O que há de interessante neste dia

segunda-feira, maio 28, 2007

CONTENTAMENTO: A CHAVE DO PARAÍSO

Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus,o modelo da sã doutrina
que você ouviu de
mim. Quanto ao que lhe foi confiado, guarde-o por meio do
Espírito Santo que habita em nós. 2 Timóteo 1:13-14

"Por que ela pode e eu não? Por que ela faz e eu não posso fazer?
Por que eu sou obrigado e ele não é obrigado!!?? Isso não é justo!!"

Quantas e quantas vezes você não encontrou pessoas insatisfeitas com sua condição social e com o seu modo de vida? Quantas e quantas vezes não encontrou pessoas se comparando e se medindo com outras?

Deveria ser menos freqüente os meus encontros compessoas que estão trabalhando e que por algum motivo se encontram irritadas e demonstram isso descontando em outras pessoas?

Quantas vezes você já não encontrou uma recepcionista que é desatenciosa e mau-educada?
Quantas vezes você já não encontrou gente que ao telefone tratou você de uma maneira descortês?

Ou pessoas que estão fazendo um trabalho um pouco menos honroso, como sendo lavador, servente, enfim, e se põem a reclamar por estarem ali naquela posição diante de você?

Vez ou outra encontro uma ou duas pessoas assim. Elas parecem reclamar de Deus. Que Ele é o responsável pela posição em que se encontram. No entanto, essas pessoas deviam começar reclamando de si mesmas. Elas não estudaram para obter uma posição melhor. Não deram atenção aos estudos, não aproveitaram as boas oportunidades que tiveram. E demonstram isso dizendo que "essa pessoa" ou "aquela pessoa" não merece receber aquilo que Deus lhes dá e que elas sim!, são mais merecedoras desta ou daquela bênção.

O Senhor Nosso Deus é um Deus maravilhoso. Dentro os principais princípios ensinados na Bíblia, mais uma vez torno a repetir, está o da OBEDIÊNCIA. Se você é uma pessoa obediente, Deus dará a você boas coisas. Contudo, é difícil ser uma pessoa obediente
para o ser humano em pecado.

As pessoas que reclamam da vida, que reclamam da posição social ou comunitária
que ocupam reclamam em primeiro de tudo de si mesmas.

Ora, Deus também tem motivos para talvez reclamar! E com mais justiça ainda que essas pessoas. No mundo, há milhares e milhares de pessoas que se levantam todos os dias e não agradecem mais um dia de vida, não agradecem o ar que respiram,a boa saúde que possuem, o emprego e o bom ambiente em que vivem, não agradecem a sua condição abastada de vida e sua sanidade mental perfeita, sem stress e corridas diárias. Essa pessoas não fazem uma única oração o dia inteiro e vão dormir como se Deus não existisse e não houvesse criado esse mundo!!! Deus tem motivos para reclamar, porque existem milhares e milhares de pessoas no mundo que assim procedem e que assim agem todo santo dia!!!

Compare a vida de alguns cristãos em determinadas comunidades. Eles suportam um local quente, muitas vezes. Eles passam um dia inteiro procurando pessoas para levar à igreja. Eles oram uns pelos outros. Eles procuram ensinar sobre Deus há muitas pessoas. E eles aprendem a ter contentamento com o que já possuem nas suas vidas.

Ter contentamento é um dos maiores princípios que podemos aprender também da Bíblia. Estar satisfeitos com o que temos, sermos gratos a Deus por aquilo que somos, por aquilo que Deus nos concede é algo maravilhoso. Porque esse foi um dos motivos porque Deus nos criou em alegria.

Uma das pessoas mais gratas em toda a Bíblia é o rei Davi. Davi derramou seu coração em vários Salmos. Davi implorou ajuda em momentos de aflição, e se negou a se afastar de Deus mesmo nestes momentos. Davi agradeceu a Deus seus momentos de fortuna, seus momentos de alegria e em seus momentos de tristeza.

Quem não lembra do Salmo em que Davi pede perdão a Deus por ter pecado no caso do marido de Bete-Seba?

Davi deixou um grande testemunho que nós devemos imitar: lembrar de agradecer a Deus em todo e qualquer momento de nossas vidas.

Em meio a imensas tragédias, vemos Jó dizendo à sua mulher:

"Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus,e não o mal?" Jó 2:10

O apóstolo Paulo em sua carta aos felipenses, no capítulo 4 fala de contentamento.Ele começa dizendo neste capitulo como é grato pela lembrança que os filipenses tiveram por sua vida (Fiipenses 4:10). Depois, fala de como se adaptou a todo e qualquer momento que viveu em sua vida:

"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura.Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:12-13"

Paulo estava em uma prisão romana no momento em que escrevia esta carta.

E muitas pessoas gostam se lembrar somente do versículo 13 de Filipenses 4.

Mas muitos se esquecem do contexto em que Paulo diz essa frase. Paulo está falando do seu contentamento em Deus. Podemos tudo, se com Deus estamos satisfeitos. Se não trocamos Deus pelas coisas materiais desse mundo. Se não usamos Deus como desculpa para ganhar dinheiro, para mostrar que nossa fé é maior que a fé do irmão A, B ou C. Ora, Deus é glorificado com as almas que ganhamos para Ele. Mas em que nós nos edificamos se fazemos isso para noscompararmos ou medirmos com outras pessoas ? Que ganho espiritual adquirimos para as nossas vidas?

Há pobres no mundo descontentes com sua condição social. Querem uma casa, uma condição de trabalho melhor, uma vida melhor.

Há ricos descontentes com sua condição social. Quem tem uma casa, quer três. Quem tem um carro, quer ter cinco. Quem tem um avião, quer ter um jatinho. Que tem 1 milhão, quer trinta milhôes. Há até igrejas descontentes com o seu tamanho. Quem já possui dez, quer ter vinte ou trinta.

O homem é um ser totalmente descontente longe de Deus.

Será que como cristãos, muitas vezes não agimos assim também??

E nós dizemos conhecer a Deus!!!

Porque o homem pecou, neste mundo teremos bons e maus momentos.
Esse não era o plano do Senhor nosso Deus. Essa não era a Sua vontade para o homem neste mundo.

A cada dia, que possamos nos lembrar de sermos gratos em todos os momentos. Que possamos nos lembrar não só por nós mesmos, mas também por aqueles que nos cercam. Que possamos aceitar com dignidade o sofrimento que é imposto a nossas vidas por esse mundo pecador, e possamos demonstrar a outros a diferença do que é uma vida servindo ao Senhor nosso Deus e procurando trilhar os seus caminhos.

Você pode ser grato essa semana em sua vida. Você pode demonstrar sua gratidãonão reclamando tanto em seu trabalho. Pode demonstrar sua gratidão orando por aqueles que o cercam e agradecendo a Deus por estar no local onde você está, mesmo que ele seja um local sujo, anti-social e deprimente. Paulo estava em uma prisão no momento em que ele escreveu a carta aos felipenses e é nessa mesma carta que ele diz:

Alegrai-vos no Senhor. Novamente digo: Alegrai-vos. Filipenses 4:4.

Você pode demonstrar gratidão levando até a sua igreja uma oferta, seu dízimo, sua voz para se juntar ao coro da igreja.

Sejamos gratos esta semana e saibamos demonstrar a Deus contentamento em nossa vidas.

Oração: Querido Deus, que possamos a cada dia sermos gratos por nossas vidas.Que possamos a cada momento nos recordar de que nossa existência neste mundo depende de Ti, e que a tua Palavra e o Teu Santo Espirito guia as nossas vidas. Faz-nos criaturas tementes a ti e gratas por tudo aquilo que alcançaram neste mundo. E que possamos ensinar, orientar e manter os princípios maravilhosos da Tua palavra em nossas vidas. Que possamos seguir as palavras de teu amado filho Jesus Cristo, que nos ensinou a estarmos gratos e a não andarmos preocupados com coisa alguma, mas a trilhar teus caminhos para que todas as coisas que necessitamos nos fossem acrescentadas. Ajuda-nos nesta tarefa, Senhor Nosso Deus, porque a ti pedimos e agradecemos. Em nome de Jesus, amém.


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial