O que há de interessante neste dia

segunda-feira, junho 25, 2007

CONTENDAS

E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão. E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. Atos 15:36-41


Domingo à noite.

A igreja está lotada e mais uma vez o pastor aproveita a oportunidade para fazer o apelo e para incentivar os presentes a sempre estarem ali aos domingos, a se reconciliarem com Deus, a estarem unidos em família. O pastor fala do amor entre irmãos, do quanto ele é importante, do quanto precisamos estar junto para a honra e glória de Deus.

Toda igreja é formada por pessoas.

O material mais precioso que toda igreja possui são as pessoas. São as pessoas que FAZEM as igrejas. São elas o motivo principal da existência da igreja.
Em nosso pequeno trecho das Escrituras de hoje, vemos Paulo e Barnabé discutindo pela companhia de um outro irmão.
Notem que as escrituras dizem que Barnabé aconselhava Paulo.

Não uma, mas diversas vezes, escutei pastores, irmãos e irmãs defendendo e falando acerca do fato de Paulo estar certo, porque João havia abandonado a obra anteriormente (Atos 13:13).

Paulo não queria aceitar Marcos desta feita porque ele já os havia abandonado anteriormente.
Vamos parar um pouco para analisar o caso do ponto de vista de Barnabé.

Barnabé estivera com os apóstolos de Jesus. Conhecia Pedro, Felipe, Tiago, irmão de Jesus. Barnabé introduzira Paulo de Tarso entre os cristãos de Jerusalém depois de sua conversão, quando todos estavam olhando Paulo de modo desconfiado. Barnabé era um missionário a mais tempo que Paulo. Barnabé com certeza via em João Marcos qualidades que eram necessárias para o trabalho missionário e que seriam úteis em qualquer viagem que empreendessem.

Barnabé deixaria de defender João Marcos neste caso?

Por certo que não! Ele defendera Paulo anteriormente, apesar de Paulo ao que parece ter-se esquecido deste fato. Quais seriam as razões de João Marcos tê-los abandonado? Quais seriam as razões de Paulo não aceitar a João Marcos? Ora, não sabemos. Mas lendo as Escrituras, podemos saber algo a respeito do caráter de Paulo e do caráter de Barnabé.

Todo cristão sempre deve estar pronto a perdoar faltas alheias. Sempre deve estar pronto a trazer novamente para o seio da igreja àqueles que se afastaram. Eles já estiveram entre nós e tem mais valor para nós mesmos do que para o mundo. No entanto, é muito fácil para nós, como seres humanos pecadores, darmos mais valor a certas pessoas do que a outras. Dar mais valor a quem serve do jeito que nós servimos em detrimento daqueles que são mais débeis na fé e menos preparados para a obra.

Barnabé com certeza defendia João Marcos por amor cristão. Paulo, que o Espírito Santo utilizava tão bem para pregar o evangelho de Deus, não conseguia fazer uma coisa tão simples. Preferiu insistir em não permitir que João Marcos os acompanhasse, rompendo mesmo sua amizade com Barnabé.

Quantas pessoas em sua congregação precisam de uma segunda chance??

Talvez há entre nós o irmão A, B ou C que pensem como Paulo.

Como também devem haver àqueles que pensam como Barnabé.

Costumamos lembrar de Jesus e da prostituta em muitos momentos. Jesus não a condenou. Antes, calado, teve misericórdia de alguém que implorava ajuda. Marcos não implorava talvez ajuda. Mas estava sendo acusado de ter abandonado a obra de Deus. E continua sendo acusado até os nossos dias.

Minha pergunta: Paulo escreveu inúmeras epistolas. Atestamos através delas que Paulo sempre teve amor por Deus. Mas porventura as epistolas neste caso não estão sendo utilizadas para dizer que Paulo estava certo neste caso ?? Sabemos nós todos os detalhes do abandono de João Marcos? Esquecemos que Barnabé era Barnabé e sempre sairia em defesa dos mais fracos?

Outro ponto: A desavença foi tamanha que Barnabé abandonou a Paulo e partiu para Chipre. Barnabé defendera Paulo anteriormente. Barnabé se preocupava com princípios pequenos do cristianismo ao fazer tal coisa?
Essa é uma pergunta que me faço freqüentemente.

Deus nunca esconde as coisas boas e as coisas más. Na verdade, elas ajudam a testificar a veracidade das escrituras e nos ensinam que estas pessoas, usadas por Deus, cheias do espírito santo, também tinham as suas falhas. Paulo parece ter caído em sí tempos depois, pois o vemos falar acerca de João Marcos ainda entre as epístolas.
E em certos momentos chego a escutar que Marcos "mudara". E se Paulo "mudou" ???
Quantas pessoas você conhece na igreja que levam anos para aprender uma lição espiritual tão simples? Quantas pessoas já têm essa lição em suas vidas no momento de suas conversões??
Paulo é sempre usado como exemplo de caráter cristão, de zelo, de grande pregador.

Casos assim podem ser usados como desculpa para alcançar "pureza" dentro de igrejas,
para mostrar o "zelo" que devemos ter com a obra de Deus.

Mas dizemos que Deus é que cuida de sua obra. Que as igrejas estão cheias de "joio"
e de "trigo". Que todos somos pecadores e precisamos de Cristo.

Acrescente algo a mais às suas orações nesta semana.

Peça a Deus por sabedoria. Para ser sempre o cristão pronto a perdoar, pronto a auxiliar, pronto a desejar reconciliar. Não sejamos daqueles que abandonam aqueles que abandonam a Deus ou nos abandonam no "meio" da caminhada. O cristianismo, a fé em Cristo, se prega dia à dia: com atitudes e ações verdadeiras. Com amor no coração. Levando palavras de paz,de esperança, de vida. Quanto mais assim agirmos, mais e mais faremos conhecidos os caminhos de Deus no mundo à outras pessoas.

Convide alguém para o seu grupo de oração que não vê a algum tempo. Olhe suas fichas de orações e tente lembrar quem era cada pessoa ali descrita e tente entrar em contato com ela, se ela ainda faz parte do seu círculo de amizades, se não mudou de cidade, se você não perdeu o telefone ou o celular.
Inclua novamente entre as pessoas para levar uma palavra na igreja nesta semana àquela pessoa que se afastou por algum motivo qualquer e que você "esqueceu" de orar, de lembrar, de fazer como o pastor da parábola: deixar as outras 99 e ir buscar aquela que se perdeu. Inclua também àquela que você têm ignorando por um motivo qualquer de desavença. Ela está próxima de você, resolva logo esse assunto!!!
Espere o melhor das pessoas. Seja realmente cristão. Todos nós temos defeitos, mas permita que os outros tenham alguma chance com você. Feche os olhos para os defeitos alheios e abra seus olhos para as virtudes que os outros possuem. Deixe de ser negativo e aprenda a ter esperança, como têm fé na esperança em Cristo. Faça isso por Cristo, faça isso por amor, faça isso pela obra de Deus.
Não seja um cristão que só ora pelos que estão presentes na sua igreja a cada semana. Isso não é ser diferente dos outros. Abra seu livro de orações, abra a sua agenda, recorde-se dos dias passados. Não esqueça as pessoas. Elas são importantes pra Deus. São importantes pra igreja. Essa idéia de "esquecer" vem do diabo, não faz parte de um caráter cristão, não faz parte do desejo de Jesus Cristo!!
Seja um Barnabé a mais no mundo nessa semana.

Oração: Senhor, te agradeço por mais um dia de vida. Permite-me nesta semana aprender mais que no dia de ontem e edificar outros nos teus caminhos. Que possa começar esta tarefa edificando também a mim mesmo e sendo sempre apto a aprender lições novas que meu caráter e minha pessoa necessitam colher te teus ensinamentos. Permita-me conciliar, ajudar, levar esperança aos que me são próximos a também àqueles de tua família. Cuida daqueles que em nossas igrejas se afastaram. Traze-os de volta ao seio de nossas igrejas e nos permite ter a chance de praticar teus ensinamentos e rever irmãos amados e queridos. Em nome de Jesus. Amém.

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial