O que há de interessante neste dia

quinta-feira, outubro 06, 2005

PREPARANDO O FUTURO

Educa a criança no caminho em que deve andar;
e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6


Ao trabalhar em ministérios na igreja você tem uma grande possibilidade de transformar vidas. E uma ótima chance de trabalhar em equipe, convivendo com pessoas que podem contribuir de maneira valiosa para os seus relacionamentos.
E relacionamentos tem tudo a ver com o cristianismo. Nos relacionamos com Deus e uns com os outros. Não faz sentido pretender ter um relacionamento vital com Deus sem que essa relação afete a maneira como nos relacionamos com a família e com a comunidade. Igreja, lar e trabalho são os ambientes básicos da vida cristã. Não se pode ser santo na igreja e demônio em casa. Santo em casa e demônio no trabalho. O cristianismo não é santidade em um vazio. É santidade no todo, afetando todas as dimensões de nossas vidas – espiritual, intelectual, física e social.
Assim sendo, podemos imaginar o cuidado que devemos ter ao preparar as pessoas para a vida em ministérios. Temos pessoas que são voltadas para um ministério, mais do que para outros.
Professores de EBD tem mais facilidade com crianças. Podem pegá-las pela mão e conduzi-las tranqüilamente. As crianças se deixam conduzir. Estão aprendendo a andar no caminho, e na vida.
Jovens já expressam opiniões. Já tem uma mentalidade. Se você der uma idéia para um jovem, ele concordará ou discordará. Se oporá ou não a você. A juventude tem a força. E também tem a rebeldia.
Os solteiros pensam de um jeito. Os casados de outro. Os solteiros tentam entender como os casados suportam tantas coisas de suas esposas, de seus maridos. Alguns acreditam que casamento é prisão no mundo. Na igreja, podemos encontrar irmãos que podem ter este mesmo tipo de pensamento, mesmo dizendo que estão procurando alguém.
Tudo isto se alinha nos ministérios em uma igreja.
Preparar as crianças para seguir a Deus é também prepará-las para a vida. Se uma criança tem a chance de estar na igreja, no futuro ela poderá ser um empregado mais obediente, um filho mais tranqüilo e respeitoso com seus pais. Ensinaram-lhe bons valores desde cedo. Ela saberá dar valor aos ensinos recebidos.
Não será um jovem rebelde.
E há líderes que, entre jovens, precisa saber lidar com a rebeldia das almas que lidera.
Pessoas de ministérios de crianças podem ser bem mais receptivas para que outras pessoas obedeçam e não se rebelem. Elas tem a facilidade de trabalhar com crianças e sabem como as mesmas respondem. Uma professora de Ebd pode não aceitar muito bem a resposta rebelde de alguém que pergunta três vezes porque deve fazer as coisas do jeito que ela está ordenando e porquê não pode fazer de outro jeito.
Professores assim costumam suspirar com jovens. E preferem evitar liderar grupos de jovens por causa disto. Os jovens neste caso não foram educados desde cedo para obedecer, para criar respostas em vez de gerar dúvidas e tentar fazer um trabalho decente e melhor a cada dia.
Ensinamos isso às crianças em uma EBD, inconscientemente. Trabalhamos o caráter das crianças para que elas seja proativas e participativas. Para que no futuro possam saber obedecer. E serem obedientes a Deus com um modo de agir condizente com um cristão.
Sendo direto, elas não irão perguntar tanto porque um novo projeto deve seguir os passos que você orienta em vez de ser realizado de outro jeito. Não questionarão tanto, não se mostrarão inquietas, dependentes, sempre esperando que os outros façam as coisas. Ou paradas, esperando que os outros tomem a iniciativa. E não serão a pessoa sempre pronta a colocar o magafone na boca para dizer que está tudo errado, que podia ser de outro jeito, que fulano não deveria agir assim ou assado.
Tudo o que um ministério não precisa. Que uma empresa não quer. Que um líder não deseja obter de seus comandados.
Para cada um destes ministérios, precisamos ter líderes com experiência para saber conduzi-los. Pessoas que possam ver estas falhas e tentar saná-las. Os líderes estarão à frente de todas as pessoas. Eles serão o alvo principal das críticas, elogios e do resultado de nosso trabalho.
O silêncio revela algumas coisas de nossas lideranças.. Se o líder falar, gerará uma discussão. A pessoa não quer obedecer. E o líder não quer dizer a ela: "Filha, faça como estou dizendo. Tenho mais experiência que você. Sou mais velho e já passei por isto. Ou: Filha, estou pedindo. Este é seu trabalho. Apenas obedeça."
Jovens rebeldes sentem a falta da presença de um dos pais durante seu crescimento. Não houve alguém para guiá-los pela mão quando crianças. Agora eles cresceram. Estão mais altos. Mais fortes. Eles não querem obedecer mais os pais. Nunca fizeram isto antes. Não irão fazer agora. Não foram ensinados a fazer isto desde cedo. Assim sendo, eles sempre serão rebeldes a liderança. Qualquer liderança.
Como precisamos de bons exemplos de caráter para ensinar nossas crianças a não serem rebeldes (porque as crianças olham muito mais além da aparência, olham para dentro de você e testificam se o que você diz corresponde a verdade ou não pelo modo como você age), quem continua sendo um rebelde mesmo depois de adulto, passará isto aos seus alunos.
Não podemos mentir sobre nós mesmos. Principalmente na casa de Deus.
Estaremos educando nossos filhos para se comportarem de uma maneira ou de outra. Este é o maior cuidado no ensino com as crianças. Para algumas pessoas é fácil falar da verdade que elas espelham. Elas são transparentes. Tudo o que fazem, tudo o que dizem, vivenciam no seu dia à dia.
O melhor professor é aquele que obedece ele mesmo o que ensina. De maneira que não adianta dizer que uma coisa deve ser ensinada assim, se o seu modo de agir testifica o contrário.
Se esperamos obedecer a Deus, devemos também saber respeitar nossas lideranças. Deus nos pede obediência. Se falo mau do meu líder, dou péssimo testemunho. Se sempre digo coisas erradas sobre o ministério de que faço parte, dou um péssimo testemunho. Se não consigo acatar as ordens que meu líder me ordena sem discutir ou perturbá-lo com perguntas, dou um péssimo testemunho. Somos cristãos vinte e quatro horas. Não somos cristãos só dentro de uma igreja.
Se não consigo compartilhar o mesmo espaço com meus irmão de ministério, quem estou tentando enganar? Dou um péssimo testemunho. Se sempre critico e digo não a quem me pede auxílio, dou um péssimo testemunho!!
Quantas crianças não cresceram ouvindo sempre não de seus pais? As marcas deixadas em suas vidas foram severas.
Se não respeitamos nossas lideranças, como esperamos obedecer a Deus?
Ele nos ordena respeitar os que estão investidos de autoridade.
E nosso líderes tem esta autoridade. Se somos rebeldes e sempre aguardamos uma oportunidade para fazer críticas, damos um péssimo testemunho. E temos somente seis estilos de liderança a seguir. Somente seis. Qual a melhor delas? Qual é o nosso estilo de liderança??

1) Líderes Coercivos - exigem obediência. Lema: "Faça o que eu digo"
2) Líderes Confiáveis - mobilizam pessoas em direção a uma visão. Lema: "Venha comigo"
3) Líderes Agregadores - criam laços emocionais e harmonia. Lema: "As pessoas vêm primeiro"
4) Líderes Democráticos - constroem um consenso através da participação. Lema: "O que você pensa?"
5) Líderes Agressivos - esperam excelência e autodireção. Lema: "Faça como eu faço, agora"
6) Líderes Conselheiros - desenvolvem pessoas para o futuro. Lema: "Tente isto"

As melhores lideranças são aquelas que mesclam estas seis. Nenhuma delas é melhor uma que a outra. Todas elas são adequadas para uma situação específica. As mais positivas lideranças são: Confiável, Agregador e Democrático. Mesclar os estilos de liderança pode ser comparado com o que faz um jogador de golfe. Ele leva seus tacos preferidos para uma partida. Dependedendo de onde a bola estiver, ele vai usar um taco. Analisa o terreno, olha a bola. Escolhe um taco e bate nela. A escolha às vezes pode ser até automática. Ele nem pensa no taco. Ele olha a situação e apanha um, sabendo que aquele é adequado pra situação.
Você reconhece o seu estilo de liderança? Reconhece o estilo de liderança que o lidera?
Cada um de nós encontra um líder assim em nossas vidas.
Faço um desafio a você agora.
Leia os evangelhos. Descubra o estilo de liderança de Jesus Cristo. Nosso líder maior.
A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial