O que há de interessante neste dia

terça-feira, outubro 04, 2005

CUIDADO COM O QUE VOCÊ LÊ!!!

O homem bom tira coisas boasdo tesouro do seu coração,
e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mateus 12:35


Todos sabemos que os adventistas defendem a predestinação.

E em alguns momentos em seus ensinos, isto fica bem nítido nos seus estudos. Eis aqui algumas coisas do livro deste ano, de 2005, do quarto trimestre. O livro está fazendo um estudo sobre os Efésios, e os links na internet vão ficando disponíveis a cada semana.

Como já tenho o livro deste ano, pude notar estas coisas. Na lição 3 deste estudo de Efésios, faz-se uma defesa da predestinação (páginas 18 e 19 do livro de estudos, e ainda a ser disponibilizada pela internet a todos os fiéis em seu site): http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2005.html

As lições Os escolhidos e Louvor a Deus por nos adotar defendem a tese da predestinação. E chegam inclusive a serem contradizentes em alguns pontos.

Na página 18, lê-se em um parágrafo: 'Deus formou um propósito em Sua mente: escolher-nos em Cristo. Mesmo antes de existirmos. Deus nos viu em relação com Cristo e, por causa disso, Ele nos fez Seus filhos'.
Na página 19, em outro parágrafo, diz: 'A Igreja de Deus é composta de filhos adotados. Os filhos naturais são órfãos e pródigos - estão fora da família de Deus por causa do seu pecado e por sua escolha de estarem em rebelião contra Deus'.

Um golpe de misericórdia e tanto! O texto diz que quem está no mundo é que é verdadeiramente filho de Deus. E chama os filhos na casa de Deus de adotados. No ano passado, se não me engano, li em um dos livros de estudo da mesma escola sabatina que os filhos no mundo seriam bastardos e que os filhos na casa de Deus seriam os legítimos.

Além do mais, o último texto está muito errado. Os filhos naturais não fizeram escolha alguma! Eles são descendentes de Adão e Eva! e a Bíblia diz que todo o gênero humano é pecador porque Adão e Eva fizeram a ESCOLHA de andarem longe de Deus!!

Uma pessoa que veementemente nega a Cristo, mesmo depois de conhecê-Lo, esta sim fez uma escolha!!
Se aceito Jesus, torno-me filho.

Mas vejamos este estudo. Veja a pergunta feita em Os escolhidos, na página18:

1. Como os textos seguintes nos ajudam a entender essa idéia de predestinação?
1 Cor. 2:7; Efés. 1:4 e 5; 3:11; 1 Ped. 1:20; Apoc. 13:8

Mais à frente, o texto diz: "(...) Deus preparou antecipadamente o plano de salvação, de acordo com Seu propósito eterno, para que todos fossem salvos (1 Tim. 2:6; 2 Ped. 3:9). O plano de salvação, em si, que inclui todo ser humano, foi determinado antes da criação do mundo; o que não foi determinado antecipadamente foi a nossa resposta individual àquele plano."

Sim. Muito bem explicado.

Mas os textos acima falam do trabalho de Cristo, de Sua obra para salvar a humanidade; como a cumpriu e lavou nossos pecados; Efésis 1:4 e 5 precisa ser lida junto com o versículo 3 para entrar no contexto, e pode ficar sem sentido sem o versículo 3. Fomos abençoados sem merecimento pela obra de Cristo. E o versículo em Apocalipse parece testificar contra os que são enganadores e está também fora de contexto.

Mateus 12:35 é uma boa resposta a algumas colocações: O homem bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

Não há nada de predestinação descrita nestes versículos. Paulo diz claramente: "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo" (Efésios 1:5).

O próprio texto na página 19 parece testificar contra si mesmo quando diz: "Paulo acrescenta mais um pensamento: os que aceitam a provisão redentiva de Deus em Jesus são predestinados "para Ele, para a adoção de filhos" (Efésios 1:5).

Fala da missão dos salvos: fazer a adoção de outros para Cristo. Aqueles que estão no mundo, alguns que rejeitaram a Deus, mesmo após conhecê-Lo. Fala que nós podemos trazer outros para o convívio de Cristo, para que sejam, estes sim!, os que negaram a Cristo após conhecê-Lo, adotados!!!

E deviam haver muitos nesta situação em Éfeso!!!

Agora, veja o início de Louvor a Deus por nos adotar:

2. Que três coisas Deus faz para nós? Efés. 1:4-6
a. Verso 4
b. Verso 5
c. Verso 6

Estas perguntas visam a levar os que as respondem a entender a predestinação. Mas podemos responder segundo o contexto a que estão aplicadas e saber que não se referem a nada de predestinação:
Verso 4: os salvos são santos e irrepreensíveis em Cristo
Verso 5: os salvos providenciam que outros possam ser adotados por Cristo (aqueles que O rejeitaram após conhecê-Lo)
Verso 6: os salvos são agradáveis a Deus por Cristo

Idéias parecem geniais. Mas há pessoas que se convertem e não crescem espiritualmente, não trabalham a palavra em si mesmos. Não lêem, não se edificam, vivem criando intrigas na igreja, rebelam-se contra líderes, nunca se dispõem a viver em comunhão com as pessoas e em harmonia. Todos as igrejas na terra tem seu joio.

E o joio sempre tem seus momentos em que defendem suas idéias. E se você perguntar muito, no fim eles respondem (como já ouvi de alguns amigos católicos): "Isto são dogmas da igreja".

Tenho muitos amigos que são adventistas. Amigos sinceros. Tenho acesso a seus estudos, até repito alguns aqui.
Mas há idéias que afastam de Deus. Por isto, digo: cuidado com o que vocês lêem!!
Estudem. Apliquem-se a ler as escrituras. Ruminem como o boi. Mastiguem bem.

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial