O que há de interessante neste dia

quinta-feira, setembro 01, 2005

POR QUE PERMITIU DEUS A INIQÜIDADE? (Parte I)

Aonde quer que olhe no mundo, há crime, ódio e dificuldades.

Muitas vezes são os inocentes que sofrem. Alguns culpam a Deus. Talvez digam: 'Se Deus existe, por que permite ele todas essas coisas horríveis?'

Mas, quem é que faz essas coisas iníquas aos outros? São as pessoas, não Deus. Deus condena os atos iníquos. De fato, grande parte do sofrimento na terra seria evitado se as pessoas obedecessem às leis de Deus. Ele nos ordena que amemos. Proíbe o assassinato, o roubo, a fornicação, a ganância, a bebedice e outros atos de transgressão, que fazem os humanos sofrer. (Romanos 13:9; Efésios 5:3,18). Deus criou Adão e Eva com um maravilhoso cérebro e corpo, e com a capacidade de usufruírem plenamente a vida. Nunca quis que eles ou seus filhos sofressem ou tivessem dificuldades.

Foi Satanás, o Diabo, quem iniciou a iniqüidade na terra. Mas a culpa cabia também a Adão e Eva. Eles não eram tão fracos assim que não pudessem ter resistido quando foram tentados pelo Diabo. Podiam ter dito a Satanás: "Vai-te", assim como o homem perfeito, Jesus, fez mais tarde (Mateus 4:10). Mas não fizeram isso. Em resultado, tornaram-se imperfeitos. Todos os seus filhos, inclusive nós, herdamos essa imperfeição, que trouxe consigo a doença, a tristeza e a morte (Romanos 5:12). Mas, por que permite Deus que o sofrimento prossiga?

De início talvez se pense que não poderia haver razão suficientemente grande para Deus permitir todo esse sofrimento humano durante séculos. Mas, está certa esta conclusão? Não permitem os pais que amam os filhos que estes sofram uma dolorosa intervenção cirúrgica para corrigir algum problema? Sim, a permissão de sofrimento temporário muitas vezes possibilitou que os filhos tivessem saúde melhor mais adiante na vida. Que bem é realizado por Deus permitir a iniqüidade?


UMA QUESTÃO IMPORTANTE A SER RESOLVIDA

A rebelião contra Deus, no jardim do Éden, suscitou uma importante questão ou pergunta. Temos de examiná-la para entender por que Deus permitiu a iniqüidade. Jeová mandou que Adão não comesse de certa árvore do jardim. Se Adão comesse dela, o que aconteceria?

Deus disse: "Certamente morrerás" (Gênesis 2:17). Todavia, Satanás disse exatamente o contrário. Disse à esposa de Adão, Eva, que comesse da árvore proibida. "Certamente nãomorrereis", disse Satanás. De fato, passou a dizer a Eva: "Porque Deus sabe que, no mesmodia em que comerdes dele, forçosamente se abrirão os vossos olhos e forçosamente sereiscomo Deus, sabendo o que é bom e o que é mau." - Gênesis 3:1-5.

Eva desobedeceu a Deus e comeu. Por quê? Eva acreditou em Satanás. Pensou egoisticamenteque pudesse beneficiar-se por desobedecer a Deus. Raciocinou que ela e Adão não mais pre-cisariam prestar contas a Deus. Não mais teriam de sujeitar-se às leis Dele. Poderiamdecidir por si mesmos o que era "bom" e o que era "mau". Adão seguiu o exemplo de Evae também comeu. COnsiderando o pecado original do homem contra Deus, uma nota ao pé dapágina na Bíblia de Jerusalém diz: "É a faculdade de decidir por si mesmo o que é beme o que é mal, e de agir conseqüentemente: uma reinvindicação de autonomia moral... Oprimeiro pecado foi um atentado a soberania de Deus."

Quer dizer, foi um ataque ao direito de Deus, de ser o governante ou superior absolutodo homem. Assim, por comerem do fruto proibido, Adão e Eva se retiraram da sujeição aogoverno de Deus. Passaram a agir por conta própria, fazendo o que é "bom" ou "mau" segundo as suas próprias inclinações. Assim, a questão ou pergunta importante levantadaera:

Tem Deus o direito de ser o governante da humanidade?

Em outras palavras, cabe a Jeová decidir o que é bom ou o que é mau para os humanos?Cabe a Ele dizer qual é a conduta correta e qual não é? Ou sair-se-ia o homem melhorem governar a si mesmo? A maneira de governar de quem é a melhor? Podem os humanossob a direção invisível de Satanás governar com sucesso sem a direção de Jeová? Oué a orientação de Deus necessária para que haja um governo justo que traga paz eterna à terra? Todas essas perguntas foram levantadas neste ataque à soberania deDeus, ao seu direito de ser o governante único e exclusivo da humanidade.


Naturalmente, assim que a rebelião ocorreu, Jeová poderia ter destruído os três rebeldes. Não havia dúvida de que Ele era mais forte do que Satanás ou do que Adãoe Eva. Mas a destruição deles não teria resolvido a questão da melhor maneira. Porexemplo, não teria respondido à pergunta sobre se os humanos poderiam governar-secom sucesso sem a ajuda de Deus. De modo que Jeová concedeu tempo para que se resolvesse esta importante questão levantada.

You Can Live Forever in Paradise on Earth - pp. 92-102

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial