O que há de interessante neste dia

sexta-feira, dezembro 30, 2005

SEJA UMA PESSOA MELHOR EM 2006!!!



Algumas pessoas gostam de citar Hebreus 5:8 que diz: "Ainda que [Jesus]era Filho, aprendeu a obediência. por aquilo que padeceu."

Usamos muito este versículo para levantar irmãos que sofrem ou para explicar aos cristãos que todo o sofrimento sempre traz coisas boas e nos aproxima do caráter de Deus.

Mas na verdade jamais seremos iguais a Jesus. Na verdade, nunca alcançaremos o padrão de caráter que Cristo teve em Sua vida. Ele era único. O Filho do Homem, Filho de Deus.

No versículo 7 desde mesmo capítulo de Hebreus, Pedro explica que Jesus humanamente solicitava a Deus que passasse Dele este cálice. Ele era humano, sabia como o homem podia sofrer.

Mas Jesus precisou morrer para que nós tivéssEmos acesso a seu estilo de vida e a Seu caráter. Por causa da morte de Cristo, cada ser humano que ouve suas palavras e tem fé nelas é capaz de espelhar o caráter que Cristo tinha no mundo. Jesus venceu a morte porque é capaz de transformar vidas que acreditam em Suas palavras. Este é o mistério da salvação.

Se me converto a Cristo, se acredito em Suas palavras, sou capaz de espelhar seu caráter e vou desejar fazer a vontade de Deus em minha vida e ter prazer nesta vontade!!

Cristo está vivo em cada um daqueles que aceitaram a sua Palavra e se converteram a ela.
Mas alguns cristãos podem usar esta passagem como desculpa para justificar seus atos diante do mundo com outras pessoas. E todos nós somos pecadores. E estas pessoas fazem-se duas vezes mais culpadas ao usar esta passagem de maneira errada e com a conotação incorreta!

Algumas pessoas defendem coisas que são carne, apesar de terem a aparência de santidade. Mas diante de Deus não há falsidade que possa resistir ou perdurar sem ser revelada.

Muitos de nós pregam a Cristo de maneira falsa, com gestos e com ações que contradizem a pregação daquilo que Jesus fez por nós na cruz. É incrível como ficamos presos somente à Palavra de Deus e dizemos que DEVEMOS obedecer as escrituras, mesmo que isso signifique: ser rancoroso, parecer um chato, egoísta e implicante com outros cristãos.

Jesus deixou-nos duas ordens:
Amar a Deus acima de todas as coisas. Amar o próximo com a si mesmo.

Mas muitos de nós cumprem muito bem o primeiro mandamento e esquecem totalmente o segundo.

'Devo amar você somente se você continuar obediente à palavra de Deus. Se você pecar, não preciso te obedecer!'

Isso é amar ao irmão como a mim mesmo? Ou pregar que devo obedecer primeiro a Deus e Nele somente?

Da mesma forma dizem: 'Jesus é somente um! Somente a Ele deve ser dado a glória!'

E o hipócrita esquece que todo crente que serve a Deus espelha o caráter de Cristo. Que Cristo está vivo através das pessoas e que você deve respeitá-las e amá-las porque essa era a grande verdade: Deus está em vocë, Deus está em mim, Deus está em nós!!!

Muitos de nós não cumprem a ordem deixada por Cristo. Porque se esquivam egoisticamente de fazer a segunda parte de amar seu irmão: com seus defeitos, com seu caráter defeituoso, com sua faltade virtudes, com seus pecados!!

E nesta última parte, como somos falhos!!

Somos hipócritas, porque assim que alguém falha conosco, assim que sabemos que alguém peca, que alguém próximo falhou, não oramos pela pessoa, não pedimos a sua misericórdia na vida do irmão que falhou, não oferecemos o ombro amigo ou procuramos fortificar ao irmão com palavras boas...

Como o mundo, deixamos a pessoa por ter falhado conosco. Porque é assim que o mundo age.

Como cristão, me sinto as vezes oprimido pelas vivências com outros cristãos que tem mais tempo de conversão e de igreja do que a minha pobre vida pecadora!!

Não desejo para ninguém passar pelas situações que já vinveciei na vida. Algumas delas dentro de igrejas. Outras fora dela.

Porque Deus me pede para tratar as pessoas como se fosse eu mesmo. E me esforço para tratar as pessoas da melhor maneira possível. Portanto, é triste e realmente dá vontade de chorar quando tratam a você como cachorro. Quando te expulsam de um lugar sem notarem que você ali está ou ali se encontra.

Significa que a pessoa quer ser tratada como cachorro por que está tratando os outros da mesma maneira?

Pior: Há pessoas que passam por você e dizem que os teus pecados te levaram a isso! Que você deve se converter e escutar a Palavra de Deus...

Você encara esta pessoa e se pergunta se ela realmente sabe o que está dizendo.

Como você se sentiria se acordasse para trabalhar no outro dia, chegasse em seu trabalho, começassea trabalhar, uma hora e meia depois seu colega de trabalho chega, é chamado ao setor de pessoal, sobe e diz sem jeito que você está saindo AGORA da empresa?

Um rapaz sobe com a pessoa. Você encara aquela cara nova na sua frente. Cumprimenta-o. Seu colega de trabalho está a ponto de chorar do seu lado.

E você tem que ter forças pra dizer a ele que 'Tudo bem, cara. Foi um prazer trabalhar com você. Fica com Deus aí.'

O chefe de Recursos Humanos não teve coragem de chamar você até o setor de pessoal para ser dispensado. Não falou com você. O setor de pessoal não chamou você. Chamou seu colega de trabalho.

Você estava a quinze dias de completar um ano na empresa. E teria férias a cumprir talvez em quinze dias. Você ser enxotado pra fora de um lugar com cachorro ou como alguém sem qualquer
consideração pode ser demais para todo e qualquer ser humano.

Uma semana depois, você precisa voltar àquela mesma empresa e escuta do auxiliar de Recursos Humanos que isto não se faz com ninguém. E você diz:

'Deixa pra lá. Vamos. Termine logo com isso.'

As pessoas querem ser tratadas como tratam você. Isto não é triste?

E você precisa suportar calado a carga emocional destas coisas em sua vida. E como um bom cristão deve dar ao mundo aquilo que o mundo espera dos cristãos: oração, paciência, longanimidade, paz.

Não entrei na justiça contra aquela empresa. Simplesmente, cheguei em casa e orei. E minha esposa precisou sair de seu trabalho e vir me confortar em casa. Mas em uma semana, aquele choro havia passado e tinha sido esquecido.

É o melhor a fazer com as coisas do mundo: Esquecer. Elas não edificam, não constroem, não fazem de você alguém melhor a cada dia.

Então orei... Para encontrar pessoas melhores no mundo, talvez. Para que aquelas pessoas fossem também pessoas melhores! Para que o dinheiro não subisse a cabeça e dissesse a elas que podiam fazer tudo o que poderiam, com quem quisessem, sem nunca sem importar com nada ou ninguém.


Nem sempre tudo isto é fácil de suportar. Nem sempre tudo isto será algo bom de ser
compartilhado com outros cristãos.

Por isso digo: Não mencione passagens da Bíblia de certa maneira. Porque destoará da verdade que você deve espelhar e daquilo que você deve fazer!!!

É muito fácil falar realmente da Palavra de Deus.

É muito difícil ser reconhecido como um cristão de verdade. Dar um testemunho com atitudes sobre o que é ser realmente cristão.

Porque seria muito duro você escutar verdades do tipo:

'Você é falso e não ama de verdade. Se amasse, se calaria dos pecados dos outros e lembraria que tem também pecados. E oraria pela pessoa que está agora acusando.'

'Se você passasse pela mesma coisa agiria da mesma forma?'

'Você não gosta dele. E não consegue realmente disfarçar seus sentimentos. Está desejando o seu mal. Apesar de ele poder ser um ótimo profissional, você não consegue estar perto dele e tratá-lo de maneira agradável.'

'Você está com inveja dele.'

Algumas pessoas são assim: Elas adentram o Paraíso. Vivem uma grande festa. Mas se andam pelas pessoas que estão se alegrando e vêem alguém do qual não gostam muito, em vez de ficarem alegres por a pessoa estar ali e esquecer o que se passou antes... Elas tentam retirar a pessoa daquele lugar.

Na verdade isto acontece com a nossa carne. Adentramos a casa de Deus. Estamos alegres. Nos regozijamos com outros irmãos. Mas de repente lembramos que alguém que está ali fez algo de muito ruim. E não esquecemos daquilo. E queremos nos vingar.

E aí saimos do espírito. E ai abandonamos a comunhão de alegria com Deus.

Amar o próximo pode ser muito mais importante do que amar a Deus, meus amados.

Porque as tuas atitudes representam uma grande parte daquilo que você é.

E Jesus disse que devíamos ultrapassar os escribas e fariseus na casa de Deus.
Mas publicanos e pecadores continuam sendo os primeiros a adentrar as portas do céu.

E isto, porque os cristãos nunca aprendem a amar o próximo com a si mesmo.

Estou em outro lugar hoje. A mais de seis meses. As pessoas aqui são diferentes, o comportamento é mais mundano. Mas é um outro local. Mas empregos são como relacionamentos entre namorados: você pode trocar de namorado, de namorada, sempre pensando que vai conhecer alguém melhor. Mas creia: vai encontrar as mesmas situações que já encontrou antes. E vai ser mais uma pessoa que irá conhecer você intimamente, que poderá ou não ter outras reações com gestos e ações de sua parte. É alg onovo e desconhecido. E muito não sabem o que esperar de novas pessoas.

O que faço aqui por eles é o mesmo que fazia antes: orar e esperar sempre o melhor.

Da mesma que Cristo esperava o melhor de seus discípulos. Da mesma forma que Cristo esperou o melhorde Judas, que tinha seus defeitos e suas qualidades. Mas o traiu.

O que espero para 2006 é o mesmo de antes: Que você possa ser melhor do que em 2005! Que você possa ser uma pessoa melhor, ser um cristão melhor, ser um ser humano mais humano, ser a melhor pessoa que você já foi em sua vida.

Assim como todos os dias nós tentamos ser o melhor que nós podemos ser para os outros. Porque isto é um compromisso cristão.

Dar o seu melhor pelos outros.


Então, seja melhor do que você foi em 2005!! Faça o seu melhor!! Não somente a Deus.
Mas àqueles por quem Cristo se entregou e morreu em uma cruz.

O seu próximo.


A paz de Cristo. E um Feliz Ano Novo!!



By
Manoel Leonardo


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial