O que há de interessante neste dia

terça-feira, outubro 05, 2004

Sobre o apóstolo Paulo

Paulo escreve sobre muitas coisas acerca do Espírito Santo. A maioria dos escritos do Novo Testamento levam a sua assinatura e muitas igrejas utilizam Paulo como base em todos os seus ensinamentos, e o mundo cristão o tem em grande conta como difundidor da Palavra. Com certeza, a igreja cristã deve muito a Paulo e a seus escritos, como também deve às viagens missionárias que empreendeu por muitos lugares, sobretudo Roma.

Mas Paulo difundiu também leis e idéias próprias em conjunto com a doutrina de Cristo.
Paulo inseriu dentro de sua pregação suas características e modo de pensar. Paulo falou
exclusivamente a umas pessoas e exclusivamente a outras.

Ele escreveu cartas a seus discípulos, como Timóteo. Instruiu Timóteo a se portar. Ele escreveu cartas instruindo casais, instruindo a igreja. Instruiu as igrejas a elegerem pessoas sábias para as dirigir.

Paulo criou uma sociedade cristã, baseada na igreja. Defendeu que os cristãos seriam fortes se unissem-se em conjunto. E fez distinção em seus escritos entre senhores, servos, presbíteros, diáconos. Paulo criou uma sociedade. E, no fundo, ele diz às pessoas que lêem seus escritos: Você não pode ser um pastor, porque não se comporta assim. Você não pode serum presbítero, porque não tem um bom casamento. Você não pode se casar, porque não consegue agir assim com sua esposa e seria melhor não ter se casado, mas agora o mal já esta feito.

Paulo falou muito acerca da graça e misericórdia de Cristo. Mas se você ler os escritos de Paulo com atenção, Paulo parace procurar nas igrejas para que escreve seus defeitos e atacá-los, e falar pouco sobre suas virtudes. Quando Paulo elogia, logo em seguida procura uma arma para
se defender de alguma coisa, e acusar o alvo de seus elogios.

Paulo não parece um pouco dúbio para você? Ele era o apóstolo dos gentios.

Ora, os gentios não tiveram só Paulo como difundidor da Palavra. Tiveram também Barnabé. Filipe, perdido em algum ponto do caminho após ser transportado pelo Espírito Santo. E
muitos outros. Por que então só escutamos falar de Paulo?

Os escritos de Paulo possuem um forte atrativo. Eles dizem ao povo que se submeta. Ele diz
que devemos obedecer: aos ricos, às pessoas no poder, nos diz para eleger pessoas, nos diz
para termos fé que Deus estará conosco. Com certeza, Paulo é agradável de se escutar.

Para as pessoas que estão no poder, Paulo é muito agradável de se escutar.

E para onde Paulo levou seus escritos e suas palavras? Para Roma.

Roma tratou de utilizar as palavras de Paulo. Não é à toa que a igreja católica se fundamentou em cima de suas palavras.

Paulo teve contestadores? Com certeza, deve ter tido que viu tudo isto. E não só hoje, mas até em seus dias. E depois de seus dias. Mas o que houve com os escritos destas pessoas?

Se eles existiram, a classe dominante tratou de silenciá-los. Porque a palavra de Paulo era melhor aceita. Se o mundo capitalista é o que é hoje, afirmo que o é em razão das escrituras
de Paulo.

Se há cristãos falsos, cristãos que ferem outros irmãos, se há igrejas fortes e com uma política atuante, elas existem por causa dos escritos de Paulo.

Por que me preocupar com o mundo, se tenho Jesus como Senhor? Ele me dá o pão, me dá a comida, me dá o que vestir? Para quê eu deveria me preocupar com o dia de amanhã, com
quem está regendo o poder no momento ou quem irá regê-lo? Não parecem coisas interessantes de refletir? Ora, os apóstolos disseram que não desejam ser juízes destas coisas. Antes, queriam cuidar das coisasde Deus.

Pois Paulo cuidou destas coisas. Ele falou sobre o poder. E afirmo que falou sobre o poder do forte. Criou a política da fortaleza em Cristo. Se há um forte no mundo, um forte que esmaga,
um forte que não tem piedade dos inimigos e só oferece graça e misericórdia para aqueles que obedecem a Cristo segundo os seus preceitos, este é Paulo.

Através de suas opiniões, descritas em seus escritos e nos seus conselhos, o paganismo e o judaísmo conseguiram toda a brecha que precisavam para adentrar o Cristianismo. Através de
cada uma dos pequenos conselhos que o apóstolo deixou em muitas de suas escrituras tornou-
se possível que o mundo cristão pudesse ser invadido por pessoas contrárias a tudo aquilo que
o Cristianismo é em sua essência.

Nós só precisamos nos calar e ter amor ao nosso irmão.

Paulo escreveu aos gentios, e até se justificou dizendo que foi tudo, para com todos. E isto
dá margem para muitas coisas. O que dizer de alguém que escreveu que todas as coisas lhe convinham, mas nem todas eram lícitas? Que todas as coisas lhe convinham, mas nem todas edificavam? Ora, tal pessoa não parece dividida entre dois mundos?

Paulo escreveu acerca de um homem que subiu aos céus e ouviu blasfêmias de Deus. Em minha opinião, Paulo falava de si mesmo. Deus blasfemou o nome de Paulo. E um caso curioso: Jesus
na terra não ofendeu o sumo sacerdote de Deus, em seu templo. Paulo o fez, e causou até um tumulto dentro do Sinédrio em Jerusalém.

Há cristãos que perseguem cristãos nos dias de hoje. Roubam-lhe casas, lar, as vidas. E dizem
o fazer em nome de Cristo. Eles seguem os escritos de Paulo ao pé da letra. E há os que se defendem que Deus pode lher dar tudo, basta obedecer os ensinamentos de Cristo.

Mas os ensinamentos de Cristo segundo Paulo. Porque o que Paulo escreveu moldou o mundo de hoje. Roma agradeceu os escritos de Paulo. Porque deram-lhe o poder que necessitava para existir até os dias de hoje. Paulo só começou a ser questionado no fim da idade das trevas,
depois do Renascimento. E Martinho Lutero se impregnou de Paulo para iniciar a sua Reforma Protestante, tentando evitar e se apegar somente ao que ele escreveu sobre a fé.

Paulo criou mais que uma igreja. Ele criou uma politica para os fortes a utilizarem. Silenciando seus opositores, ele é a principal coluna de toda e qualquer igreja cristã da atualidade e assim o
é a quase 1800 anos.

Faça uma comparação das palavras de Cristo e das palavras de Paulo. Há alguma coisa ali que possa ser distorcida? Há alguma coisa ali contrária as ordens de Cristo? Em seu interior podem
haver coisas demais. Cristo nunca foi dúbio. Cristo era a verdade. Por que podemos encontrar dualidade em algumas das palavras de Paulo?

Paulo inventou realmente o poder da igreja. Se tudo me convém, posso roubar meu irmão.
E ter fé que Cristo cuidará dele e ter fé que ele me perdoará, apesar de todos os pecados que cometi para com ele.

Se dizem que a justiça é cega, a culpa é de Paulo. Eu tenho para mim que Jesus não removeu realmente as escamas de seus olhos.

Espiritualmente, Paulo pode ter estado entre Deus e o inferno. E digo isto, que ele assim estava,
e sem o saber.

O que dizer de alguém que é apedrejado, quase morto, e que, em uma epístola, diz que não
deseja partir, mas ficar?? No fundo, Paulo estava dividido entre morrer por Cristo e viver no mundo.

A sua dualidade impregnou em alguns momentos as suas epístolas. E marcou todo o mundo cristão, até os dias de hoje. Pode haver dualidade dentro da Palavra de Deus? Ora, se ela afirma a verdade, e eu creio que ela é verdadeira!, o que nós podemos dizer sobre Paulo?

Acho que todo e qualquer crente aprecia em muito as suas epístolas. Eu digo que sou um destes. Gosto de seus escritos, gosto de ler as epístolas de Paulo. Elas nos levam a conhecer Deus à fundo, a ter mais espiritualidade com Ele. A depender de Deus.

Mas também dão a certeza ao inimigo de que continuará existindo, enquanto existirem pessoas como nós no mundo. Pessoas que ele pode usar, abusar, bater, roubar, e que continuarão
sendo o que são. Isto não incomoda você? Saber que o mundo é o que é hoje por causa de um apóstolo, que não viu a Cristo, mas foi chamado por Ele através de um sinal? Outra questão de
nossa fé!!!

Saulo, Saulo, por que me persegues??

Saulo ainda persegue os cristãos até os dias de hoje. E o faz da maneira mais vil que nós
podemos imaginar. Usando a própria palavra de Deus. E todo crente para se firmar nos cami-nhos de Deus precisa ler e refletir nas Palavras de Paulo.

Paulo é a síntese do que significa ser gentil e ser um ser humano.



By
Manoel Leonardo

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial