OS TRAIDORES - PEDRO E JUDAS - Parte I
PENSAMENTO IMPORTANTE
- Tanto Pedro como Judas eram discípulos ambiciosos. Os dois traíram Jesus no espaço de poucas horas
A maioria das pessoas considera a lealdade muito importante. As histórias de um amigo traindo outro amigo despertam grande interesse nas pessoas. Júlio César exclamou quando morreu: “Você, também, filho?” Suas palavras mostravam a grande tristeza e decepção quando percebeu que seu amigo, Cassius, e seu filho adotivo, Brutus, o apunhalaram por trás. Imagine quão mais terrível é a traição do Filho de Deus por dois de seus discípulos mais chegados!
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS POSITIVAS – PEDRO
- Lucas 5: 5 – 11 -> “Pedro era ativo e zeloso, firme e intransigente, e Cristo viu nele um elemento útil para a Sua igreja” – Ellen G. White, Testemunhas Para a Igreja,vol.4, pág. 488.
Pedro não podia suportar ver seu Senhor, que Ele acreditava ser o Filho de Deus, fazendo papel de servo... Às palavras: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo”, Pedro subjugou seu orgulho e vontade própria. Não podia suportar a idéia de separar-se de Cristo; isto teria sido para ele a morte.” – Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, págs. 645 e 646
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS POSITIVAS - JUDAS
- Todos os versos da Bíblia que mencionam Judas são negativos. Mas Ellen White menciona que Judas poderia ter sido uma pessoa maravilhosa.
“Ele não era instável à beleza do caráter de Cristo e muitas vezes, ao ouvir palavras do Salvador, vinha-lhe a convicção.” – Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, pág. 558.
Judas “havia sinceramente desejado a mudança em si, e contara experimentar esta perfeita união com Cristo. Mas este desejo não se tornou predominante.” – Ellen G. White, Educação, pág. 91. Ele “tinha alguns preciosos traços de caráter que se poderiam haver tornado uma bênção para a igreja”. – O Desejado de Todas as Nações, pág. 295.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS POSITIVAS – JUDAS E PEDRO
- Leia Lucas 22:3. Por alguma razão, Satanás entrou em Judas, mas não em Pedro. Jesus deixou claro que Satanás realmente também queria Pedro (Lucas 22:31). Houve algo na maneira como esses homens aceitaram a Jesus que fez a diferença em sua vida. Suas características eram quase as mesmas. Mas o que aconteceu com cada um foi muito diferente. Tanto Pedro como Judas falharam com Jesus. Mas Pedro continuou a receber a promessa da vida eterna, enquanto Judas continuou a receber a promessa da destruição eterna. Como é importante entendermos a diferença entre esses dois homens!
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS POSITIVAS - PEDRO
- Simão Pedro era um pescador que vivia em Betsaida Julius, na margem noroeste do Mar da Galiléia. Mas provavelmente, ele era um pescador contratado. Os funcionários ricos agiam como intermediários entre os pescadores e o público, ficando com a maior parte do lucro. Os pescadores ganhavam pouco de sua pesca, e os intermediários aumentavam os preços, e o peixe era bastante caro quando chegava ao mercado. A pesca era uma vida difícil, e o caráter de Pedro refletia essa fato. Ele era agressivo, sempre expondo-se como porta-voz dos discípulos. Ainda assim, era intensamente leal a Jesus.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS POSITIVAS - JUDAS
- Não foi Jesus que escolheu Judas, mas não o impediu de unir-se a Ele. Judas cria que Jesus era o Messias, e se tornou um seguidor para obter uma posição elevada em Seu reino (O Desejado de Todas as Nações, págs. 293 e 294). O discípulo da Judéia tinha muitos talentos e habilidades e impressionava muito os outros, logo tornando-se o tesoureiro.
Judas tentou unir Jesus e os líderes da Judéia em uma aliança contra os romanos. Ficava muito decepcionado quando Jesus criticava os sacerdotes e outros líderes nacionais. Quando Jesus alimentou os 5 mil, Judas tentou fazer Jesus rei (págs. 718 e 719).
PARA REFLETIR
- O que a vida de Judas pode nos ensinar sobre a entrega a Jesus? Como os cristãos podem mostrar hoje o mesmo espírito de Judas com relação a Jesus? Judas era um dos discípulos de Jesus. O que isso nos revela sobre aqueles que acham que pertencer à igreja é tudo o que precisamos?
AS DUAS NEGAÇÕES (Mateus 27:3 e 4; Lucas 22:54-62)
- Tanto Pedro quanto Judas sabiam que haviam pecado. “Pequei, por ter traído sangue inocente” (Mateus 27:4).
“Pedro ”saindo dali, chorou amargamente” Lucas 23:62.
A Bíblia é clara sobre as características de Judas. O arrependimento de Judas foi falso (Mateus 27:3). Judas planejou cuidadosamente com homens maus para trair Jesus. E traiu abertamente Jesus (Mateus 14:45; João 18:2 e 3). Então, podemos ver algumas razões por que a traição de Judas foi tão diferente da negação de Pedro.
PARA REFLETIR
- Compare Mateus 26:14-16, 34 e 35 e 69-75. Explique a diferença entre o que Pedro fez para Jesus e o que Judas fez para Jesus.
UMA EXPLICAÇÃO DAS AÇÕES DE PEDRO E JUDAS
- Pedro nunca planejou negar Jesus. Pedro negou Jesus em um momento de medo. A Bíblia mostra que Judas planejou cuidadosamente sua traição. Tanto Pedro como Judas erraram. Os dois homens mostraram as fraquezas de seu caráter. Os dois homens falharam com Jesus. Mas Judas planejou cuidadosamente sua ação e não agiu por uma fraqueza inesperada.
OS ATOS DE JUDAS
- Desapontado por Jesus ter deixado escapar tantas oportunidades para fundar o reino messiânico, Judas decidiu tomar o assunto em suas próprias mãos. Traindo Jesus para os líderes da Judéia, ele pensou que podia forçá-Lo a instalar Seu reino. Ele não cria que Cristo fosse permitir ser levado preso. Jesus teria que lutar em defesa e assumir a liderança da nação.
OS ATOS DE PEDRO
- Pedro também tentou controlar Jesus. Quando Cristo disse aos discípulos que iria a Jerusalém para sofrer e morrer nas mãos dos líderes religiosos, “Pedro, chamando-O à parte, começou a repreendê-Lo, dizendo: ‘Nunca, Senhor! Isto nunca Te acontecerá” (Mateus 16:22)
Os seres humanos podem ser instrumentos de Satanás, mesmo enquanto crêem que estão ferreamente dedicados a Deus.
PARA REFLETIR
- Compare as diferentes razões que Pedro e Judas tiveram para trair Jesus com o que lhes aconteceu posteriormente (Mateus 27:5; I Pedro 1:1)
PEDRO - PONTOS NEGATIVOS
- Assim como Judas, Pedro mostrou algumas características negativas. Pedro amaldiçoou (Mateus 26:74). Ele tinha um temperamento impulsivo (João 18:10). E agiu como um covarde (Lucas 22:57). Pedro era muito autoconfiante. Ele confiava em sua lealdade a Jesus. Mas quando chegou o primeiro teste real, Pedro falhou.
PARA REFLETIR
- O que você diria a alguém que pecou abertamente contra o Senhor como Judas fez? Como você poderia dar a essa pessoa esperança de que seu problema não tem que ser insolúvel? Dê vários exemplos da Bíblia sobre pessoas que pecaram consciente e abertamente, como Judas fez, que acharam perdão em Deus.
BIBLIOGRAFIA
Lição da Escola Sabatina
Adultos/Professor
2o. Trimestre de 2001
Págs. 17 a 25
Julho de 2003
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial