O que há de interessante neste dia

segunda-feira, novembro 07, 2005

ESPOSAS COMO CONSELHEIRAS - II

Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade?
Amaldiçoa a Deus, e morre. Jó 2:9


Podemos aprender muito dos casais famosos da Bíblia - desde a lua-de-mel no Jardim até as
cortes reais, e também dos servos fiéis e humildes. Existem exemplos de ciladas a evitar e possibilidades
de enriquecimento dos casamentos bem-sucedidos. É compensador estudar as histórias biográficas de
grandes homens que foram abençoados com esposas fiéis que fortaleceram sua liderança.

Só dois versos falam nela. Ela não tem nome a não ser o de esposa de Jó. Mas o mundo a conhece bem.
A Bíblia registra só algumas rápidas palavras que ela falou em grande dor (Jó 2:9). De muitas formas, a
pobre mulher recebeu más notícias. Lembre-se de que ela também acabava de perder tudo. Todos os filhos
dela haviam morrido. E o marido não era mais "o homem mais rico de todo o Oriente" (Jó 1:3 BLH). Ele
agora era um doente, naufragando em uma pilha de lixo. A reação da mulher de Jó não estava certa. Mas
podemos entender como se sentia.

Como Jó reagiu ao conselho de sua esposa? Jó 2:10


É evidenbte que Jó tinha um relacionamento muito forte com Deus. Mas sua esposa, não. Foi por isso que Jó recusou aceitar seu "conselho". Não temos outras informações sobre a esposa dele, a não ser seu doloroso desabafo. Mas a Bíblia retrata Jó como um homem fiel e justo, que adorava continuamente ao Senhor (Jó 1:1-5). O relacionamento fiel de Jó com Deus foi suficiente para sustentá-lo em sua crise.

A esposa de Jó lhe deu um mal conselho porque estava em grande dor externa. Mas o conselho da esposa de Herodes foi bem planejado, frio e mau. A princípio, Herodes ignorou a má intenção de Herodias de matar João Batista. Herodes sabia "que [João] era homem justo e santo" (Marcos 6:20). Mas, no meio de uma festa e de muita bebedeira (Marcos 6:17-29), Herodes cedeu e pediu que a cabeça de João fosse cortada.

A história de Herodes nos mostra como podem ser poderosas nossas emoções e nossos sentidos, mesmo quando temos a consciência e a razão a nos guiar. É por isso que a Bíblia nos aconselha tanto a manter o corpo sob controle. Pense nas fraquezas em sua própria vida que podem levar você a pecar. Pergunte a si mesmo o que pode fazer para evitar o pecado.

A Bíblia menciona diversas mulheres que aconselharam seu marido em situações críticas. Alguns atenderam, outros, não. Mencione algumas outras mulheres (bíblicas ou não bíblicas) a quem Deus chamou para serem conselheiras. Ela atenderam ao chamado? Como Deus as usou?

Nos exemplos de mulheres conselheiras, como o relacionamento com o cônjuge afetou a aceitação do conselho pelo esposo? Como nossas ligações com os outros pode afetar nossa aceitação de seus conselhos?


Defendendo o Que é Direito

A Bíblia não é um livro que ignora as falhas humanas; pelo contrário, ela as expõe - se não em detalhes, certamente sem encobrí-las. A Escritura não pretende esconder nossas faltas, nem mesmo as faltas dos heróis da fé. Que bom, então, quando nos são dados exemplos daqueles que, apesar das armadilhas da luxúria, da vaidade e do orgulho, erguem-se firmes pelo princípio.

O Ambiente. Leia Ester I.
O Problema. A rainha Vasti recusa expor seu corpo a um público bêbado, conforme a ordem do rei Assuero. Sua recusa provoca uma crise nacional. Leia Ester 1:17.
O Resultado. Vasti fez o que era certo com grande perda pessoal para si mesma. Ela perdeu sua posição como rainha.


Existe também a história de José e a esposa de seu senhor.

O Ambiente (Gênesis 39) "Logrou José mercê perente ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha" (verso 4)
O Problema. A esposa de Potifar cobiçou o belo José (Gênesis 39:10)
O Resultado. A esposa de Potifar disse mentirar sobre José que o fizeram ir para a prisão.

Uma rainha foi deposta por querer defender o que é direito. Outra rainha foi colocada em seu lugar para salvar o povo de Deus. O que isso nos mostra sobre a maneira como Deus age?


Alguns casais bíblicos uniram-se para fazer o mal; outros, uniram-se para fazer a vontade de Deus. E quanto a você? Que passos ou casais deveriam dar antes de compartilhar e agir sob o conselho de um cônjuge? Faça um alista e ore com seu cônjuge para que Deus os ajude a se manterem mutuamente no caminho da justiça e que vocês se esforcem para jamais ser a causa da queda um do outro.



Unidos para o Mal

Acabe e Jezabel (I Reis 16:31; I Reis 18:4; I Reis 18:17; I Reis 19:1 e 2)
Ananias e Safira (Atos 5:1; Atos 5:2; Atos 5:3-5; Atos 5:7-10)

Unidos para o Bem

Áquila e Priscila (Atos 18:2 e 3; Atos 18:18; Atos 18:24; Romanos 16:3 e 4)
José e Maria (Lucas 1:26-56; Matues 1:18-25; Lucas 2:7)



Se você pensa em testemunhar como uma atividade para fazer sozinho, pense nos casais que estudamos. Pense na influência combinada exercida por cada casal. Seus atos influenciaram outros para o bem ou para o mal. E as histórias deles nos falam ainda hoje.


Estudos da Escola Sabatina - Apontamentos - Abril/Julho 2001


A paz de Cristo.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial