O que há de interessante neste dia

terça-feira, novembro 01, 2005

CUIDANDO DE SEUS PENSAMENTOS

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isto o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei;

e o Deus de paz será convosco. Filipenses 4:4-9



Todos os dias enfrentamos muitas provações e algumas delas parecem estar massacrando nossa mente. Somos mastigados pelas tentações. E perdemos o controle.

Como podemos mudar esse quadro?

Precisamos avaliar todos os nossos pensamentos pelos parâmetros de Filipenses 4:8. Estes parâmetros são testes, nos quais devemos avaliar todo e qualquer pensamento que tivermos. O pensamento deve passar por todas as argolas descritas no versículo 8. Precisamos decorar este versículo e criar o costume de avaliar os nossos pensamentos por ele.

Se você pensa o que é bom, você faz o que é bom.

Como diz a Bíblia, do bom tesouro do coração o homem tira coisas boas. Do mau tesouro vem coisas más. E Satanás usa "iscas" para nos pegar.

Assim sendo, em cada pensamento que você tiver, você pode fazer a seguinte avaliação:

O pensamento é verdadeiro?
O pensamento é amável?
O pensamento é respeitável?
O pensamento é de boa fama?
O pensamento é justo?
O pensamento é de virtude?
O pensamento é puro?
O pensamento é louvável?

Se o pensamento não é amável, não detenha teus pensamentos nisto! Porque você está se auto-programando para fazer o que não é amável. E nosso coração pecaminoso leva sempre as coisas para o lado ruim.

Passamos, na verdade, por três situações distintas com nossos pensamentos quando os mesmos são submetidos ao teste de Filipenses 4:8

Situação #1
Seus pensamentos são bons e passam no teste

- Concordar com Deus referente aos pensamentos que são aprovados
- É verdadeiro. É justo. É puro. É amável. Então, agradeça a Deus. "Deus, obrigado, você está certo."
- Deus está certo
- Este pensamento é aceitável
- Agradecer e continuar a pensar


Situação #2
Seus pensamentos não são bons e não passam no teste

- Concordar com Deus referente aos pensamentos que não passam no teste
- Deus está certo
- Este pensamento está errado. "Deus, tire este pensamento da minha cabeça, me ajuda!"
- Peça para Deus tirar este pensamento
- "Mente vazia, oficina de Satanás". Ocupe sua mente com pensamentos bons. Cultive-os!
- Agradeça a Deus

Às vezes, temos pensamentos que sempre voltam à baila em nossa mente. Vez ou outra, sempre pensamos as mesmas coisas erradas. Trata-se de uma crise. Uma crise é uma repetição de um mesmo pensamento. É um pensamento plantado e sempre trazido à mente.
Se o pensamento não passa no teste, corte o pensamento repetitivo. Peça a ajuda de Deus para tirar o pensamento ruim de sua cabeça.

Situação #3 (Crise)
Seus pensamentos não passam no teste e sempre se repetem

- Concordar com Deus refente aos pensamentos que não passam no teste
- Deus está certo
- Este pensamento é errado
- Pedir para tirar o pensamento
- É uma crise. O chefe briga com você, você desconta na esposa ou nos outros. São sintomas. Ou você fica com preocupações demais na cabeça e não consegue dormir à noite. Entra em parafuso.
- "Deus, preciso mudar esse pensamento"
- Agradeça a Deus

Alguns dos sintomas de uma crise: Não oramos. Murmuramos sem parar. Não damos atenção às pessoas que nos cercam. No momento de uma crise, devemos nos lembrar do que nos diz I Tessalonicenses 5:18.

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Devemos substituir estes sintomas por gratidão. Podemos fazer uma lista de coisas a agradecer quando temos este pensamentos errados em nossa mente. Se você atravessou uma crise com o marido e o filho, agradeça todas as coisas boas que o filho e o marido fizeram de bom. Tente eliminar as coisas negativas da mente e preenchê-la com as positivas.

Mas como podemos desenvolver isto em nós?

Tenha persistência. Pratique!!

Filipenses 4:9 nos diz:

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei;
e o Deus de paz será convosco
.


O segredo aqui é: Praticai. E isto é treino.

Algumas pessoas as vezes tentam retirar estes pensamentos com uma oração forte. Dizem que isto ajuda a eliminar estes pensamentos ruins. Procuram o pastor ou uma pessoa que ouviram dizer tem uma oração bem forte.

Como orar mais forte? Gritar com Deus? Falar mais baixo? Ficar mais manhoso? Outras dizem: "Tá amarrado em nome de Jesus!"

A pessoa faz uma oração como esta. Se levanta. Antes de chegar na porta, o pensamento volta à sua mente. E Satanás ainda pode dizer: "Acho que a sua oração não foi tão forte assim, não." Daí as pessoas procuram o pastor, pedem uma oração forte. Saem de sua presença. O pensamento retorna a suas mentes.

Quantos sabem andar de bibicleta?
Quantos sabem dirigir um carro?

Digamos que você resolve trocar o pneu. Você faz o pneu ficar reto e não mexe no seu volante pra impedir que ele desalinhe na pista. Quanto tempo leva pra você bater com o carro se fizer isto?

Quando você está dirigindo, você tenta manter o carro no meio da pista. Se a pista tiver alguns problemas de recapamento, você precisa tocar no volante mais a direita ou mais a esquerda para permancer com o seu carro no centro da pista. A prática nisto faz com que você execute esta tarefa de maneira automática. Seu cérebro envia a informação para suas mãos, que fazem o balanceamento no volante de maneira automática.

Você não conversa com alguns amigos enquantos eles dirigem e eles não parecem mais atentos à conversa do que á pista? A prática o faz melhor. Ele é um excelente motorista. Mantém o carro no meio da pista como um piloto automático. Se o carro sai um popuco da linha, ele já compensa com a mente. E esse processo é contínuo enquanto ele dirige. Não pára de fazer.

Os motoristas conseguem isto com prática. Do mesmo modo temos que agir com nossos pensamentos ruins. Com prática e treino devemos afástá-los e nossa mente. Às vezes, a esposa demora a chegar e você começa a se preocupar com ela. Pensa besteiras. 'Aconteceu alguma coisa?' Você pode reprimir conversando com Deus. "Deus, não é verdade. Não tenho a informação. Tire isto do meu pensamento'.

Isto é um processo. O apóstolo Paulo diz: Pratique. Você avalia seus pensamentos, concorda com Deus, e realinha-os na direção correta. Esse é o segredo da felicidade com seus pensamentos.

Por fim, o versículo termina com uma das maiores alegrias. O que nos traz paz.

Promessas de Deus para você
- Perto está o Senhor.
- O Deus da paz será convosco.
- E a paz de Deus, que execede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus

- Igreja Tabernáculo Batista - Pregação de Domingo (30/10/2005)



A paz de Cristo.












0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial