O que há de interessante neste dia

quinta-feira, julho 19, 2007

INTERPRETANDO O FIM




E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado,
e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.
Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.
Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias. Daniel 12:11-13


Entendendo a profecia


Sacrifício contínuo tirado -> Se trata da morte de Cristo. Os sacrifícios que os judeus faziam não seriam mais aceitos para perdoar pecados, porque Cristo morreu por todos os pecadores. Então, o sacrifício contínuo foi tirado.

Posta a abominação desoladora -> Para entender o que está sendo dito, você precisa ler partes do livro de Daniel. A profecia sobre o chifre pequeno, que fala arrogâncias contra Deus, vence os santos e se levanta até contra o príncipe dos príncipes, ou seja, o próprio Jesus Cristo. Esta profecia é descrita de três modos diferentes por Daniel. Ele vê o chifre pequeno duas vezes. Quando Deus repete algo duas vezes é porque isso é muito importante: Daniel 7:8; Daniel 7:20-22; Daniel 7:25-26. Daniel 8:11-14;

O chifre pequeno é um poder que nunca havia existido na terra: a união da igreja como estado. Quem promoveu esta união foi a igreja católica. Isso aconteceu entre os ano 300 e o ano 400 depois de Cristo. Para o entedimento de o porquê o chifre pequeno é a igreja católica você vai precisar ler as profecias de Daniel por inteiro, mas as passagens citadas já explicam o porque de ser este poder. O poder da igreja católica cresceu em todas as direções e ela perseguiu comunidades que adoravam a Deus de modo distinto ao dela. As histórias das perseguições da igreja católica estão em livros como o de John Fox, Os Mártires do Cristianismo e no livro o Rasto de sangue, de J. M. Carrol. O que pode ser dito sobre isto é um dos trechos mencionados de Daniel sobre este assunto:

E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os
santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei;
e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos,
e a metade de um tempo. Daniel 7:25


Para entender um tempo, tempos e metade de um tempo, leia Apocalipse 12:14 e Apocalipse 12:6. Por estes textos, você descobre que o período equivale a 1260 dias, ou seja, 1260 anos. Este foi exatamente o tempo que durou o domínio da Igreja Católica Romana sobre o mundo.

A Igreja Católica mudou os dias festivos e instituiu os seus. Mudou o calendário do mundo. Destruiu e perseguiu comunidades cristãs, com os anabatistas, os waldenses. Instituiu leis contrárias a Palavra de Deus, como o batismo infantil e o culto a imagens em clara desobediência ao que foi dito a Moisés de não adorar imagens. Criou as indulgências e se fez senhora dos céus e sobre Jesus Cristo.

Entendido este ponto, você pode entender o tempo final descrito: 1290 dias são 1290 anos. Some os 1290 anos ao ano 300 ou 400 e você terá aproximadamente os anos de 1590 e 1690. Exatamente nesta época, entre estes anos, começou a Reforma Protestante pelo direito de adorar a Deus segundo as Escrituras sagradas e exatamente neste tempo a era conhecida como Idade das Trevas chegou ao seu fim. O anjo diz que a partir de então, os homens teriam mais liberdade de adorar a Deus e ler Suas escrituras. Quem chega aos 1305 dias, ou seja, aproximadamente ao ano de 1705, terá ainda mais liberdade para adorar a Deus.

A descrição exata desses eventos pode ser vista no mapa acima.


Pelo mapa, você percebe que as pessoas que tentaram adorar a Deus lendo a Bíblia foram sufocadas e perseguidas ao longo da história. A cada geração um grupo tentou fazer isso, foi perseguido e buscou refúgio.
Apesar de esta história ser negada por muitos historiadores, apesar de somente parcelas das perseguições realizadas terem sobrevivido até chegar ao nosso conhecimento, não se pode negar este fato. As igrejas evangélicas e cristãs tem um compromisso de ensinar a verdade a seus membros e de registrar os fatos que foram ocultos pelo interesse da política dominante. De norte a sul de toda a Europa há relatos de perseguições sofridas. Até mesmos no século 21 estas perseguições ainda aconteceram.
E acontecem ainda hoje com cada cristão que se dispõe a pregar o evangelho.
A paz de Cristo.
Figura do mapa: retirada do site

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial