O que há de interessante neste dia

sexta-feira, novembro 04, 2005

ESPOSAS COMO CONSELHEIRAS

A casa e a fazenda são a herança dos pais,
mas do Senhor vem a mulher prudente. Provérbios 19:14


As mulheres sempre tiveram e continuarão a ter papéis importantes na obra e Deus até o fim dos tempos. Muitas das mulheres descritas na Bíblia tiveram mais do que uma função doméstica. Elas foram conselheiras espirituais e políticas.

Uma esposa pode relacionar-se de muitas maneiras diferentes com seu marido, em nível espiritual. Entender as muitas maneiras (boas e más) como o povo de Deus pode relacionar-se com Cristo nos ajuda a crescer mais e mais espiritualmente.

O mundo antigo estava dividido nitidamente de acordo com o sexo. Os homens normalmente se encarregavam do mundo exterior, e as mulheres administravam a esfera do lar. O lar exigia muito trabalho e habilidade técnicas. As mulheres e meninas de uma família cuidavam das crianças, cultivavam e cozinhavam o alimento, teciam e costuravam as roupas, supervisionavam os servos e freqüentemente operavam as indústrias domésticas.

As muitas facetas da vida de uma mulher estão retratadas em Provérbios 31:10-31. Os homens e as mulheres trabalhavam próximos uns dos outros em um mundo rude e severo. Provérbios 31:11, 12 e 26 nos conta que as esposas podiam ser conselheiras importantíssimas para seu marido.


Bons Conselhos Seguidos - I Samuel 25:23 e 25; Ester 8:3-6

O rei Assuero como o rei Davi tiveram conselhos de grande importância, dados por duas mulheres muito perspicazes, prudentes e corajosas, Ester e Abigail, cujas histórias foram consideradas suficientemente importantes para serem colocadas no cânon. Ester arriscou sua posição como rainha, dando início aos eventos que preparam o caminho para o conselho que deu ao rei; por contraste, em resultado do conselho que Abigail deu, Davi acabou escolhendo-a como esposa.

Estas duas histórias referem-se a homens que não agiram com sabedoria. Ao contrário, permitiram que a cobiça, a inveja e a ira governassem suas ações. Elas também mostram mulheres que foram ativas para evitar os maus resultados que poderiam te surgido por causa desses homens.


O livro de Ester retrata Assuero como um homem de vontade fraca, agindo sem pensar e sob a influência dos que o cercavam. Por este motivo, ele aprova um decreto que mergulha seu reino em uma guerra civil. Apesar do fato de que ele anteriomente havia baixado uma lei dizendo que as mulheres deviam obedecer aos seus maridos, sua esposa, a rainha Ester, lhe diz o que deve fazer para salvar o império do caos.

Quando Davi fugiu de Saul, ofereceu ao povo, especialmene aos proprietários ricos, proteção contra os saqueadores e bandidos em troca de apoio material. Nabal, cujo nome em hebraico significa "tolo", recusou o oferecimento de Davi, insultando-o e referindo-se a ele como nada mais que um escravo fugitivo (I Samuel 25:10). Davi jurou fazer dele um exemplo para que outros proprietários ricos não o imitassem. Quando Abigail, a esposa de Nabal, teve conhecimento da ameaça, determinou-se a desativar a crise.

Primeiro, ela empregou um humor suave, referindo-se ao significado do nome de Nabal (verso 25). Então, ela indicou que Deus estava com Davi e até agora o havia protegido de ações que poderiam levá-lo à culpa de sangue contra Nabal ou contra qualquer outro (verso 26). Ele devia, ela sugeriu brandamente, deixar que o Senhor travasse suas batalhas(versos 28-30). Se Davi fizesse isso, não sofreria pesar ou culpa por causa de atos
impensados (verso 31).



Bons Conselhos Ignorados - Ester 6:13; Mateus 27:19


Se Hamâ tivesse ouvido as palavras de sua esposa, provavelmente teria escapado da morte inesperada e vergonhosa:"Então, os seus sábios e Zeres, sua mulher, lhe disseram: 'Se Mordecai, perante o qual já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele; antes, certamente, cairás diante dele" (Ester 6:13).

Qual foi o conselho de Zeres a Hamã? Ester 6:13

A meta de muitos governadores romanos era enriquecer durante seu período de serviço e, depois, aposentar-se com luxo. Muitos deles extorquiam e defraudavam o povo que govenavam. A Palestina era uma província difícil de governar, e alguns governadores não sobreviveram o suficente para fazer fortuna. Pilatos estava com dificuldades desde que chegou. O povo havia se sublevado e o denunciara ao imperador. Se tivesse mais problemas, Roma poderia substituí-lo, encerrando a sua oportunidade de enriquecer. Os líderes judaicos conheciam o interesse de Pilatos de enriquecer e o poder que tinham sobre ele quando ameaçaram relatar que ele não era amigo do imperador. Nem o fato de reconhecera inocência de Cristo e nem o apelo de sua esposa puderam superar sua ambição.


Pilatos também devia ter seguido o conselho de sua esposa. Leia Mateus 27:19.


Mau Conselho Ignorado - Ao Menos por um tempo


Casada primeiramente com seu tio Herodes Filipe (referido simplesmente como Filipe em Mateus 14:3; Lucas 3:1), Herodias, mais tarde, apaixonou-se por seu meio-irmão, Herodes Antipas. Quando Antipas divorciou-se de sua esposa, a filha do rei nabateu, Aretas, não tinha idéia do preço que teria de pagar por Herodias. Primeiro, Aretas vingou-se atacando e ocupando parte do reino de Antipas. Depois, quando João Batista se ôpos à relação, Herodias jurou vingança. Embora não gostasse das críticas do profeta, Antipas respeitava João. Mas, estando bêbado durante uma festa, Herodias usou sua filha para conseguir a morte de João. Ninguém na festa teve a coragem de opor-se ao pedido, e Antipas tinha por muito tempo dado ouvidos à sua esposa. Pelo resto da sua vida, ele sofreu de remorso e terror.



Mau Conselho Seguido - Gênesis 3:6; 16:1-2

O relacionamento entre marido e esposa nem sempre significa que um dará ao outro um bom conselho. A famosa história de Adão e Eva não deixa dúvidas sobre a culpa dos dois. Da mesma forma, tanto Abrão como Sarai pecaram quando Abrão tomou Hagar como esposa por causa do mau conselho de Sarai. A lição é clara: As pessoas que influenciam outras a pecar também estão pecando.


Nenhuma história moderna pode se comparar à história do primeiro triângulo amoroso - o rico e poderoso Abraão, a bela mas estéril Sara, e uma serva egípcia. Os personagens fortes, o enredo interessante, o ambiente oriental, o plano e, então, o fracasso, tudo estimula nossa imaginação. A história começou milhares de anos atrás, com o conselho errado de uma esposa. Leia Gênesis 16:2

Normalmente, quando pecamos uma vez, estamos no caminho de pecar duas vezes. Um pecado leva a outro, até quepecamos muitas vezes. Foi o que aconteceu com Eva. O primeiro erro de Eva foi afastar-se do lado de seu marido. Em seguida, se aproximou da árvore da qual Deus havia dito que se afastassem. Então, ouviu a serpente.Ela se atreveu a duvidar das palavras de Deus sobre não comer do fruto proibido. Eva, confiante no próprio julgamento e em sua visão, em lugar da clara ordem de Deus, comeu da árvore.

Tanto Eva como Sara confiaram nos sentimentos em vez de na clara ordem do Senhor. Por que é tão fácil cometermos o mesmo engano? Como podemos aprender a confiar em Deus e não depender dos sentimentos?


Leia Provérbios 19:14. O casamento foi instituído por Deus. Nosso Pai amoroso fez Eva a companheira perfeita para Adão. Mas, para os homens de hoje, a escolha não é tão simples quanto foi para Adão. Leia Provérbios 18:22.Note que Salomão usa a palavra 'acha'. As mulheres certamente são uma bênção do Senhor, mas, para receber esta
bênção do Senhor, os homens precisam procurar uma boa mulher.

Mas achar uma boa mulher pode não ser o problema.

O que o homem precisa fazer para ser compatível com uma mulher justa?

Leia Provérbios 11:22. O que Salomão diz sobre julgar somente as aparências? Isto se aplica só às mulheres?
Que características o cristão deve procurar em uma companheira?


Estudos da Escola Sabatina - Apontamentos - Abril/Junho 2001



A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial