O que há de interessante neste dia

sexta-feira, agosto 13, 2004

Problemas corriqueiros do dia-à-dia - II

Minha vizinha possuía em casa uma empregada. Tratava-se de uma garota que viramos crescer, que era filha de vizinha nossa e que, ao se mudar, deixou a filha como empregada para minha vizinha.

Às vezes acho engraçado como o brilha das estrelas cresce. Para nós, parece que se passou pouco tempo, mas aquelas crianças que andavam ao redor de nós com cinco, seis anos, parecem ter pressa de crescer. A maioria dos vizinhos que tivemos, morando nas casas ao redor que são alugadas e que tinham filhos hoje se encontram em outras residências. E suas crianças já são jovens e alguns até adultos.

Essa moça em questão é já uma jovem. Nas últimas duas semanas, sua patroa reclamara de suas constantes saídas. Intempestuosa, a jovem decidiu ir embora.

E isto acontece com muitos jovens, aos quais os adultos precisam ter discernimento em como tratar e agir. Eles costumam às vezes serem intempestuosos, respondões, alguns até mesmo brigüentos. E estão sempre com a razão.

Satanás também achava que tinha razão. E acha que tem até hoje. E não há idade que lembre
mais o comportamento do inimigo de Deus do que a dos jovens. Não é à toa que chamamos alguns de rebeldes. E alguns são rebeldes sem causa.

E quem nunca foi um jovem que atire a primeira pedra. Quem nunca foi adoslecente que tente fazer o mesmo. O comportamento pode ser comum a todos eles. Algumas vezes eles levantam com o pé esquerdo. E podem atirar para todos os lados.

Eu tenho uma esposa. E tenho para mim que ela se divide entre três personalidades: ela quer ser adulta, mas continuar a ser jovem, sem deixar de abandonar e esquecer que foi adolescente.

Parece confuso?? Mulheres são um mistério para todo e qualquer homem. Mas isto não é só comum à elas, acontece também com os homens.

É o que se dá em muitas de nossas vidas. Não esquecemos quem fomos, não mudamos, e relembramos a todo o momento.

Minha vizinha teve sorte com sua jovem empregada. Ela esteve com ela a ajudando por quase cinco anos. Até que a primeira tempestade surgiu no momento certo. Em minha casa, as tempestades costumam acontecer freqüentemente.

Em casa, uma empregada dura em média seis meses. A última até que durou um pouco mais do que isto, se não me engano. A atual já está atingindo a mesma marca.

Mas minha esposa já esta novamente 'aborrecente', citando uma colega minha, que já tem um filho adolescente. Os cristãos costumam chamá-los de 'aborrecentes'. O termo também pode ser aplicado para alguns jovens. A atual empregada já anda, como dizem alguns jovens, 'se achando'. E minha esposa já começou a ser a gata que gosta de arranhar freqüentemente.

Você já viu gatos se arranhando?? Acho que não. Mas o comportamento entre dois jovens que batem de frente pode ser acho que parecido.

Quando uma pessoa começa a te arranhar, a reação da outra pessoa pode ser a de um gato ou de um cachorro. Você pode latir e até querer morder, ou pode, como um gato, cair fora, porque 'acha' que é melhor que a outra pessoa.

Minha esposa tem encontrado muitos gatos ultimamente. E, se me recordo, uma vez esbarrou com um cachorrinho que quis brigar. Ano passado. Antes da empregada com mais longevidade na nossa casa chegar.

Para lidar com jovens é preciso paciência e, acreditem, certo crescimento espiritual. Não é que eles sejam difícieis. É que, para eles, nós somos de difícil compreensão. Eu brincava ontem com minha vizinha, perguntando a ela como tinha sido a explosão de sua empregada.

Ela respondeu entre sorrisos.

Algumas vezes eles querem ter razão. E forçam mesmo a barra. Minha esposa age ora como uma jovem, ora como uma adolescente. Ora me pergunto se ela varia para adulta ou se aquilo que estou vendo...

É mesmo minha esposa???

Enfim, reflexões em cima disto geram tratados, livros e acabam se tornando bem chatas.

Mas o que posso dizer é: Deus sempre está conosco. Então, ore por aqueles que permanecem, porque aqueles que continuam com você, por aqueles que estão em Cristo. Por aqueles que se foram. Ore para que, independente de como chegaram até Cristo, como adolescentes, como jovens, como adultos e até como crianças, permaneçam nele.

Dizemos que não sabemos se sua esposa continuará com você na vida eterna. Isto pode-se dizer talvez porque você entre como adulto, ela como adolescente ou jovem ou talvez criança. Como as personalidades são diferentes nas diferentes idades, você pode imaginar o trabalho do problema... Todos começamos como bêbes espirituais e depois vamos crescendo. Entenda que, quando você cresce, você deixa de ser bêbe e vai atingindo outra idade e... há quem demore a crescer...

Mas ore para que, independente da idade, cada um esteja em Cristo e acompanhado
por cristãos. Porque todos nós estamos debaixo de Cristo. E pertecemos a ele.

Bom fim de semana a todos.


By
Manoel Leonardo












0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial