O que há de interessante neste dia

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

OS CONSTRUTORES E O EDIFÍCIO

E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o SENHOR deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o

templo de Deus, que sois vós, é santo. I Coríntios 3:1-17



Nesta passagem podemos ver descritas muitas igrejas de nossos tempos de hoje. Elas acreditam mais na sabedoria de seus líderes, daqueles que a compõem, do que na sabedoria de Deus e na sabedoria que vem
do Alto.

Paulo repreendeu os coríntios por seguirem os homens e exaltarem a sabedoria mundana. E neste capítulo ele declara a causa radical desses pecados: a carnalidade.

Sintomas de uma espiritualidade infantil

  • Alimentação (não podiam tolerar carne espiritual profunda (verdades profundas), somente leite (isto é, os fundamentos da fé cristã)
  • Ciúme e discórdia (os irmãos competiam entre si tentando mostrar-se superiores uns aos outros)
  • Sua exaltação de pregadores (Os coríntios tentavam se aliar com um pregador ou outro, criando partidos rivais dentro da igreja)
  • Seu orgulho - eles pensavam que eram sábios (3:18), cheios de conhecimento (8:2) e espiritualidade

O egoísmo e a presunção dos coríntios cegavam-nos para as suas verdadeiras necessidades espirituais.



Ensinos corretivos (3:5-9; 21-23)

Paulo enfatiza a posição inferior dos pregadores. Eles eram meros servidores de Deus, mas é Deus quem dá o crescimento e que recompensa os pregadores de acordo com seu trabalho (não de acordo com sua eloqüência ou inteligência). Além do mais, ciúme, rivalidade e jactância sinalizam sentimentos de inferioridade. Mas nenhum cristão precisa provar ou "reinvindicar" nada porque Deus nos deu todas as coisas em Cristo.


Edifício de Deus (3:10-17)

A igreja é o edifício de Deus, composto de Cristo como fundação e aqueles que são trazidos a Cristo como materiais de construção (veja Efésios 2:19-22; 1 Pedro 2:5). Paulo identifica os três tipos de pessoas que constroem o edifício de Deus:

  • Aqueles que estão lançando a fundação: Paulo insiste que Cristo seja o material exclusivo. Desde que a filosofia e a sabedoria mundana são vazias, aqueles que pregam o evangelho precisam pregar aquelas coisas reveladas pelo Senhor
  • Aqueles que estão construindo sobre a fundação: Paulo encoraja a estes cuidado. Os construtores trazem vários tipos de pessoas a Cristo. Alguns são duráveis como ouro, prata e pedras preciosas; outros são altamente inflamáveis como madeira, feno e palha. No fogo (isto é, no tempo da tribulação e da tentação) a qualidade destes discípulos se manifesta. Alguns construtores encontram suas "obras" (isto é, convertidos) destruídas pelo fogo da aflição. Ainda que grandemente desapontados, esses mesmos construtores serão salvos desde que pessoalmente resistam ao fogo. Outros construtores regozijam-se grandemente porque aqueles a quem eles ensinaram perseveraram na tribulação.
  • Aqueles que destroem o edifício com falsos ensinamentos e com divisão entre os membros da igreja estão ameaçados com julgamento severo pelo Todo-Poderoso.

A incompreenssão do papel dos pregadores era um dos principais problemas dos coríntios. Para corrigi-los, Paulo usou como exemplos a si mesmo e a Apolo no começo do capítulo 4.

Em Coríntios 4:1-6, Paulo diz que é um administrador de Deus, incumbido de administrar sua preciosa revelação. Como tal, Deus era o seu juiz. Ele não estava sujeito nem aos irmãos coríntios nem a si mesmo. Uma vez que nenhum ser humano está qualificado para avaliar os servos de Deus, ele não permitia que as críticas o impedissem de cumprir as tarefas dadas por Deus. Uma vez que o homem pode facilmente enganar-se e convencer-se de que está certo, quando não está, ele não tinha confiança em sua própria aprovação. Seu brilho, sucesso, eloqüência e popularidade eram insignificantes porque Deus julgaria somente sua fidelidade.


Assim como nos dias de Paulo, nos dias atuais muitas igrejas podem incorrer neste mesmo erro.


De que modos os coríntios manifestavam carnalidade?

Qual era a diferença entre a obra de Paulo e a de Apolo (3:6)?

O que os materiais de construção representam em 3:12-15?

Por que não devemos gabar-nos?


Estudo do Livro de Corintios - Igreja Tabernáculo Batista


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial