O que há de interessante neste dia

segunda-feira, outubro 17, 2005

COLOCANDO SEU CORAÇÃO EM DEUS


ITB - Pregação de Domingo (16/10/2005) - Pastor Paulo Hacther

Alegrai-vos sempre no Senhor;
outra vez digo, alegrai-vos. Filipenses 4:3

Muitas vezes colocamos o nosso coração em nossos caminhos. No fim de nosso trajeto, em que esperávamos encontrar a felicidade, verificamos que ela não se apresenta.
Esquentamos a nossa cabeça com muitas coisas em nosso dia-à-dia, e algumas vezes nos preocupamos com coisas que não controlamos em nossas vidas. Não podemos decidir se haverá sol ou chuva no dia seguinte. Isso está nas mãos de Deus. Do mesmo modo, não podemos controlar as coisas que acontecem diariamente em nossa vida e que estão fora do nosso alcance. No trabalho, no emprego, nossos filhos, esposa. Sempre acontecerão coisas em nossas vidas, coisas que não podemos alterar. E muitos se perguntam: Como podemos ter felicidade nesse mundo?
Na verdade, Deus nos dá as oportunidades em que enfrentamos dificuldades para crescer espiritualmene. Quando estivermos passando por estas circunstâncias adversas, seja no trabalho, seja em casa, onde quer que nos encontremos, devemos procurar levar o evangelho de Jesus para frente. Porque o nosso propósisto em vida como cristãos é exatamente este.
Paulo diz aos Filipenses exatamente isto nesta passagem. Ele estava encarcerado e enfrentando dificuldades no momento em que escrevera estas palavras. Mas não deixava de pregar o evangelho. Paulo pregava o evangelho mesmo no cárcere da prisão. E se hoje nossas prisões já são lugares destetáveis de se estar, com péssimas condições de higiene e moral baixa, imagine como seria no século I. Paulo pregava de seu cárcere, e converteu boa parte da guarda pretoriana que fazia sua guarda enquanto esteve preso. Apesar de os romanos com certeza jamais permitirem que ele fizesse tal coisa de fato, ele influenciou a vida de toda a guarda que esteve fazendo sua vigilância. E converteu a muitos.
Aqui ele nos dá uma lição do que é ter alegria. A verdadeira alegria se apresenta quando descobrimos que nossa vida tem um propósito e um fim. Quando percebemos que temos um propósito de vida, somos mais felizes. Nossa vida tem um sentido. Tem um propósito. A de Paulo era propagar o evangelho de Deus entre os gentios.
Paulo tinha a missão de pregar a Palavra. Apresentá-la a outros de maneira prática e diária. Uma missão sendo realizada. Essa também é a nossa missão como cristãos.
Em nossa vida, as pessoas que nos são próximas sempre nos trazem circunstâncias adversas. Sempre encontramos uma pessoa em nosso caminho criando dificuldades. É uma esposa, um filho. O chefe no trabalho que é exigente demais. Não é assim todos os dias?
E algumas pessoas são extremamente difícies. Quando você se cala, elas falam mais. Quando você sorri, elas pensam que você está debochando ou as está ridicularizando. Alguns chegam a pensar: "A única maneira é me livrar dessa pessoa!" As pessoas que dizem isso imaginam que ficar só é ser feliz!
Mas se você é infeliz junto de alguém, que dirá depois, sozinho!!
Mas temos um modo de encontrar felicidade em meio a tudo isso.
Nossa missão, a sua missão, deve ser: como contribuir para mudar o defeito de personalidade e de caráter que aquela pessoa tem. Você pode começar orando por ela. Você pode entrar em ação para que aquela pessoa que o incomoda tanto mude o seu caráter. Se ela rouba, se é ladrão, isto pode ser muito ruim para os outros. Na verdade, ao acusarmos, esquecemos que éramos inimigos de Cristo, e Ele morreu por nós. Não temos mérito em nossa salvação. Mas através do sacrifício de Cristo estaremos com Deus na eternidade, como resultado de seu sacrifício.
Se você consegue mudar uma vida, você tem uma grande vitória na sua mão.
Ore pela pessoa que tanto o incomoda. Interceda por ela; peça à Deus que transforme o seu caráter.
Muitas de nós até aceitam a Cristo, mas não conseguem realizar uma transformação verdadeira dentro de sua vida. E isso acontece em razão de algum apego, alguma coisa que neste mundo nos impede de crescer espiritualmente.
Em viagem aos Estados Unidos, tive que alugar um carro. E fiz isto com antecedência. Escolhi um dos mais baratos. Um que podia entrar em minhas economias. O aluguel diarário sairia por R$ 30,00 (Trinta reais). Ao chegar para apanhar o carro, a atendendo disse que não tinha aquele carro mais ali. Ofereceu-me um conversível. Mas estava com minha sogra, além de minha esposa. Não dava. Então, ela disponibilizou-me um Ford. Um carro muito maior que aquele que eu alugara. E andei com aquele carro, por trinta reais a diária, durante toda minha estada ali. E foi com alegria que o devolvi. Seria muito fácil me apegar aquele carro. Mas Deus nos dá as coisas para que nós possamos usufruir. Mas nos diz: 'Não se apegue!'.
Algumas pessoas pensam que se tivessem certas coisas em suas vidas seriam mais felizes. Um carro melhor. Uma casa melhor. 'Se eu tivesse isso seria mais feliz'. E as pessoas se matam para ter as coisas. E quando as conseguem, se matam para que estas coisas durem. Eu costumo deixar meu carro lá fora. Antes o limpava com todos o cuidado. Mas agora deixo-o sempre um pouco sujo. Assim as pessoas não o riscam mais. Antes, quando estava limpinho, ele sempre aparecia riscado. Se você olhar meu carro lá fora, vai ver que ele está sempre um pouco sujo.
Quando vou aos Estados Unidos, sempre encontro coisas que são muito legais de se ter. Penso: 'Isto seria legal se tivéssmos na igreja. Isso seria legal se tivéssmos no colégio.' Mas sou limitado pelo que posso embarcar para o Brasil. Não vai passar na Alfândega. Há um limite de bagagem, um limite de posses que posso trazer ao sair dos Estados Unidos.
Mutas vezes, temos um apego muito grande pelas coisas.
Na verdade, Deus nos chama para sermos santos. E não apegados as coisas deste mundo:
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o
Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Filipensese 3:20
Meus filhos tem dupla cidadania. Tem dois passaportes. São brasileiros porque nasceram aqui, e também são americanos. Quando saem, seu passaporte não é carimbado no Brasil. Quando chegam nos Estados Unidos, mostram o passaporte americano. E este também não é carimbado. Tem dupla nacionalidade. E podem trafegar pelos dois países livremente, ao entrar e sair.
Minha pátria é o Brasil. Devemos nos lembrar de uma coisa: quando você aceitou Jesus, se tornou cidadão dos céus. Tem cidadania dupla. A Bíblia nos diz que você tem dupla nacionalidade. Diz que na verdades estamos aqui só de passagem. Setenta anos pode parecer muito tempo. Mas não é nada, se comparado com a eternidade de Deus.
Não perca a sua felicidade por causa disso. Por coisas materiais às quais se torna apegado. No momento de partir rumo à eternidade, você não leva qualquer uma dessas coisas.
Nâo levamos as coisas às quais somos apegados. Elas ficam todas aqui. Coloque suas metas em coisas mais eternas e de Deus. Teu relacionamento com Deus é uma coisa eterna. Cultive este relacionamento. Com oração, com contentamento em sua vida. O contentamento de Deus enche o nosso coração. Lembre-se que o resto que você tem, você não consegue levar.
Deus quer que você usufrua plenamente das coisas que Ele te dá. Ele é todo-poderoso. É teu amigo. Você tem tudo. Mas Deus diz: "Não se mate para ter estas coisas. Não se mate para tê-las! Usufrua o que te dou."
Por trinta reais, Deus me disponibilizou um carrão. E Deus deu.
Mas não se apegue a estas coisas. Porque no dia em que você se apegar, você começa a perder a sua felicidade. Não se individe para tê-las. Não vale à pena. Isto faz com que você contraia infelicidades. Melhor é ter menos e ser feliz, do que tentar abraçar muitas coisas e ser infeliz.
O rei Davi deixou um registro de tal fato. Davi era rei e cheio de muitas regalias. Mas foi escurraçado como um cachorro de seu trono por seu próprio filho. E ele fugiu de Jerusalém. Com uma pequena guarda. E um dos seus servos estava chutando pedras e chamando nomes enquanto ele saía. Seus guardas perguntaram: 'O senhor quer que matemos este cachorro?' Davi disse não.
Depois disso, Davi escreveu o Salmo 23. O senhor é meu pastor, nada me faltará.
Deus deve ser o nosso contentamento. Mesmo nos momentos de sofrimento, na mais profunda lama de nossas vidas, Deus nos faz companhia, e traz alegria ao teu coração.
Devemos ter contentamento interior.
Na verdade, há muitas pessoas que procuram fazer as coisas para ganhar o mérito de Deus.
Mas Deus os chama de cães. São pessoas que fazem regras e colocam suas vidas nestas obras.
Não deixe que as pessoas coloquem regras pra te escravizar. Muitos no mundo fazem isto e dizem: "Eu não fiz!". Mas todos mentem.
Todo mundo ao fazer isto se torna juiz dos outros. Eles se tornam o cão de guarda do seu próximo.
Não é fazer tudo certinho. A santidade não vem pelas coisas que você faz. A santidade vem pelo fato de você ter sido remido por Cristo.
Outros dizem: "Vou fazer o que eu quero!"
Estes não tem felicidade. Suas vidas vão de cima para baixo. De uma dose à outra. De um encontro para outro. De uma droga à outra. Deus diz: 'Não é por aí".
O segredo da felicidade é: Conhecer o Deus do Universo, Jesus Cristo.
Não se trata de quantas vezes você se ajoelha ou se levanta. É ter alegria em tudo. É desenvolver o seu relacionamento com Deus. A felicidade é algo que nasce no seu coração e vem de Deus.
Se sua vida está alto e baixo, isto é um sintoma de que você está se colocando em coisas erradas. Quando há falta de alegria, falta de contentamento no coração, é porque seu coração está sendo colocado em outras coisas, menos em Deus.
A felicidade não vem das coisas que tenho.
Devemos desenvolver um relacionamento com Deus. Colocar nossa fé, a nossa confiança em Deus. em Jesus Cristo. Tirar um tempo para falar com Ele, para ouvir suas palavras.
A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial