O que há de interessante neste dia

sexta-feira, outubro 15, 2004

O que é a fé?

Em um artigo que fora a publicado semana passada, falava-se sobre religião e
sobre o que seria a fé. O texto dizia mais ou menos o seguinte:

"O conceito de Deus vai muito além do mundo racional da ciência. Na verdade, só podemos conhecer a Deus pela experiência mística. A fé não requer entendimento. A fé só precisa de pessoas fortes e confiantes. A fé é gerada pelo desconhecimento. O conhecimento que provém da fé, então não é conhecimento. É uma experiência mística. Por isto, tanto faz em que você creia, contanto que acredite em algo."

Ter fé é acreditar em algo.

Seu autor deixava claro como é sua compreensão acerca do que é a fé e de como ele
vê a fé. De como a entende.

Este tipo de coisa pode levar as pessoas a terem uma fé sem conteúdo. A Bíblia tem posição contrária a tudo o que está dito neste texto. Ela descreve algo totalmente diferente em nosso mundo. Quando Deus fala de fé, não fala da fé citada neste artigo, ou assim definida.

A fé na Bíblia possui também uma definição.

Isso é mundano. Isso é errado. Isso não é cristão.

Há pessoas que imaginam o amor. O amor na casa de Deus tem um sentindo e um significado. Mas há pessoas que sempre definem o amor como algo ligado a uma conotação sexual. E isto as leva a pensarem coisas pecaminosas.

O maior perigo disto não está no trajar externo, mas sim no que pensamos e no que pensamos sobre o amor, com coisas que vão transtornar a nossa vida.

Muitos dizem: 'Não, eu tive uma experiência fantástica!' ao participarem de algo na igreja. Uma coisa que outra pessoa achou normal. E estas pessoas passam a correr atrás destas experiências fantásticas em suas vidas. Se você as questionar perguntando o que sentiram, o que vivenciaram elas não sabem explicar.

Estas pessoas dizem então assim: 'Eu tive uma experiência que eu chamo de fé, mas é mística e eu não posso explicar.'

Isto é fé sem conteúdo.

Quando a fé é mística há adulteração e não é mais verdade.

Nós somos testados continuamente por Deus. Passamos por tribulações e a todo momento somos lembrados: 'Tende bom ânimo, eu venci o mundo.'

O teste de nossa fé tem a finalidade de nos fazer reconhecer o estado dela.

Nossa fé não é fé mística que não tem explicação.

Hebreus 11:6. Romanos 14:23.

Pecado é qualquer coisa que fazemos que não é de fé. Se quisermos ser autênticos
precisamos ter fé.

E fé sem hipocrisia - que não esconde o que está por baixo.

I Timóteo 1:5; II Timóteo 1:4-5

Há pessoas que tem vidas em categorias, porque não conseguem ver, entender…

Mas o que é fé?

Fé é uma palavra usada 756 vezes na Bíblia, no Antigo e no Novo Testamento.

A fé é aceitar a declaração de alguém. Porque se você vê, já não é mais fé. Nossa fé é assim definida e expressada.

Digamos que você está na igreja. Participa de uma palestra. Um amigo seu chega e faz uma declaração de um assunto. Você aceita a declaração feita pela pessoa baseado na fidelidade da pessoa que a fez. Se é um amigo seu, que você conhece, uma pessoa que você pode comprovar e atestar que ela é idônea, você aceita a declaração desta pessoa como verdadeira.

Nós avaliamos primeiro se a pessoa é idônea e dizemos se aceitamos ou não a declaração
que nos é feita. A fé diz: Eu aceito a declaração que você fez e vou demonstrar que a aceito no meu comportamento.

Você age.

Digamos que você esteja em um prédio fechado. Digamos que alguém chega e diz que está chovendo lá fora. Ora, daqui você não pode ver a chuva, porque o átrio é fechado, mas você pode escutar o som da mesma. Se houve muito som no átrio, não poderá ouvir a chuva. Mas daí alguém chega e diz: 'Está chovendo!!'

Naquele momento, você, eu, não pode ver se chove ou não. Estou dependente da informação dada. Você precisa se perguntar: Ela realmente fala a verdade? Confio nela?

E quando faz-se esta avaliação, você diz se acredita ou não na declaração feita.

Digamos que estou cheio de papéis. Sair na chuva os molharia. São-me importantes. Se acredito no que a pessoa me diz, vou tratar de procurar algo para proteger meus papéis.

A minha ação demonstra a minha fé na informação dada.

A fé sempre trata de um conteúdo, de uma informação dada. O motivo do porquê eu estou fazendo algo (em mim mesmo).

Mas isto nos traz um problema.

Há sempre o caso de o informante não ser idôneo. E acreditou-se numa mentira. Como aquele seu amigo brincalhão que chega a você dizendo que está chovendo, você se prepara, arruma guarda-chuva, capa, chega lá fora e… sol à pino. Dia ensolarado.

Se esta pessoa voltar a você com outra informação: Você vai confiar nela ou não??

Existe a possibilidade de acreditarmos em uma verdade ou em uma mentira.Por isto a Palavra de Deus nos diz: Maldito o homem que confia no homem. Por isto, algumas pessoas quando alguém diz algo ouvem com o pé atrás. Por isto Deus nunca proíbe o seu povo de fazer perguntas e indagar.

Êxodo 3 e 4.

Leia e veja Moisés fazendo perguntas a Deus acerca do que Ele deseja fazer através de Moisés. Nosso fé tem conteúdo.

Não é: "Se eu sentir eu vou! Eu senti e eu fui!!"

Tua fé precisa ser baseada em fatos, para saber se o que se fala a você é verdadeiro ou não.
A vida que passa eu não posso examinar. A minha vida, como a conheço, posso discernir.

Os testes de fé permitem que vejamos se o que Deus falou é real.

Por que duvidar da palavra Dele? Nossa fé deve funcionar no nosso dia-à-dia. Precisamos colocá-la em exercício, como Deus age, responde. Somente o que vemos na prática atestamos como verdadeiro.

A fé exige:

- Uma Declaração
- Entender a declaração feita
- Passar a agir com base na declaração feita
- Idonidade de Deus e da pessoa que fez a declaração

Como cristãos, aceitamos a Bíblia. Ela expressa a verdade pela qual devemos viver.
Nossa fé é refletida em nosso comportamento, em nossas obras.

Precisamos saber se Deus é idôneo.

O SENHOR é fiel. E santo em todas as duas obras.

Hebreus 1:1; 2:1

Verdades ouvidas.

Salmo 119:9; 119:11;

Observando-o segundo à sua Palavra.

"Senhor, me ensina!"

A fé que Deus aborda é uma fé que tem conteúdo.

Hebreus 10:23; 11:11; I Timóteo 1:5; 4:9;

A maneira que sei que cri, é a maneira que ajo.

Tiago 2:14; 2:20.

Qualquer fé que não traz reação em nossa vida é uma fé morta.

Dizer que a fé é somente uma experiência mística é mais que errado!!!
A religião explicada como uma experiência de vida também está errado!!!

Cuidado, gente! Há um caminho largo que leva para a perdição. E há um caminho estreito que leva para a vida.

Devemos ter nossa fé em coisas Fundamentadas e Explicadas.

Nós somos vítimas de nossas escolhas. Eis a razão de sermos pecadores. Porque Adão pecou, todos nós pecamos. E por isto, veio o Cristo.

Quem crê nele, será salvo. Este é o conteúdo da fé que nos salva. É quando você entende que faz sentido. Que Deus nunca abriu mão de me amar. Que fez o sol e a chuva estarem sobre mim, sobre você. Todo o que crer Nele será salvo. Mudanças ocorrem. Começamos a parar de pagar nossos pecados para Deus. Quando você crê, seus pecados são perdoados. A motivação sai do medo para o amor.

E Deus diz: 'Meus filhos são conhecidos se se amarem uns aos outros'.

Você deve fazer suas perguntas. Deus sempre te responde. O tempo para Ele pode ser diferente do nosso. Mas Ele sempre envia uma resposta. Talvez não estejamos preparados para ouvi-la naquele momento.

Mas pegue um caderno. Anote as suas dúvidas. E você verá que Deus trará as respostas, uma a uma. A seu tempo.

Pastor Paulo Hacther
Igreja Tabernáculo Batista
Culto de 10 de Outubro de 2004

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial