O que há de interessante neste dia

segunda-feira, janeiro 16, 2006

UM BOM NOME

Vale mais um bom nome do que as muitas riquezas;
e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. Provérbios 22:1

Qual o significado do seu nome?

Qual o significado do nome de seu filho? Da sua filha?

Você sabe?


O povo judeu geralmente possuía o costume de atribuir nomes que estavam associados
aos acontecimentos que marcavam as suas vidas no momento do nascimento de seus
filhos. Raquel se alegrou ao ver nascer seu primeiro filho e chamou-o de José, dizendo:
"O SENHOR me acrescente outro filho" (Gênesis 30:23-24).

Ana, esposa de Elcana, ao conceber após muitos anos, deu a seu filho o nome de Samuel,
porque dizia "O tenho pedido ao SENHOR" (I Samuel 1:20).

Da mesma maneira que os nomes podiam representar a alegria, eles podiam também representar
momentos de aflição e angústia vividos.

A mulher de Finéias, filho de Eli, ao tomar conhecimento da morte de seu esposo e
de seu sogro, ao nascer-lhe o menino, chamou-o de Icabode, dizendo: De Israel se
foi a glória!! (I Samuel 4:19-21).


Vemos assim que o nome é algo importante a ser associado em nossas vidas.

Meu filho se chama Matheus. Seu significado é "Dádiva de Deus". E consideramos o nascimento
de nosso filho realmente uma dádiva do SENHOR em nossas vidas. Expliquei ao meu filho o
significado de seu nome, que Mateus era o nome também de um dos discípulos de Jesus Cristo.


Meu nome é Manoel Leonardo.


O mesmo nome de meu avô. Porque meu pai decidiu-me dar o mesmo nome que meu avô, não sei,
mas acredito que meu avô deveria ser alguém muito importante na vida de meu pai, e alguém a
quem amava.

Assim, o mesmo amor que meu pai nutriu por seu avô, repassou-o a mim, através da propagação
de seu nome.

Manoel vem de Emanuel, que significa Deus Conosco.

Leonardo vem do alemão, e significa Leão.

Os dois nomes nomes podem fazer uma referência explícita a Jesus Cristo. Emanuel, Deus conosco,
Leão, Leão de Judá.

Mas nem sempre chegamos a ser a força e a representação exata do que nossos nomes retratam
para nossas vidas. Muitas vezes, nos afastamos para muito, muito longe do significado de nossos
nomes. Seja para os bons significados, seja para o maus significados, como seres humanos temos
a capacidade de espelhar a contrariedade do gênero humano no mundo, e a marca do pecado.

Mas alguns de nós podem ter a capacidade de dar pleno sentido aos nossos nomes em nossas vidas, da maneira correta ou da maneira errada, como o fez Nabal com Davi (I Samuel 25:2-32).

Nabal pode ser traduzido como "Tolo".

Nossos nomes podem dizer muita coisas acerca de nossas vidas. E muitos de nós podem passar anos
tentando fugir de seus significados ou dar pleno sentido a eles.

Mas escolher um bom nome não é o mais importante.

Se o seu nome tem um sentido pejorativo, um significado que não parece soar agradável, talvez
seus pais tenham achado o som do nome agradável.

Quantos casais nos dias de hoje se preocupam em saber o significado do nome que dão aos seus
filhos?

E quantos filhos podem se virar para seus pais com a pergunta:

"Pai, por que meu nome é Mateus?"

E quantos pais tem a capacidade de contar toda a história? E responder a pergunta?


Ao refletir sobre estas coisas, lembre-se de Deus em sua vida, do reflexo que devemos ser
para Jesus Cristo, sempre tentando imitá-lo, tentando espelhá-lo a outros. Como devemos
refleti-lo em nosso dia à dia.

E como Deus se reflete através de nós, utilizando nossas qualidades, nossos atributos.

Quem sabe, até mesmo, o bom significado atribuído a nossas vidas.



A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial