O que há de interessante neste dia

segunda-feira, outubro 31, 2005

O PAI DA VERDADE E O PAI DA MENTIRA

Não dirás falso testemunho contra o
teu próximo. Êxodo 20:16



Algumas religiões ensinam que o pecado tem um propósito. Mesmo alguns cristãos tentam justificar sua existência. Uma seita cristã afirmou que Deus precisava que Adão e Eva pecassem a fim de que Ele pudesse mostrar-lhes suas limitações. Outros vêem o pecado como um dispositivo de teste de Deus.

Mas não houve nenhuma razão para a existência do pecado.
Deus nunca pretendeu que ele existisse (O Desejado de todas as Nações, pág. 22).

Alguns citam Provérbios 22:6, crendo que se criarem os filhos corretamente, sua descendência não abandonará a igreja e seus ensinos.

Mas esses pais esquecem que, embora Deus haja provido um ambiente perfeito para Lúcifer, este falhou com Deus. O anjo que permanecia na presença de Deus escolheu rebelar-se, escolheu rejeitar tudo o que Deus era.

Deus sempre procurou um amor não forçado, mas o amor dado livremente pode também ser retirado livremente. Os seres com livre-arbítrio podem decidir reter o amor e mesmo centrá-lo em si mesmos.

No universo caído, a verdade é como as coisas são, e a maneira como as coisas deveriam ser na Terra, se o pecado não existisse. Visto que a verdade reflete o Deus que a criou, a verdade é, em última instância, o próprio Deus.

O Novo Testamento freqüentemente compara a verdade a Jesus Cristo. Quando os cristãos procuram a verdade, não estão apenas procurando um corpo de fatos e declarações, mas a Pessoa que está por trás deles. Jesus veio representar a Deus e a realidade que Ele e o Pai criaram antes da entrada do pecado.

Uma mentira é uma distorção deliberada ou uma falsa representação da verdade. Tenta distorcer a realidade. Na árvore do conhecimento do bem e do mal, Satanás distorceu tanto Deus como os seres humanos. Ele suscitou perguntas perturbadoras sobre Deus e esforçou-se para convencer Adão e Eva de que eram mais do que realmente eram - que podiam tornar-se como o próprio Deus (Gênesis 3:1-7).

Satanás ainda alega que Deus é um tirano e que os seres humanos são imortais, com qualidades divinas escondidas em si mesmos. A mentira de Satanás enganou muitos no próprio Céu, e ele tem a maioria dos seres humanos como seus escravos.


As mentiras são tentadoras porque parecem transformar o mundo para ser como queremos.

No princípio, Jesus e Lúcifer estavam unidos na obra de Deus. Mas Jesus e Lúcifer foram separados para sempre quando Lúcifer se rebelou. Jesus continuou sendo o caminho eterno, a verdade e a vida (João 14:6). Satanás se tornou o "pai da mentira" (João 8:44). De fato, uma das histórias Bíblicas mais antigas sobre Satanás mostra como
ele é mentiroso.

Veja Gênesis 2:8,9,15-17:

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:8-9

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:15-17


Deus criou um mundo bom. E disse ao homem: "Não coma desta árvore. Se comeres, morrerás".

Desde o começo da Bíblia, a diferença entre a verdade e a mentira fica muito clara.


O pai da mentira passou a sua habilidade pervertida aos seus seguidores, tentando até mesmo os profetas a mentir: "Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei" (Jeremias 23:25).

A mentira é considerada tão destrutiva por Deus que a incluiu entre os Dez Mandamentos, juntamente com as advertências contra o adultério e o assassinato (Êxodo 20:16). Satanás é mentiroso, assassino e deturpador.

Em outras palavras, Deus Se importa não só com o que fazemos, mas também com o que dizemos.

Dê alguns exemplos da Bíblia sobre o que acontece quando uma pessoa mente. Dê alguns exemplos modernos dos resultados da mentira. Por que os não cristãos consideram a mentira um mal terrível?

O que estes versos dizem sobre a verdade?
Provérbios 16:6
João 17:19
II Tessalonicenses 2:12

O que Jesus queria dizer quando disse: E [vocês] conhecerão a verdade, e a verdade os libertará? (João 8:32, NVI). Como a verdade nos liberta? Conte alguns exemplos úteis de sua própria vida sobre o que este verso significa.


Escola Sabatina - Apontamentos - Abril/Junho 2001

A paz de Cristo.




















0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial