O que há de interessante neste dia

quinta-feira, junho 30, 2005

JUGO SOBRE DINHEIRO

Roboão foi a Siquém, pois todo o Israel se congregara ali para fazê-lo rei. E Jeroboão, filho de Nebate, que estava então no Egito para onde fugira da presença do rei Salomão, ouvindo isto, voltou do Egito. E mandaram chamá-lo; Jeroboão e todo o Israel vieram e falaram a Roboão, dizendo: Teu pai fez duro o nosso jugo; agora, pois, alivia a dura servidão e o pesado jugo que teu pai nos impôs, e nós te serviremos. Ele lhes respondeu: Daqui a três dias tornai a mim. Então o povo se foi. E teve o rei Roboão conselho com os anciãos, que tinham assistido diante de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, e perguntou-lhes: Como aconselhais vós que eu responda a este povo? Eles lhe disseram: Se te fizeres benigno para com este povo, e lhes agradares, e lhes falares boas palavras, então eles serão teus servos para sempre. Mas ele deixou o conselho que os anciãos lhe deram, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, e que assistiam diante dele. Perguntou-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?

E os jovens que haviam crescido com ele responderam-lhe Assim dirás a este povo, que te falou, dizendo: Teu pai fez pesado nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: o meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou dum jugo pesado, eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites; eu, porém, vos castigarei com escorpiões. Veio, pois, Jeroboão com todo o povo a Roboão, ao terceiro dia, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia. E o rei Roboão lhes respondeu asperamente e, deixando o conselho dos anciãos, falou-lhes conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai fez pesado o vosso jugo, mas eu lhe acrescentarei mais; meu pai vos castigou com açoites, mas eu vos castigarei com escorpiões. O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta mudança vinha de Deus, para que o Senhor confirmasse a sua palavra, a qual falara por intermédio de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate. Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, respondeu-lhe dizendo: Que parte temos nós em Davi? Não temos herança no filho de Jessé: Cada um as suas tendas, ó Israel! Agora olha por tua casa, ó Davi! Então todo o Israel se foi para as suas tendas: (Mas quanto aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão.) Então o rei Roboão enviou-lhes Hadorão, que estava sobre a leva de tributários servis; mas os filhos de Israel o apedrejaram, de modo que morreu. E o rei Roboão se apressou a subir para o seu carro, e fugiu para Jerusalém. II Crônicas 10:1-18


Se você ler o capítulo anterior a esta história, verá uma descrição das riquezas que Salomão possuía. É dito inclusive que não havia lugar para prata em Israel, por haver muito ouro.

Sabemos hoje que excesso de riquezas também geram problemas sociais. O povo de Israel devia se queixar dos pesados tributos. Da carga imposta sobre eles para construir um templo como o que Salomão construiu. Quando falamos de Salomão, lembramos muito mais das riquezas que possuía, da sua sabedoria.

Nunca paramos para perguntar como os israelitas viam esta mesma riqueza. O povo a achava boa ou a achava ruim?
Ela unia Israel ou era um pesado tributo?? De fato, enquanto Salomão viveu os israelitas se mantiveram debaixo das mãos do filho de Davi. E nada é dito sobre o que os israelitas achavam desta riqueza. Como um conto, nos é dito que Salomão pecou e perdeu seu reino.

Costumamos dizer que a história é sempre contada pelos vencedores. Talvez Salomão passasse seus dias trancado em seu palácio, muito importante por sinal para estar diante do povo, a não ser em festas importantes de culto a Deus. O dinheiro costuma nos afastar de pessoas humildes. Davi estava sempre junto ao povo, e viveu muitas situações difíceis, mas Deus estava sempre com Ele. Já Salomão, parece ter criado um reino, cercado-se de um palácio e vivido regaladamente. Quanto a isto, como analisar uma história real de fatos reais??

A riqueza as vezes nos costuma cegar o entendimento e a razão. De certa maneira, deixamos de ouvir alguns excluídos que são minoria em nosso povo, mas que podem pesar muito no final das contas. Toda a riqueza de Israel tornou os filhos de Salomão mau-acostumados. Roboão tinha sua vida, independente de seu pai Salomão, andando com seus amigos, provavelmente gente rica da corte ou que era próxima ao rei. Salomão parece não ter tido o cuidado de preparar seu filho para reinar em Israel. Não lemos qualquer menção disto em Crônicas ou nos livros de I e II Reis. Com certeza, Salomão deve ter enfrentado seus problemas, mas nos livros encontramos descrições apenas de sua riqueza, de sua ostentação, de sua sabedoria.


Sabemos que toda situação tem dois lados da moeda. Sempre há insatisfeitos. Em um momento ou outro, eles sempre aparecem no decurso da história. O costume de viver em riqueza, o excesso de ouro, a ostentação. Tudo isto deve ter apresentado um outro lado no reino de Israel. Mas, sem dúvida, o que chama mais a atenção é a atitude do filho de Salomão, Roboão.

Por não ouvir as palavras de pessoas mais velhas e experientes do que ele, antes confiando em seus amigos, o jovem Roboão perde dez das tribos de seu reino. É comum chamarmos jovens de rebeldes. Mas há pessoas mais velhas que podem ter a mesma atitude: elas não escutam o que pessoas mais experientes possam dizer e que é bom para suas vidas. Preferem satisfazer suas vontades e desejos e fazer as coisas à seu modo.

Quem sabe, Roboão deve ter achado divertido o conselho de seus amigos. E, por causa disto, perdeu uma boa parte de seu reino. A riqueza pode nos causar muitos males, como entorpecer nossos sentidos e passarmos a menosprezar pessoas mais humildes e sábias que nós mesmas.

O mau-costume de ser rico nos pega de surpresa em ocasiões variadas do dia-à-dia. Tempere sua vida com humildade e espírito de brandura.

Não perca uma parte preciosa de sua vida por brincadeira ou divertimento.


A paz de Cristo!!!







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial