O que há de interessante neste dia

segunda-feira, setembro 13, 2004

União e harmonia

Você com certeza já passou por isto na igreja.

Fez alguma coisa. Alguém te entregou uma responsabilidade que você não estava esperando. Você fez seu serviço.

Na semana seguinte, a pessoa parece ter ficado ressentida por você ter realizado o que ela te pediu. E bem. E parece ter ficado com inveja e raiva de você.

Triste, você assiste a carne e o espírito se degladiando dentro da pessoa. Ela fica avessa a você. Responde de maneira grosseira. Parece a ponto de dizer: 'Não te mete! Sou eu que estou aqui agora!'

Você respira fundo. Se cala. E sorri para outra colega que assiste a tudo de longe. Ela pisca e parece dizer: 'Agüenta, que esta nossa amiga é assim mesmo.'

Sorrio. É mesmo verdade. Já vi dias em que ela esteve pior. Ela até que anda melhorando neste quesito. E vi outra amiga minha ao seu lado. Testando as emoções. Nós precisamos também enfrentar estas coisas, às vezes.


Isto é o que nós chamamos de união e harmonia. Somos responsáveis por isto. Se alguém te magoar, você não deve magoá-la de volta. Se alguém te responder de maneira grosseira, você não deve responder de volta. Se a pessoa não conseguiu vencer este problema e você conseguiu, você não deve se gabar por causa disso, mas oferecer a ela apoio.

Louvor com cânticos é uma coisa difícil. Para todo ser humano. Porque mexe com seu lado espiritual e com o seu lado carnal. Alguns podem gostam de aparecer, podem gostar de terem a primazia. É um mal humano. É a nossa carne. E nós precisamos aprender a vencer esta batalha.
Acabamos visados por aqueles que nos assistem. Algunas chegam a ser tratados como cantores do mundo. E querem mesmo dar autógrafos...

Esquecem algumas vezes que estamos ali para falar e engrandecer a Cristo. Louvor com música mexe com você por dentro e por fora. E tem gente que teima em fazer só louvor cantando. Se acostumou tanto que não consegue servir a Cristo de outra forma. Acaba sendo mais alvo de Satanás ainda.

Não é à toa que muitos grupos se reúnem, criam suas música, dois e três cd's, e voltam para as suas igrejas. Orar, engrandecer a Deus de outra maneira. Para se apagarem e lembrarem-se que Cristo tem a primazia.

Eu passei por isto neste fim de semana. Tive que suportar a perseguição. A mim. E a que meus colegas sofreram. Hoje, abri um devocional que costumo fazer. Eis o texto de hoje:


Finalmente, sede todos de igual
ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos,
misericordiosos, humildes. I Pedro 3:8

Pensamento: a união e a harmonia não acontecem acidentalmente! Acontecem por causa de intenção e submissão. Mais do que meros estados de ser, são exigidos por Deus. Como é que temos união e harmonia? Pedro nos lembra que devemos ter três compromissos no nosso
estilo de vidade de "igreja":

1) Compartilhar ativamente as tristezas e preocupações daqueles que estão em luto
2) Amar uns aos outros assim como uma família saudável se ama e valoriza cada membro
3) Mostrar compaixão ao invés de arrogância ao lidar com os fracassos dos outros que nos
magoam, reconhecendo que somos vulneráveis ao pecado ao magoar outros também.

Oração: Pai, confesso que tenho deixado meu lado super sensível ser ferido e tenho reagido
com mesquinharia quando meus irmãos e irmãs em Cristo não me tratam como achava que
merecia ser tratado. Sei que Jesus foi tratado com muita rudez e de maneira vergonhosa por
aqueles que ele criou, que não deveria ficar surpreso quando as coisas não acontecem do meu
jeito. Mas Pai, por favor me ajude a saber quando desafiar aqueles que me ferem com uma
conversa com amor e quando é melhor ignorar a farpa e achar uma outra maneira de ministrar
a eles. Pai, deixe-me ser instrumento da sua paz, harmonia, graça e união. Em nome de Jesus
eu oro. Amém.



Caiu direitinho com o que vivi neste fim de semana.

E então? Deus não é maravilhoso.

(Eis o link do devocional. Basta clicar no título de hoje.
Ou aqui: http://www.iluminalma.com.br/dph/ )


By
Manoel Leonardo


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial