O que há de interessante neste dia

quinta-feira, março 30, 2006

TER HONESTIDADE

Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens. 2 Coríntios 8:21

A pessoa honesta anda em paz e segurança, mas a desonesta será desmarcada. Provérbios 10:9


Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. 1 Pedro 2:12


Há um costume arraigado entre algumas empresas de nosso país. Um costume que valoriza as pessoas por algo que elas acreditam ver em outras, por algo que as valoriza como um bom caráter e coisa digna de ser elogiada em suas vidas e digna de inspirar a confiança de chefias.

Esse costume tem a ver com empregar pessoas para um trabalho que sejam honestas.
Que possuam como marca de seu caráter ahonestidade.

Por buscar a honestidade nas pessoas, muitas vezes deixamos de olhar outras qualidades que podem ser essenciais para um emprego, um labor a ser realizado em conjunto com outras pessoas.

A honestidade é um bom ponto a observar nas pessoas que buscamos para trabalhar conosco.
Mas a honestidade de nada nos adiantará se a pessoa não possuir um mínimo de inteligência para realizar o trabalho para o qual a estamos contratando. A honestidade não nos valerá de nada se a pessoa que contratamos for intempestiva, tiver a mania de explodir quando algo não é feito da maneira que lhe agrada ou possuir além da sua honestidade algo em seu caráter que a afaste do objetivo principal para o qual foi contratada,
que é atender ao seu chamado, ao serviço para o qual foi contratada.

Meu labor me coloca em uma área onde necessito ensinar as pessoas a utilizar aplicativos, onde necessito treinar as pessoas para saberem lidar com as muitas telas de um sistema de computador, com as muitas tarefas a desempenhar com esta ferramenta de trabalho. Além de treinar as pessoas que efetuarão diariamente as rotinas em um aplicativo, preciso estar aqui para relembrar tudo a elas, caso elas se esqueçam de apertar o botão correto ou como realizar uma determinada rotina para imprimir o relatório gerencial que necessitam.

Para se trabalhar com um computador, é necessário um mínimo de inteligência na execução de rotinas repetitivas. Mas pode ocorrer o caso de você esquecer um dia ou outro como deve realizar aquela rotina complicada, que você executa no máximo uma vez a cada mês.

Na época de realizar matrículas, a rotina de como realizar o processo pode ser aprendida. Mas depois que o período de matrículas acaba, a pessoa que sabia tudo sobre como fazer este trabalho pode esquecer de como realizá-lo, do pequeno detalhe necessário para fazer o aluno ir para a turma correta. Um setor de financeiro
pode esquecer como realizar o procedimento de baixas de parcelas em um aplicativo financeiro porque,
por algum motivo, a pessoa responsável se esqueceu de como realiza este processo.

Nós todos somos humanos. E temos falhas.

A honestidade é uma boa qualidade para se parametrizar as pessoas. Mas a inteligênciana execução de algumas tarefas também o é, e premiamos as pessoas com um melhor salário por executar funções importantes, para os quais elas possuem a inteligência necessária para executar todos os procedimentos com um número mínimo de erros.

As pessoas se cercam de pessoas para realizar os mais diversos serviços. E as pessoas que podem cercar um chefe, um líder, podem possuir as características que aquele líder acredita que é necessário que todas elas possuam para realizar suas atividades.

Por isso, em muitas empresas, há líderes que escolhem pessoas honestas, mas "burras" para o trabalho com computadores. Elas funcionam melhor em trabalhos manuais, podem aprender uma rotina de trabalho, mas com certa freqüência terão que ser relembradas sobre o procedimento que aprenderam, o que faz com que alguém com mais inteligência e paciência sacrifique seu tempo treinando a pessoa vezes sem conta e relembrando as coisas que elas já deveriam saber para realizar seu trabalho, que é uma rotina.

Isso premiará uma pessoa por sua inteligência e a manterá em seu emprego. O que isto causa, no entanto, é a falta de eficiência no trabalho, que não cresce porque a pessoa não tem a inteligência necessária para fazê-la caminhar com as próprias pernas e exigir melhorias.

Há empresas assim. Passei por diversas empresas com a mentalidade da honestidade em seu seio. As solicitações de melhoria de rotinas nos aplicativos e sistemas são mínimas nesses lugares, porque as pessoas mal dão conta de realizar o serviço diário que possuem e esquecem com muita freqüência o que devem realizar diariamente.
A empresa perde gastando além da conta para manter pessoas em seus postos que rendem pouco, que produzem pouco, que são ineficientes e precisam aprender sempre.

A empresa perde dinheiro. Os aplicativos não se desenvolvem. Não se gasta dinheiro com novos equipamentos em informática. Não se investe em tecnologia. Tudo porque a visão da chefia principal é: trabalho com pessoas burras, mas honestas.

O ser honesto como cristão não é ser desprovido de inteligência para o trabalho na obra do Senhor ou
em qualquer empresa no mundo. A nossa honestidade não é somente "não roubar".

O "não roubar" é confudido como "honestidade" no Brasil pela maioria dos chefes e donos de empresa que além de perderem dinheiro com essa visão, cometem um mal maior com as pessoas que realmente trabalham em suas empresas e nunca são reconhecidas pelo grande serviço que prestam.

Para que você tenha uma pessoa burra e honesta trabalhando em lugares com a visão e mentalidade vistas acima, são necessárias pessoas que façam o trabalho de relembrar as atividades, de orientar, de ensinar, de reeducar, de ter paciência.

E geralmente em empresas, esse tipo de pessoas podem ser contadas nos dedos: um, duas, no máximo talvez cinco, uma em cada setor de uma empresa.

O ser honesto como cristão é ser verdadeiro na transmissão da Palavra de Deus para outras pessoas. Em seus gestos. Em sua maneira de viver. Em suas palavras. O ser honesto como cristão é acreditar na fé que os cristãos professam: Em Jesus, nosso Senhor, entre nossos irmãos na igreja e fora dela, com as pessoas com quem convivemos diariamente no trabalho.

A "honestidade" imaginada pelo mundo, o só "não roubar", gera acepção de pessoas, faz com que algumas pessoas sejam prestigiadas por sua inteligência e com que outras pessoas sejam taxadas de "burras", porque precisam ser ensinadas constantemente, porque não geram crescimento em seus setores nem melhorias profundas que possam ser elogiadas.

Faz com que os chefes gritem com seus subalternos, pedindo a eles coisas que os mesmos não tem capacidade de realizar, porque o chefe se cercou de pessoas "honestas" somente, sem avaliar uma qualidade importante como inteligência, como empenho no trabalho, comoa capacidade de aprender rotinas rapidamente, melhorá-las
e serem eficientes.

Gera inveja entre as pessoas que "sabem mais" nas outras que "sabem menos". Traz fofoca para o setor de trabalho, pode gerar intrigas. Causa um mal tão terrível na vida de pessoas que cada crente ao final de uma sexta-feira, pode voltar para casa e dizer: "Graças a Deus, SENHOR!! Mais uma semana!!! Amém!!"

Você vive em um país onde os chefes contratam pessoas "honestas".

Você vive em um país chamado Brasil, onde as pessoas com pouca inteligência são premiadas com cargos importantes sem a inteligência necessária para realmente tocar os projetos e trabalhos necessários para aquele cargo.

Você com certeza conhece um chefe que grita sem parar com seus comandados.
Você com certeza conhece pessoas que precisam ser ensinadas regularmente sobre as
rotinas de trabalho que devem desempenhar.

Nós sabemos que um líder se cerca de pessoas em quem confia.
Nós sabemos quem um líder se cerca de pessoas que acreditam que pensam como ele.

Orem por essas pessoas. Orem pelas pessoas que, independente de qualquer atributo, trabalham com você no mesmo emprego. Se acreditamos que Deus é conosco em todas as situações, devemos crer que também nessas situações Deus estará conosco, a todo momento.

E se esforcem para serem honestos não segundo o mundo.

Mas honestos segundo aquilo que Deus chama de honestidade.

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial