O que há de interessante neste dia

quarta-feira, julho 11, 2007

RINDO DE DEUS

Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela. Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos? (Gên. 17:15-17)


5. Qual foi a resposta de Abraão à promessa de Deus sobre um filho? Gn 17:15-17


6. Qual foi sua outra reação à promessa? Gn 17:18. Por que essa reação era natural, apesar das palavras claras de Deus?


Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti. (Gên. 17:18)

Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? (Gên. 18:12)
Foram os dias da vida de Abraão cento e setenta e cinco anos. (Gên. 25:7)

Tendo Sara vivido cento e vinte e sete anos, (Gên. 23:1)

Foram os dias de Isaque cento e oitenta anos. (Gên. 35:28)

Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. (Gên. 18:10)

Abraão viveu 175 anos (
Gn 25:7). Sara morreu com 127 anos de idade (Gn 23:1). Seu filho, Isaque, viveu até 180 (Gn 35:28). Proporcionalmente, seria como se hoje Abraão e Sara tivessem seus 50 e tantos anos quando lhes foi feita essa promessa outra vez. Não é de surpreender que o Abraão normalmente imperturbável tenha caído sobre seu rosto e rido quando Deus repetiu a promessa do filho que havia de nascer.

Pouco mais tarde, três visitantes divinos vieram a Abraão e, enquanto comiam o alimento que Sara havia preparado, um deles predisse que o filho prometido nasceria aproximadamente dentro de um ano (
Gn 18:10). Como as típicas mulheres beduínas, Sara estava longe da vista mas não a ponto de não ouvir. Por trás da entrada da tenda, ela riu para si mesma quando ouviu a predição (v. 12). Esse não foi um riso de alegria mas de descrença.

7. Embora Sara houvesse mentido em resposta à pergunta do Senhor, por que razão riu?
Gn 18:11 e 12

Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? (Gên. 18:11-12)

E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, (Rom. 4:19)


Em
Romanos 4:19,Paulo descreve o corpo de Sara como já estando "amortecido". Realmente, do ponto de vista puramente físico, ela já havia passado da idade de ter filhos. Quando questionada, ela tentou encobrir sua descrença com uma mentira. A mentira não resolveu, e a questão terminou com essa nota incômoda.

Quando nasceu o filho prometido, como Deus havia instruído, Abraão lhe deu o nome de Isaque, que significa "ele ri" (
Gn 17:19). A palavra Yitzhak significa "o que soa como um riso alto, explosivo". Sara acrescentou: "Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo" (Gn 21:6).

Respostas sugestivas: Pergunta 5: "A um homem de cem anos há de nascer um filho?" Pergunta 6: Sugeriu que Ismael fosse o herdeiro da promessa. A idade cobra seu preço. Pergunta 7: Não era lógico esperar ter filhos com noventa anos de idade.



Estudos da Escola Sabatina 2007 - Lição para AdultosNa Bonança e na tempestade - Lições de Casais do Antigo TestamentoLink para acesso: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2007.html


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial