O que há de interessante neste dia

segunda-feira, dezembro 19, 2005

RAIZ DE AMARGURA - CURA DAS EMOÇÕES II

Segui a paz com todos, e a santificação, sem
a qual ninguém verá o Senhor.
Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de
Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando,
vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:14,15



Introdução

Dizíamos na semana passada que as raízes fazem brotar em nós as amarguras que foram plantadas desde a infância. Uma vida amargurada não saberá se expressar livremente para Deus. O meu espírito foi recriado ou vivificado em Cristo Jesus. A minha alma precisa de restauração e o meu corpo de disciplina.



I. Aceite Aquilo Que Não Dá Para Mudar

Aceite-se naquilo que não pode ser mudado. Porque Deus nos aceita do jeito que somos; e se ele nos aceita, porque você não se aceita? Não se compare com ninguém, pois Deus não fez duas pessoas iguais. Você nunca será reproduzido. Ainda que clonado, a sua personalidade nunca será a mesma. Todas as personalidades são diferentes. Cada floco de neve é diferente do outro. Cada impressão digital é diferente da outra. Temos uma tendência a auto-depreciação. À baixa auto-estima. Olhamos as pessoas na televisão e revista e achamos que temos que ser iguais. Ali está quem foi selecionado em um milhão. Se olharmos na rua as pessoas são normais. Aqueles da mídia são anormais. Muitos, em nome de uma falsa humildade, estão sempre se recriminando, sempre se rebaixando, é um "Zé Ninguém" que não presta para nada. Coitadinho!! Fica pensando que isto vai despertar a comiseração dos outros. Eles vão ter pena de mim! Pois sim! Não conseguem ter intimidade com Deus, por não conseguirem se abrir com ninguém. Só esperam que os outros o entendam.


II. O Amargurado Diz: "Ninguém Me Ama"

Mas, se você renovar a sua mente com a palavra de Deus, vai descobrir que Deus o ama tanto quanto ama ao seu filho Jesus Cristo. Como a raiz da amargura vai sair de nós? A raiz só sai quando ela é substituída pela palavra de Deus. Seu pai dizia: "Você é um fracasso". A mente renovada diz: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fp 4.13).

Vai fazer um exame e treme de medo porque não vai passar. Isto é da sua cabeça. Mas a mente renovada diz: "Porque medito na tua palavra sou mais sábio do que os meus mestres" (Sl 119.97).

Eu sou filho de Deus e libero a mente de Cristo na hora da prova. Outros não oram em público, não falam em público. Outros não gostam de aparecer em fotografia, serem filmados, etc. Outros levam um século para tirar a carteira de motorista, porque tremem na hora do teste. Gastam à toa fazendo meia dúzia de testes. Podiam ter passado na primeira. Era só se concentrar na palavra de Deus e estudar; ir preparado também dá tranqüilidade.


III. A Mente Passiva

Desde o dia em que você aceitou a Cristo como o Senhor e Salvador da sua vida, a sua mente precisa entrar num rápido processo de transformação; renovação (Rm 12.1,2). Se a sua mente não se alimentar com a palavra de Deus, ela se torna passiva aceitando todo o tipo de ensino errado.

Ex.: Vem um ateu e argumenta contra Deus. Você, sem a mente renovada, vai acabar passivamente aceitando que Deus não existe. Aparece um outro que fala sobre o valor de se adorar a mãe de Jesus, por exemplo. Você não está firmado na palavra, sua mente é passiva e vai aceitar aquele ensino. "Ninguém chega ao Pai senão por mim", disse Jesus (Jo 14.6). "Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens" (1Tm 5.8). "Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto" (Mt 4.10). As sugestões virão de todo lado. É um verdadeiro bombardeio.

Será que nós vamos agasalhar (acolher) tudo o que nos dizem, mesmo as coisas mais loucas?
Nunca, se você conferir o que se diz com a palavra de Deus que está em sua mente.


Conclusão

A terapia mais profunda que se oferece é um belo culto de louvor, adoração e pregação da palavra. Ali você tem a oportunidade de se expressar. Outro é freqüentar uma célula, onde o ambiente é informal, as pessoas são conhecidas, amigas e treinadas para nos ajudar. Satanás estará sempre tentando nos impedir de termos um relacionamento expressivo com Deus. Para tal fim ele lança mão de todas as amarguras, ressentimentos e complexos que venhamos a ter. Se o Evangelho não é o poder de Deus, nós somos os maiores enganadores e vocês são os enganados. Mas graças a Deus que o Evangelho é o poder de Deus e sempre será. Ele veio restaurar a imagem de Deus em nós, a fim de que possamos expressar a vida de Cristo aqui na terra. Amém


Discussão em grupo
De que maneira podemos expressar a vida de Cristo aqui na terra?


Compartilhando 2 a 2
O que você ainda precisa aceitar em si mesmo?


A paz de Cristo.


Igreja Batista Renascença
www.ibr.org.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial