O que há de interessante neste dia

quarta-feira, junho 08, 2005

O PROFETA QUE CLAMOU CONTRA O ALTAR

E o homem clamou contra o altar, por ordem do Senhor, dizendo: Altar, altar! assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias; e qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti. E deu naquele mesmo dia um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou; Eis que o altar se fenderá, e a cinza que está sobre ele se derramará. Sucedeu pois que, ouvindo o rei Jeroboão a palavra que o homem de Deus clamara contra o altar de Betel, estendeu a mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! E logo, a mão que estendera contra ele secou-se, de modo que não podia tornar a trazê-la a si. E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, conforme o sinal que o homem de Deus, por ordem do Senhor, havia dado.
Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Pelo que o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes. Disse então o rei ao homem de Deus: Vem comigo a minha casa, e conforta-te, e dar-te-ei uma recompensa. Mas o homem de Deus respondeu ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar. I Reis 13:1-8

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Respondeu-lhe o outro: Eu também sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. Mas mentia-lhe. Assim o homem voltou com ele, comeu pão em sua casa, e bebeu água. Estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar;
e ele clamou ao homem de Deus que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara, mas voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comas pão, nem bebas água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.


E, havendo eles comido e bebido, albardou o jumento para o profeta que fizera voltar.
Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.
E, passando por ali alguns homens, viram o cadáver estendido no caminho, e o leão ao lado dele. Foram, pois, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava. I Reis 13:18-25


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Vemos aqui um grande profeta. Alguém capaz de caminhar por dias de sua cidade de origem, alguém corajoso o suficente para se colocar à frente de um rei, como Jeroboão, e clamar contra um altar e ver suas palavras executadas na mesma hora!

Alguém que implora por um rei doente e é prontamente atendido.

Alguém que não deve comer nem beber no local para onde Deus o enviou. E cumpre esta ordem. Até ser enganado por outro profeta. Lendo toda esta história, muitos podem se perguntar por quê?

Por que Deus julgou alguém, um profeta, com tanto poder? Um profeta que foi enganado?? Um profeta destroçado por um leão que sequer chegou a comê-lo e que quedou-se ao lado de um corpo, com um jumento?

Este exemplo pode ser o mesmo para muitos que fazem o serviço de Deus nos dias de hoje. Talvez em suas andanças, o velho sacerdote encontrou o profeta em momento propício. Sentado debaixo de um carvalho (I Reis 13:14), cansado e famito de sua penosa jornada, tentando regressar de onde viera ou tentando alcançar um local adequado para descansar e comer. Talvez o profeta tenha sido pego pelas circunstâncias, com sua carne fatigada. Talvez tenha desejado ouvir e ter fé, acreditar nas palavras do profeta mais velho que o enganava. Talvez tenha confiado em demasia nos cabelos brancos do outro profeta. Ele foi enganado.

Mas isto hoje nos serve de lição para não fazermos a obra de Deus sem zelo!! Deus foi imediato com este profeta, em cobrar aquilo que a Ele fora ordenado. Hoje, temos servos que podem fazer a obra de Deus de qualquer jeito.

Este profeta é uma advertência contra isso. Mesmo com tamanho poder, Deus nos cobra a obediência a seus princípios e a Sua palavra. Não devemos deixar que as coisas grandiosas que já fizemos nos tape a visão de obedecer e sermos obedientes às suas ordens.

Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros. I Samuel 15:22

Sabedores disso, devemos atentar com cuidado para a história deste profeta. Este é um exemplo de fé e de como as coisas também podem dar errado se tapamos os ouvidos às ordens dadas por Deus.

By
Manoel Leonardo
(Texto de estudo de um grupo de oração de Casais)






0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial