O que há de interessante neste dia

terça-feira, outubro 11, 2005

ARMADO COM A PALAVRA DE DEUS

O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é
provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Salmo 18:30


Já fui perguntado duas ou três vezes nesta semana em como darei meu voto acerca do referendo sobre desarmamento, do próximo dia 23 de outubro de 2005. Como cristão, sequer tive tempo de olhar atentamente os jornais e telejornais para saber do que realmente isto se tratava, e respondia de uma maneira brincalhona: "Acredito que vou voltar que sou contra. Afinal, ensinamos na EBD às crianças que a Bíblia é uma espada e que elas devem
trazê-la todos os domingos à igreja. Se votar a favor, vou estar indo contra aquilo que falo nos domingos."


Brincadeiras à parte, devemos levar à sério este referendo. Por isto, parei um instante para ler hoje atentamente do que se tratava. Vocês podem fazer uma pequena busca sobre o assunto no Google ou no Cadê e encontrar muitas explicações, e aqui sugiro um link sobre porquê votar não:

http://www.monfort.org.br

Neste caso, o referendo está tratando diretamente da comercialização de armas. E se votarmos todos
Sim acontecerá que nenhum cidadão possivelmente poderá ter armas de fogo em casa. Elas serão proibidas e somente as empresas de segurança, entre outras, terão acesso a armas e munições no país.

Se você votar Sim e no futuro for envolvido em uma briga e disparar uma arma, será preso por porte ilegal de arma. O voto Sim irá favorecer o comércio ilegal de armas no país, que provavelmente irá aumentar se elas forem proibidas de serem comercializadas. Então, é importante entender porque votar Sim e porque votar Não.

Mas quero chamar a atenção para outro fato. Semana passada uma moça foi morta nos Estados Unidos. Uma brasileira. Não recordo agora seu nome. Mas o caso foi que seu namorado, um portoriquenho, era tido por muitos no condomínio como de caráter problemático. A moça conversava com uma amiga. Este rapaz apareceu e deu um tiro nela.

A moça morreu.

Naquela mesma semana, o estado da Flórida, local onde ocorreu este crime, aprovou uma lei estadual que dizia que se você julgasse alguém ameaçador a você, podia atirar nele. Pura e simplesmente. Vários outdoors foram espalhados pelas fronteiras do estado. Eles recomendavam que aqueles que estavam entrando no estado não fizessem movimento bruscos, não falassem, nem revidassem caso fossem abordados por cidadãos do estado.

Uma lei como essa dá a liberdade de alguém zangado, como o namorado da brasileira, chegar e dar um tiro em você. E ainda sair livre, pois está na lei do estado. De modos que não entendo como uma lei como esta irá ajudar os moradores do Sunshine State. Você pode levantar mal-humorado, ir até o quintal. Seu vizinho faz uma piadinha qualquer sobre você e sua cara de bobo. Você não gosta. Volta e dá um tiro nele. Depois vai a juízo e diz: "Ele me ameaçou."

O mundo é capaz de causar grandes disparidades algumas vezes. Podemos ver como caminhamos para a destruição. Como leis absurdas podem ser aprovadas. Talvez alguns no estado da Flórida tenham se aproveitado da aprovação desta lei para não serem mais importunados por gente ameaçadora. Mas talvez ela também possa ser utilizada contra muita gente inocente. Talvez tenham votado sem entender realmente do que se tratava este assunto.

Sabe, eu planejava levar meu filho à Disneylândia em dois anos. Não conseguiria levar minha esposa para um dos cruzeiros promocionais da Flórida. Mas sim. Faria um esforço de levar meu filho. Agora a coisa vai ficar meio difícil. Como sou meio pavio curto, se esquentar com o cara do cachorro-quente porque ele colocou mostarda em vez de katchup devido ao meu péssimo inglês, posso levar um tiro.

A lei da Flórida reduziu as restrições sobre a "legítima defesa". A lei prevê o direito da pessoa disparar para se defender, inclusive em lugares públicos se, porventura, perceber a existência de um perigo. Várias ONG´s estão distribuindo panfletos pelo estado. E protestando.

Devemos também ter atenção sobre o que está ocorrendo no Referendo da semana que vem em nosso país. A lei também pode ser absurda e proibir que pessoas de bem possam se defender tendo a posse de uma arma quando a mesma se fizer necessária.

Somos cristãos. Mas não sejamos bobos. Tenhamos o cuidado de ler as coisas antes de dizer Sim e Não. Afinal, lemos a Bíblia sem parar, não é mesmo? E lemos para nos alimentar espiritualmente, entendendo o que está escrito e interpretando seus ensinos.

Façamos o mesmo com a pergunta que nos fazem agora.


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial