos
a liberdade da pessoa pedir para ser ajudada em algo ou que venha a se exercitar por si só para Deus, com o
fim de louvá-Lo melhor.

Ainda me reprimo e ainda sinto como que uma pancada todas as vezes que escuto o falar de uma boca vacilante que serve a Deus e tropeça na leitura da palavra com as letras que a mesma contêm. Como uma pessoa que lê tanto a Bíblia não é contaminada pelo falar correto da palavra de Deus, porque em sua sabedoria, Deus escreveu a Bíblia com uma linguagem culta para dotar todos aqueles que a lêem com sabedoria???

O exercício da leitura devia fazer almas reconhecerem o quanto carecem de Deus. O quanto são realmente dependentes de Sua presença em suas vidas. Porque ler em voz alta denota a nossa proximidade com aquele que é eterno em alguns momentos. E como é triste ver bocas vacilantes tropeçarem na leitura da palavra de Deus!!

A vergonha deveria ser sentida pela pessoa que não tem o hábito de ler ou que já esta na casa de Deus a tanto tempo que ainda não aprendeu a exercitar sua fala na leitura da palavra. Porque se há uma coisa com a qual nós deveríamos nos preocupar é na honra que nossas palavras e o soar de nossa boca deve ter ao falar da Palavra e dos caminhos de Deus!!!

Mas em vez disto vemos a pessoa se derramar em proferir contendas, discussões, invejas e divisões na casa
de Deus. Sua língua diz muito quem você é.

Ainda que Pedro fosse ignorante, ainda que almas houvessem sido preenchidas pelo espírito santo, duvido muito que após este fato eles negligenciassem o SENHOR com o tropeçar vacilante de suas palavras. Será que Paulo e Pedro convenceriam alguém falando com línguas vacilantes ao propagar o evangelho???

A honra que devemos a Deus deveria ser maior com o cuidado de nosso falar e o exercício da língua e da leitura da palavra de Deus. Mas uma boca dividida e uma vida vacilannte sempre serão entregues na leitura da palavra de Deus!!! É como se o espírito santo entrega-se aquela alma diante do altar do SENHOR. As palavras não saem, a boca parece não desejar obedecer a pessoa que pronuncia as palavras. E luta contra o seu próprio dono!!!

O exercício da leitura denota claramente quem se exercita mais, quem se exercita menos. Na hora de pronunciar as palavras, elas saem de maneira fácil ou de maneira difícil.

Antes de cada leitura, ore a Deus. Entregue a ele sua vida, seu falar. Não queira parecer melhor que seu irmão, não queria demonstrar sabedoria onde esta o dono de toda a sabedoria. Respeite seu próximo. Tenha humildade e deixe que Deus conduza sua leitura e sua vida. Porque é triste sabermos que há vasos de barro imperfeitos na igreja que ainda não aprenderam o suficiente para edificarem suas vidas e vida de outros.

Ore. Para que a leitura daquilo que você lê na Bíblia registre-se também em sua vida. Para que você se exercite a falar melhor, a ter melhor instrução. Com um ano de leitura em grupo você consegue instruir outros amigos seus a falar melhor, a exercitar melhor a fala e a caminhar mais seguro rumo a Deus. O ensino é algo que papai do céu também almeja para seus filhos.


Não repreendas o escarnecedor, para que ele não te odeie;
repreende o sábio, e ele te amará. Provérbios 9:8

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial