O que há de interessante neste dia

segunda-feira, janeiro 02, 2006

O CRESCIMENTO DO CRISTÃO

Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o
Reino de Deus se não nascer de novo. João 3:3


Introdução

O cristão cresce porque nasceu. Nasceu de novo, no dizer de Jesus a Nicodemos. Como está escrito em João 3.3 "Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo". Nascer é um ato instantâneo, mas crescer é um processo longo que depende dos que cercam o recém-nascido e depois do esforço dele próprio.


1 - O Cristão Cresce Conhecendo a Jesus Cristo

"Porém continuem à crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2Pedro 3.18). O cristão, este nascido de novo, precisa receber todo o apoio da célula e da Igreja como um todo, a fim de crescer no conhecimento daquele que o salvou.

Quem é este Jesus Cristo, Senhor e Salvador? Como eu, como nascido de novo, me relaciono com ele? Quais os benefícios deste crescimento? O Senhor Jesus crescia em "sabedoria, em estatura e graça diante de Deus e dos homens" (Lucas 2.52).

Muitas igrejas ao invés de ensinarem somente sobre Jesus, querem que o povo guarde dias específicos, se vista da maneira que os líderes impõe. Outros mandam ir a lugares que chamam de "santos".

Estes são apenas usos e costumes que mudam de tempo em tempo. Isto é apenas aparência de crescimento.

Vejamos o conselho do apóstolo Paulo: "Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Instruam e ensinem uns aos outros com toda a sabedoria" (Colossenses 3.16).


2 - Quanto Mais Eu Conhecer a Cristo, Tanto Mais Nele Confiarei

Muitos oram para que Deus lhes aumente a fé. Não está errado fazê-lo, mas a fé é conseqüência do "ouvir" a palavra de Cristo (Romanos 10.17).

Quanto mais conhecermos alguém, tanto mais confiaremos ou desconfiaremos desta pessoa. Com as verdades espirituais também acontece assim; por conhecê-las, iremos confiar mais naquele que as proferiu ou disse.

Confiando é o mesmo que viver em paz, mais tranqüilo e seguro contra as falsas doutrinas. As pessoas vivem sem paz e segurança por conhecerem pouco sobre Jesus. Como conseqüência, crêem em qualquer vento de doutrina. Veja que algumas coisas são parecidas com a palavra de Cristo, mas não são a palavra.

Paulo nos aconselha assim: "Foi ele quem "deu dons às pessoas". Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus.

E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados" (Efésios 4.11-15).

Os ventos de ensinamentos errados só arrastam pessoas mal preparadas na fé. Como diz o texto, Deus usa muita gente para nos aperfeiçoar no conhecimento de Cristo Jesus. E quanto mais eu conhecê-lo, tanto mais nele confiarei.


Conclusão

O escritor da epístola aos Hebreus nos dá um resumo maravilhoso da situação do cristão que cresceu e daquele que não cresceu.

"Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite.
E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo e o que é errado. Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau" (Hebreus 5.12-14).

Estas palavras em negrito dizem muito a respeito da vida do cristão. Com o crescimento e a confiança, ele saberá disernir entre o certo e o errado, o bom e o mau.




Discussão em grupo
Como podemos crescer no conhecimento de Jesus Cristo?

Compartilhando 2 a 2
O que está faltando para você se "alimentar" de "comida sólida"?


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial