O que há de interessante neste dia

segunda-feira, julho 09, 2007

MARIDO E MULHER

E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. (Gên. 2:23)


Marido e mulher



Em
Gênesis 2:23, o sentimento inicial de Adão ao ver Eva não foi de romance mas de alívio.

Em hebraico, sua primeira palavra pode ser traduzida de várias formas, como "agora" ou "desta vez", mas a tradução que se ajusta melhor é "Afinal!"

Agora, afinal, ali estava um ser vivo com quem ele podia se identificar verdadeiramente. Ela não era só sua contraparte; tendo sido feita de sua costela: ela era literalmente parte dele.

Matthew Henry disse que a mulher "não foi feita da cabeça para superá-lo, nem de seus pés, para ser pisoteada por ele, mas de sua costela para ser igual a ele, sob seu braço para ser protegida, e próxima ao seu coração para ser amada."

5. Qual é o ponto principal na questão da unidade entre marido e mulher?


No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus. (1 Cor. 11:11-12)

6. Com relação à submissão e às prioridades, que mudança é mencionada no casamento realizado no Éden?

Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. (Gên. 2:24)


O texto não está exigindo que um dos noivos deixe a casa dos pais e se una ao lar da família do cônjuge, como se faz em algumas sociedades.

O espírito do texto exige que tanto marido como esposa mudem suas prioridades.

Os pais não têm mais o primeiro lugar. Isso é sério em culturas como a do Antigo Testamento, onde os filhos deviam honrar os pais ao longo de toda a vida. Evidentemente, isso deve continuar hoje, mas, depois do casamento, a lealdade ao cônjuge está acima da lealdade aos pais.


Comentando
Gênesis 2:24, Jesus declarou que marido e mulher "já não são mais dois, porém uma só carne" (Mt 19:6).

Marido e mulher devem estar unidos, social, emocional e espiritualmente, assim como a Trindade, embora sejam três pessoas, é uma. Esta é uma forma de marido e mulher refletirem a "imagem de Deus".


Respostas sugestivas:


Pergunta 5: A unidade deve ser "no Senhor".

Pergunta 6: A partir do casamento, a submissão e a prioridade passam a pertencer principalmente ao cônjuge.

Se você é casado, que coisas você pode fazer, que atitudes você precisa mudar, a fim de estar mais unido ao seu cônjuge? Se você não é casado, que mudanças precisa fazer a fim de ter relações melhores e mais próximas com as pessoas ao seu redor?


Estudos da Escola Sabatina 2007 - Lição para Adultos
Na Bonança e na tempestade - Lições de Casais do Antigo Testamento
Link para acesso: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2007.html




A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial