O que há de interessante neste dia

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

PERDOAR PARA SER PERDOADO

E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus,

inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre

vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos

mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher,

onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno;

vai-te, e não peques mais. João 8:2-11



Introdução

O pecado dos outros é sempre um dilema para nós, como o foi para Jesus, neste caso.

Se Jesus desse a permissão para que a mulher fosse apedrejada até a morte, ele jamais seria
considerado amigo dos pecadores por não ter exercido amor e nem tido misericórdia.

Se ordenasse a morte dela, Jesus estaria contrariando o poder romano que dominava Israel e só este governo poderia determinar tal sentença.

Ele teria sido considerado como criminoso, se desse essa ordem, mesmo que na lei dizia que os adúlteros deveriam ser apedrejado até a morte. "Se um homem cometer adultério com a mulher de outro, ele e a mulher deverão ser mortos." (Levíticos 20:10)

Mas Israel vivia debaixo do poder Romano.Se a perdoasse imediatamente ele estaria indo contra a lei de Moisés; que era o apedrejamento, e também encorajaria o pecado do adultério.Esta era uma grande armadilha que os escribas e fariseus haviam preparado para pegar Jesus, e depois condená-lo.


I. Tenha paciência com as faltas alheias

"Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se começou a escrever no chão com o dedo." v. 5 e 6

A impressão que se tem, é que Jesus desejava ganhar um pouco de tempo, ter paciência e levá-los à reflexão.

Aquela não era hora para decisão precipitada, que sempre revela imaturidade. E com a impaciência, podemos cometer muitas injustiças.Jesus e o Pai devem ter confabulado (discutido) sobre o caso. E como Jesus demorava em dar uma resposta, eles insistiam em perguntar-lhe.

Há uma sugestão de que Jesus se demorava por estar escrevendo no chão uma relação dos pecados dos escribas e fariseus que tanta pressa tinham em acusá-la. No grego, a palavra usada para escrever é "graphein"; mas aqui a palavra é "Katagraphein", o que significa escrever um relatório contra alguém. Um dos significados deste prefixo "kata", é contra.

Então, conclui-se que o tempo gasto por Jesus foi usado para escrever um relatório dos pecados daqueles homens. Jesus então concorda com eles, mas com uma condição. O primeiro a atirar a pedra deveria estar sem pecado algum. Sem pecado aqui, é "anamaetêtos" o que significa não apenas sem pecado, mas sem qualquer desejo pecaminoso.

Na realidade o que Jesus queria dizer era o seguinte: Sim, vocês podem apedrejá-la mas somente se nunca na vida desejaram fazer a mesma coisa também. Deve ter havido um silêncio total naquela hora. "E tornando a inclinar-se, escrevia na terra." v. 8.

Foi neste ponto que todos caíram em si, e perceberam que não se pode ser leviano com os pecados alheios.
Muita paciência, oração e amor. Tudo passará mas o amor é eterno, como Deus o nosso Pai. A começar pelos mais velhos, diz o texto, um a um, todos se retiraram, ficando Jesus e a mulher supostamente pecadora, adúltera.



II. Deixe Jesus e o pecador se entenderem

Quem realmente entende de pecado e pecados é o Senhor Jesus.

Não foi assim que aconteceu?

Jesus e a mulher com seus pecados.

É um perigo quando temos alguma posição de autoridade na Igreja e não sabemos deixar os pecados dos outros com Jesus. Nós mesmos, corremos o risco de sermos como os escribas e fariseus.

Eles estavam usando da autoridade para censurar, criticar e condenar radicalmente. Quem exerce autoridade deve ter grande responsabilidade e paciência com os mais fracos. Eles pensavam que a autoridade lhes dava o direito de destruir os fracos e pecadores.

Pela função e o conhecimento da palavra de Deus, eles estavam ali para curar os pecadores e não destruí-los. Estes líderes, não olhavam para aquela mulher como um ser humano, pelo qual Cristo morreria.

Para eles, bastava envolver Jesus numa trama diabólica e seus desejos estariam satisfeitos. Quantas vezes envolvemos pessoas em negócios e tramas sujas, apenas para o nosso proveito. Pessoas têm nome, sentimentos, coração, erros, falhas, acertos, defeitos, mas também virtudes.


Conclusão

Jesus não concordou com o uso abusivo da autoridade dos escribas e fariseus.

Ele também não concordou com os pecados da mulher, como que estimulando o que é imoral. "Não julgueis para que não sejais julgados."(Mateus 7:1).

Foi este o procedimento do Mestre.

Teve paciência com ela e não a condenou porque ela já se sentia condena e humilhada. Será que era necessário mais ainda? Ninguém a condenou, mas não peques mais. Tenho sempre dito que Deus nos vê como os pais que têm filhos de várias idades.Todos são filhos, mas precisam crescer a fim de se tornarem adultos. Deus sabe que vamos errar, porém, isto faz parte do processo de amadurecimento.

Tenha paciência quando os outros errarem. Não use da sua autoridade para condená-los. Deixe o pecador a sós com Jesus; ele é bom e competente para resolver esses casos. "Portanto, aquele que pensa que está de pé, é melhor Ter cuidado para não cair." I Cor 10:12

Amém.

Discussão em grupo
De que forma podemos exercer a nossa paciência com as faltas alheias?

Dois a Dois
Como você tem procedido diante das falhas de alguém?



Igreja Batista Renascença - IBR On-line

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial