O que há de interessante neste dia

quinta-feira, dezembro 15, 2005

RAIZ DE AMARGURA

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus,
e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:14,15



Introdução


É grande o número de pessoas que foram profundamente traumatizadas na infância ou juventude. Os apelidos, as críticas, os escárnios, as zombarias quanto ao físico (algum defeito) causaram danos ao comportamento futuro, mesmo na idade adulta.

Ficaram as marcas; a emoção foi afetada e o indivíduo se torna inseguro, tímido, nervoso, ansioso, etc. Quando o lado emocional da criança é ferido, ela se torna um adulto desajustado.

A Bíblia fala em raiz de amargura.


I. A Raiz é Que faz Brotar


A raiz de amargura é um sentimento de frustração provocado em nós por alguém geralmente da família. Muitas vezes estas feridas nos são causadas por pessoas que não têm a intenção de fazê-lo. Mas num momento de ira muita coisa pode ser dita em prejuízo para a vida toda. A amargura faz brotar um sentimento de fracasso, incapacidade ou uma pessoa que só vive para criticar tudo e
todos; é um pessimista.

É como se houvesse um inimigo brigando dentro de nós.

Quem causou tais feridas em nós, nem sabia, mas foi instrumento de Satanás. O diabo tenta nos ferir desde a infância a fim de que a nossa vida não tenha expressão para Deus no futuro. Ele tenta nos anular por meio de complexos e amarguras que existem e simplesmente brotam.

As pessoas amarguradas preferem ignorar os seus problemas e jogar a culpa em todo o mundo.
Temos que possuir a terra por dentro de nós. Seu problema é você mesmo. Os inimigos externos podem ser vencidos na autoridade do nome de Jesus, porém os internos, ou amarguras,
têm que ser confrontados por nós mesmos.


Você terá que consertar aquilo que foi feito no passado

O homem é um ser trino: "Eu sou um espírito; possuo alma e habito em um corpo".
O meu espírito foi recriado em Cristo Jesus. A minha alma precisa de restauração, e o meu corpo de disciplina. Com o meu espírito eu contacto a Deus, com a minha alma o mundo do intelecto e com o meu corpo o mundo da matéria.


Com a minha alma tenho consciência de mim mesmo

(1 Coríntios 2.10 e Hebreus 4.12)

O Espírito Santo recria o nosso espírito, mas você não mudou de personalidade, O seu corpo permanece o mesmo depois da salvação.
Aquilo que sabia antes, sabe agora. Se era extrovertido, continua. Se era tímido, a mesma coisa.
As amarguras também estão lá e precisam ser arrancadas.
Jesus Cristo veio curar-nos completamente; corpo, alma e espírito.
Geralmente quando se fala em doenças pensa-se só no corpo. Mas existem as enfermidades da alma. Estas não são patológicas. Os laboratórios não as descobrem.

"Ele (Jesus) tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças" (Mateus 8.17).


Conclusão

Não podemos exagerar colocando toda a culpa no diabo. Os escritórios de psicanálise estão cheios, mas só a palavra de Deus tem todas as respostas. Temos que trabalhar a terra das emoções, a terra da mente e a terra da vontade. A alma toda furada e esburacada precisa de conserto. Restauramos o que é bom. A personalidade de cada um de nós veio de Deus e é ele mesmo que há de restaurá-la pela sua palavra. Amém


Discussão em grupo

De que maneira podemos curar nossas emoções?

Compartilhando 2 a 2

Que amargura você ainda precisa curar?


Igreja Batista Renascença - www.ibr.org.br



A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial