O que há de interessante neste dia

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

ATITUDES QUE FACILITAM O NOSSO RELACIONAMENTO


vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em

verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:22b - 24

EVANGELISMO

Mudanças de valores

Se na célula, os princípios estudados não forem bem entendidos, as pessoas terão enorme dificuldade em mudar os seus valores.

E se as pessoas não mudarem os seus valores, dificilmente darão bom testemunho de Cristo.

É preferível colocar com toda a clareza apenas dois ou três princípios, do que passar dezenas deles sem que as pessoas os entendam. É por esta razão que Jesus contava histórias, das quais ninguém jamais se esquecia. Nelas, estavam os princípios que ele queria que fossem vividos na prática:

1. Ouça com atenção o que está sendo dito.
2 .Procure entender o que se diz.
3. Memorize o essencial, ou a estrutura.
4. Coloque logo em prática os princípios.

Só assim haverá mudança de valores para melhor.

"Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti." Salmo 119:11.


EDIFICAÇÃO

Atitudes que facilitam o nosso relacionamento

Efésios 4:17-29

Introdução

Cada um de nós veio de um ambiente diferente. Alguns foram criados sem nenhuma educação cristã. Tinham uma religião, mas a palavra de Deus era totalmente desconhecida, outros, vieram de lares cristãos e trazem alguma bagagem sobre os princípios da Bíblia.Enfim, todos precisamos conviver em casa, na igreja, na sociedade e no trabalho. E dessa convivência correta é que surgem as bênçãos, com dito no Domingo passado. Veremos alguns conselhos da parte de Deus que nos ajudarão a construir relacionamentos sólidos e bíblicos.

I – Abandone a velha natureza – v. 17-24

Nós sabemos que antes de Cristo era pura ignorância quanto ao falar, sentir e pensar. O agir era todo errado. A mente era só escuridão porque não conheciam a luz que é Jesus.Paulo diz que éramos ignorantes e teimosos. Haviam perdido a vergonha e andavam cheios de vícios sem nenhum controle fazendo todo o tipo de coisas indecentes.

A Bíblia pede que abandonemos estas coisas que tanto atrapalham as nossas relações. Este modo de vida vai também destruindo a pessoa. "Vistam-se com a nova natureza criada por Deus." Esta nova natureza pareceu-se com Deus. Isto é atitude que cada um de nós deve tomar.


II – Pare de mentir- v.25-27

Na velha natureza mentir e não mentir era tudo a mesma coisa. Agora não, porque Jesus deixou claro que o Pai da mentira é o Diabo. O mentiroso está a serviço do príncipe das trevas. E nestas trevas se manifesta por meio da mentira. João 8:44. Não deixe que o Diabo use a sua boca para mentir. Ela deve ser usada para falar das grandezas e maravilhas do Senhor.

Um dos grandes males nos relacionamentos é a mentira. Ela cria um tremendo desgaste nas relações entre cônjuges, família, trabalho, etc.

É difícil dizer a verdade? Pode ser difícil mas é uma ordem de Deus para nós. E ordem não se discute; se cumpre.

O bom relacionamento depende de sinceridade.


III – Não fique com raiva por muito tempo – v.26-27

Deus nos dá o direito de ficarmos com raiva. Mas não nos dá o direito de permanecermos raivosos
por mais de um dia.

Pode haver um motivo justo que nos leve à uma atitude assim. Porém, o que Deus quer nos ensinar é que a raiva deve ser contida. Se continuar, a minha vida será uma amargura e isto afetará todo o meu relacionamento.

A minha ira contínua afastará as pessoas de mim.

Noutra tradução diz que "não se ponha o sol sobre a vossa ira".

Se permanecer irado será tentado a pensar, dizer e até cometer atos de pura loucura. Há pessoas que estão sempre iradas com tudo e com todos. Isto é uma doença e falta de domínio próprio. No estudo passado lemos que nós só vamos vencê-lo com o bem. Rm 12:21.

IV – Não furte mais – v.28

Todos estes hábitos não faziam diferença no passado. Todos roubam, dizem alguns. Mas agora é Deus quem pede que paremos com este tipo de comportamento que não condiz com a nova vida em Cristo. Isto é um problema nos relacionamentos familiares, empresariais e até na Igreja.

Houve a reclamação de um senhor que não podia deixar a carteira com dinheiro em casa, porque a esposa e os filhos, o levavam logo que ele dormisse. Então a esposa se queixou: Mas ele não dá nada para ninguém. É muito pão duro.

Veja lá como é que você está procedendo! Como será o relacionamento de um ladrão?


V – Não diga palavras sujas – v.29

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra suja. Ou, não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé..."

Geralmente este vocabulário baixo vem na hora da ira, da raiva. Isto só entristece o Espírito Santo de Deus que está em nós. É o Espírito Santo é a garantia de que Deus está em nós.

O conselho de Deus é que abandonemos toda a raiva, ira, gritaria. Nada de insultos e maldades. Geralmente o raivoso grita e perde completamente o equilíbrio. Que vergonha, os relacionamentos se constróem na base de uma palavra serena, tranqüila e segura.


Conclusão:

Temos que crescer sempre. Não há limites para isto, uma vez que o nosso alvo é o Senhor Jesus Cristo.Mas não se desanime, Deus olha para você como um filhinho que vai crescer, tem futuro e o objeto principal do seu grande amor.

Evite aquelas coisas que atrapalham o seu bom relacionamento. Vale a pena.

Discussão em grupo
Você comete algumas destas falhas no seu relacionamento?

Compartilhando 2 a 2
Precisa de alguma ajuda para melhorar?


IBR On-line -> Estudo da Semana

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial