O que há de interessante neste dia

terça-feira, agosto 30, 2005

JOÃO BATISTA, O HOMEM SEM INVEJA


Leitura: João 3:22-35


Introdução: João Batista era uma voz profética em Israel; pois quatrocentos anos antes dele, esta função havia cessado. Em João, ressurge o pregador. As pessoas ficaram fascinadas com esta situação e João Batista passou a ter um lugar mais elevado do que realmente devia. Isto, no coração das pessoas, mas não no coração dele.Em torno do ano 100, ou 70 anos depois da morte de Cristo, ainda havia discípulos de João Batista. Tanto é que, Paulo em Éfeso, encontrou um desses grupos. Atos 19:3-4. "Então que tipo de batismo vocês receberam? – perguntou Paulo. O batismo de João Batista, responderam. Então Paulo disse: João batizava aqueles que se arrependiam dos seus pecados. E também dizia ao povo de Israel que eles deviam crer naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. Depois de ouvirem isso, aqueles homens foram batizados em nome do Senhor Jesus. Ai Paulo lhes impôs as mãos, e o Espírito Santo veio sobre eles. Então começaram a falar em línguas estranhas e a anunciar também a mensagem de Deus. Esses homens eram mais ou menos doze."João Batista estava em um lugar de honra, mas era um homem sem inveja. Ele não era a luz, mas dava testemunho dela.São as pessoas que colocam os líderes em lugares mais altos do que eles devem estar.


I. João Batista tinha um alto posto, mas cedeu-o a Jesus

Na mente de João Batista, o maior era Jesus. Por certo, os discípulos dele não gostavam nada desta situação; de ver o seu mestre perdendo discípulos para um tal de Jesus.Seria muito fácil para João Batista se sentir frustrado, amargurado, chateado, etc. Mas a mente e o coração do homem de Deus são sempre diferentes, para melhor. Quando procurado pelos judeus que indagavam se ele era o Messias, ou um dos profetas, ele responde: não sou o Messias e nem um profeta, mas sim: "Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar." João 1:13.As pessoas julgam que é indigno estar em segundo lugar. Porém, não há espaço para todos serem sempre os primeiros. Uma pequena tarefa, se bem feita, é uma grande coisa. João Batista entendia que ele havia feito a vontade de Deus, passando para o segundo lugar. Ele foi o precursor, arauto, o que preparou tudo para Jesus, mas era a hora de sair de cena. Nada de ressentimentos, amarguras, dor de coração ou atitudes de rebeldia, porque há certas tarefas que não são para alguns de nós. Aquela tarefa que é para nós, façamos bem feita, seja qual for o posto que ocupemos. O Senhor está olhando para nós com expectativa, ainda que estejamos em segundo ou terceiro plano.


II. João falou aos discípulos: Nada temos se não vier de Deus

O apóstolo Paulo nos explica melhor esta situação ao dizer: " Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas: glória, pois, a ele eternamente." Romanos 11:36.Deus é o Senhor de todos os postos, cargos, etc. João Batista não se tornou menor por assumir o segundo plano. Ele passou para a história com uma homem espiritual, mesmo sendo questionado pelos seus discípulos que não entenderam isso. Ele dizia que não era digno de desatar a correia das sandálias do Senhor Jesus. No entanto, foi quem preparou o caminho para o Senhor da glória, fez o seu batismo e viu o Espírito Santo de Deus descer sobre o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Nada temos, se do alto não nos for dado. Será que sabemos reconhecer estas coisas como verdadeiros filhos de Deus? Ou será que estamos chateados com Deus porque entendemos que o posto que ocupamos é um castigo, humilhação e vergonha? Precisamos rever os nosso valores e torná-los mais espirituais.



III. João Batista quer estar perto do noivo

Esta figura do noivo que João usa, e linda é muito clara. "Num casamento, o noivo é aquele a quem a noiva pertence. O amigo do noivo está ali, e o escuta, e se alegra quando ouve a voz dele. Assim também o que está acontecendo com Jesus me faz ficar completamente alegre." v. 29.

João Batista se chama a si próprio de amigo do noivo. Esta é uma grande figura no Velho Testamento; a figura de Israel como a noiva de Deus, e Deus o noivo de Israel. A união entre Deus e Israel era tão grande, que só poderia ser comparada a um casamento. E quando Israel foi após outros deuses estranhos era como se tivesse cometido o pecado de infidelidade conjugal; prostituir-se.

Êxodo 34:15 "Não façam acordos com os moradores da terra que vai ser de vocês. Nos seus cultos eles adoram deuses pagãos e lhes oferecem sacrifícios. Eles vão convidar vocês para as suas reuniões religiosas e vocês poderão ficar tentados a comer os alimentos que eles oferecem aos seus deuses."

Deuteromômio 31:16 " E o Senhor disse a Moisés: - Você vai morrer logo, e então este povo se tornará infiel indo atrás dos deuses da terra em que vão entrar. Eles me abandonarão e assim quebrarão a aliança que fiz com eles."

Isaías 54:5 "Pois o seu Criador, o Senhor Todo Poderoso, será seu marido; o Santo Deus de Israel, o Deus do mundo inteiro, a salvará."

No Novo Testamento tomou-se esta figura como a Igreja sendo a noiva de Cristo (Efésios 5:22-32).Esta era a figura que estava na mente de João. Jesus veio de Deus. Israel era sua noiva, e ele era o noivo de Israel. João Batista se diz amigo do noivo. O amigo do noivo tinha um lugar de destaque nos casamentos em Israel. Ele havia sido o intermediário entre os dois (noivo e noiva). Ele havia arranjado o casamento. Ele havia aproximado os dois.

Na festa, ele era destaque. Ele ainda cuidava da câmara nupcial, onde os noivos passariam as primeiras horas. Só ele a abriria ao ouvir e reconhecer a voz do noivo. Ao entrarem, naquele lugar, o amigo havia cumprido a sua tarefa saindo de cena.A tarefa de João era trazer Israel e Jesus para perto; arranjar a união entre Cristo, o noivo e Israel a noiva.Agora podemos entender quando João Batista diz:" Importa que ele cresça e eu diminua." Eu já posso sair de cena, e o faço com prazer e alegria.Esta é a nossa tarefa, levar pessoas a Cristo, a fim de que ele seja glorificado na vida delas.

Conclusão: O importante na vida não é o posto que ocupamos, mas como realizamos as tarefas para as quais Deus nos chamou. É Jesus quem afirma: "Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." João 15:14. Independente da posição, faça a vontade de Deus maquele lugar. Seja sempre amigo do Noivo, e prepare o caminho para que outros o conheçam.

Discussão em grupo
Como você se sente, quando não é possível ser o primeiro?

Compartilhando 2 a 2
Você tem preparado o caminho para que seus amigos conheçam a Jesus?


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial