O que há de interessante neste dia

quarta-feira, agosto 11, 2004

Problemas corriqueiros do dia-à-dia

Há coisas que podem tirar a sua paz espiritual com muita facilidade.

Uma delas pode ser a sua conta bancária.

Eu tive uma surpresa com a minha exatamente no dia de ontem. Eu geralmente costumo utilizar minha conta de pagamento como conta poupança. Costumo deixar o dinheiro ali depositado para, caso haja alguma possível urgência, poder utilizá-lo tranqüilamente com um cartão de crédito.

Você já percebeu que, quando recebemos nosso salário só realizamos distribuição de renda. Saimos pagando tudo aquilo que devemos. Isto não é diferente com o meu salário. Ele funciona bastante como distribuição de renda.

Mas eu tinha depositado uma certa quantia até a data de ontem em minha conta. E o valor correspondia a exatamente R$ 12,00 a mais que um cheque que passara, para cair exatamente ontem, dia 10 de agosto de 2004.

Você já reparou como as taxas dos bancos funcionam?? Elas aparecem na sua conta e você nem percebe. Se for dia de seu pagamento mensal ou quinzenal, você nem nota mesmo. Aquilo ali já parece normal.

Duas taxas apareceram na minha conta entre os dias 10 e 11 de agosto. A primeira foi de exatamente R$ 12,00. E levou todo o valor que tinha a mais depositado para saldar meu cheque. A segunda, de mais R$ 2,90 de um extrato consolidado, acabou com as minhas esperanças de ver o cheque totalmente compensado na data devida.

Já estavam faltando R$ 6,23 reais para pagar aquele bendito cheque. Que tinham sido realizado no mês passado. E eram as compras que minha esposa realizara no supermercado. Exageradas como sempre. Nem vou referir o valor que posso causar choro em qualquer assembléia.

Foram R$ 185,00. De supermercado!!! Acreditem...

As mulhers vão se defender e não quero com isto causar polêmica. Se alimentar custa caro. Tomar banho com aquele sabonete cheiroso também. Ir ao banheiro com aquele papel higiênico que não arranha também...

Enfim.

Mas se o contra-cheque não lhe tira o sono, a suas taxas no banco podem fazê-lo.

Eu perdi minha paciência com o saldo de minha conta no dia de ontem. R$ 12,00!!!
Mas é um absurdo!!!

E fiz questionamento aos atendentes do banco. Nessas horas, é engraçado. Quem te atende do outro lado da linha parece sempre estar com a razão. E você errado.

- Senhor, a taxa cai automática. Nós não fazemos nada.
- Mas quero que você faça alguma coisa, filho. Quero que você devolva meu dinheiro.
- Não posso, senhor. A taxa é automática e foi descontada devido a operação que o senhor realizou na última sexta-feira.
- Certo. Então porque esta bendita taxa não caiu na última sexta-feira ou ontem, segunda, mas caiu somente hoje, quando um bendito cheque meu vai cair e meu saldo vai ser menor que o cheque que passei!!!????

Entendam. Qualquer um fica estressado com estas taxas.

Até segunda-feira, você tinha saldo. Na terça-feira, você está sem saldo. E quando pensa que era só aquela taxa, outra de R$ 2,90 aparece na sua conta na manhã de quarta-feira.

Mulheres, entendam seus homens. Lidar com dinheiro tira a paciência de qualquer servo de Deus??? Eu ainda estou me recuperando psicologicamente deste baque. E minha consciência anda me acusando.

Eu estou achando que, na noite de segunda-feira, enquanto estava debaixo de meus lençois na cama, eu pequei. Minha esposa dormia ao meu lado. E minha mãos começaram a brincar sozinhas com meu corpo.

Gente!! Acho que pequei...

Custou R$ 14,90 no meu saldo bancário...

Piadas à parte. Devemos ter um bom testemunho a dar em nossas vidas sobre Deus. Acho que cheguei a quase praguejar nesta tarde de terça-feira. Mas Deus estava comigo. Eu consegui ir ao banheiro, respirar fundo, orar a Deus e voltar ao trabalho, ainda que atribulado.

Ligar para minha gerente de conta e pedir a ela piedade. O fato é que não estava preocupado tanto com o cheque. Mas com o fato de minha esposa ter conseguido a liberação daquelas compras no supermercado através de uma amiga sua, que trabalha naquele supermercado. O fato de meu nome estar até com uma dívida no Serasa, que me impossibilita de usar cheques, mas que já a três meses esta moça tem aceitado os cheques que emito, e minha família, acho que posso dizer minha esposa, esteja tendo a liberdade de usufrir de minha conta bancária com certa liberdade na hora de realizar as compras da casa.

Não é o fato de o cheque cair ou não. Mas o fato de não comprometer a amizade de minha esposa, cuja amiga liberou estes cheques e nossas compras já em três outras oportunidades. E que não vai mais acontecer, porque a 'chefe' desta amiga já chamou a atenção dela para este fato.

E este será, talvez, o último cheque a ser descontado para pagar o supermercado de nossa casa.
Como homem, não posso dizer que esteja feliz com isto...


As amizades são importantes na nossa vida. É com a amiga de minha esposa que estou preocupado. Porque ela se arriscou por ela. E algumas pessoas muitas vezes se arriscam por nós. Algumas se arriscam arrumando para você um emprego. Pagando-lhe uma dívida sabendo que você irá demorar a pagar ou não pode pagar. Dando a você confiança quando você precisa dela.

E quanto de nós podem fazer o mesmo por outras pessoas?? Em nossas vidas tão egoístas, nós muitas vezes esquecemos disto. Esquecemos de ajudar os outros. E ajudar uma pessoa pode ser tão fácil. Às vezes não será nem um esforço tão grande de sua parte.

Quantas pessoas você ajudou nos últimos três meses? Além de pregar o evangelho, praticá-lo é importante. E uma das maneiras de praticá-lo é demonstrando a amizade.


Você ajudou seus amigos nas últimas semanas? Nesta semana??

Que, em Cristo, nós tenhamos tempo para ver o quanto nossas amizades são importantes em nossas vidas.


By
Manoel Leonardo


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial