O que há de interessante neste dia

sexta-feira, novembro 12, 2004

BATISMO

Batismo


-> Significa imersão. É você imergir em algo.


Marcos 16:16


Para você entrar no céu, precisa crer. É sobre o princípio que Jesus está falando.


Mateus 28:19-20


Ide e falai da Palavra de Deus. Aceitamos a Jesus, cremos e depois crescemos mais e mais na Palavra de Deus.
O mais importar é crer. Não ser batizado.
Batismo é somente um ato de obediência a Deus. Ele dá um testemunho de algo que preciso fazer se no meu coração já aceitei a Cristo como Senhor de minha vida.


Atos 8:26-40


Nada impediu o eunuco etiope de ser batizado. Se ele creu de todo o coração, e aceitou a Jesus de todo o coração.


Por que você precisa ser batizado?


Digamos que você seja um dos melhores jogadores do mundo. E um time te contrata para jogar. Agora, digamos que você seja um jogador diferente. Que goste de jogar com a camisa que quiser. De repente, você acorda um dia e resolve jogar coma camisa do último time em que jogou.

O time que te contratar não vai gostar disto, vai? Os torcedores ficarão revoltados com você. Os próprios jogadores. Jogar com a camisa do time que o contratou é um sinal de compromisso. Você vestea camisa.

Da mesma forma o batismo. Ele é um compromisso. Uma atitude que devo tomar, emsinal de obediência a Deus. Porque Ele nos pede isso.

O que é precisa para se batizar?

Lucas 23:39-43


"Você tem que crer para ser batizado".

Quantas vezes você escutou esta frase? Quando alguém usa esta frase, está contradizendo a atitude descrita nestes versículos. A condição para ser batizado é crer. Mas alguém prestes a morrer, como pode ser batizado? O batismo não fará você ir ou não para os céus, descer ou não ao inferno.


Quando pessoas moribundas estão à morte, geralmente falamos sobre Cristo. Oferecemos a elas o conforto de saber que temos um Deus eterno, que não deseja o nosso infortúnio. Se algumas delas chegam a crer, podemos dizer que Deus está aqui realizando o mesmo que realizou com o ladrão crucificado.


Caso elas saim da convalescença, e se realmente aceitaram a Cristo, elas tomarão a decisão de se batizar um dia, no futuro. Mas isto é uma decisão pessoal de cada um.
O batismo não salva. Mas é o primeiro ato de obediência a Deus.


Atos 2:38-42

A doutrina dos apóstolos: Comunhão, partir do pão, orações.


Perseverar na doutrina dos apóstolos -> O batismo faz com que nós vivamos em comunidade. O batismo também é um sinal de que você aceita fazer parte desta comunidade, que você quer vestir a camisa da igreja, aceita ser parte de tudo aquilo que ela faz e prega.


O batismo é também uma simbologia daquilo em que você acredita. A igreja toda testemunha e presencia o seu batismo. Ali você está confessando publicamente, mas já aceitou Jesus antes, em seu coração e mente. Só presta agora um testemunho da decisão que tomou.


O batismo é uma imersão total, e não uma aspersão. O batismo não nos purifica de nossos pecados. Quem faz isto é Jesus.


Batismo de Criaças

A Bíblia fala: Quando você crer e for batizado


Quando você é criança você tem alguma estrutura emocional e psicológica para discernir as coisas? Não. Algumas crianças são batizadas em igreja até quando nascem. Quando uma criança é batizada, dizemos que alguém tomou a decisão por ela. Geralmente, são os pais, a família. Não se tratou de uma decisão consciente da criança, porque ela não pode opinar a respeito ou concordar coma quilo.
O compromisso com Deus está em nosso coração. Um dia, quando estávamos no controle de nossas vidas, caminhávamos para a destruição eterna. Então, nós tomamos a decisão de seguir a Cristo em nossas vidas. O que trazemos agora em nosso coração, nossas atitudes e nossos atos, testificam das coisas que acreditamos.


Digamos que sejamos casados. Eu sou casado com a Sandra. A Sandra é casada comigo. O André é marido da Ester. A Ester é esposa do André. Tem problema trocar de par?


A Bíblia nos ensina que não é a aliança em nossas mãos que faz a diferença, mas aquilo que nós cremos no coração. Assim como você fez um compromisso com sua esposa, de permanecer ao seu lado, de ser o seu par, você fez um compromisso com a sua igreja. E o confirmou através do batismo.


Dizemos que ser religioso é estar em uma igreja. Mas podemos ser religiosos indo a igrejas diferentes.


Quando estamos em casa, aprendemos de nossos pais desde pequenos seus costumes e modo de agir. Quando você cresce, leva este costumes consigo na sua vida, para onde for. Assim, cada casa tem seus costumes. Cada igreja tem a sua doutrina, o seu modo de ser e de agir.


Não devemos ser inoportunos na casa de nosso próximo. Devemos respeitar as pessoas como elas vivem. Se você chama alguém para almoçar, e eles comem de uma certa maneira, por exemplo sem usar os talheres, eles tem seus costumes, e você pode se escandalizar.


Precisamos respeitar o que para os outros é uma coisa normal. Há pessoas que tem princípios mundanos em suas vidas que não trocam por nada. Há pessoas que tem princípios cristãos em suas vidas que também não trocam por nada. O mesmo com as igrejas espalhadas pelo mundo.


Cada igreja tem seus princípios. Usamos a Bíblia como regra de prática. Há igrejas com princípios diferentes.


Há igrejas batistas que estudam cada caso das pessoas que querem passar a fazer parte de seu meio. Na Igreja Tabernáculo Batista, por exemplo, se você não é batista, mas veio de outra denominação, cada caso é estudo para saber se você deve ou não se batizar novamente. Se veio de outra denominação batista, terá que se batizar de novo e uma carta de transferência de sua igreja deverá ser obtida, para que você possa fazer parte da ITB. Se quiser servir nos ministérios da igreja, participar ativamente, e veio de outra igreja batista, terá que se batizar. A Igreja Tabernáculo Batista tem como uma regra que o servir da igreja estará aberto àqueles que se batizam na igreja.


O fato de você ser batista atesta que você realizou um compromisso com a igreja onde se batizou e de onde veio para servir naquela igreja, seguir sua doutrina, seus pontos de vista. E você estará assim testificando das coisas que por ela são ensinadas. Como as doutrinas entre as igrejas variam, você deve se batizar novamente, como um ato de obediência de que concorda com as coisas que a igreja que agora assume prega e realiza.


Na ITB você se torna um membro, quando é batizado.


Mas cada caso é um caso.


O Batismo é o primeiro sinal de obediência quando se aceita a Jesus. Enquanto estamos vivos, precisamos ser batizados. Não queremos convencer você a fazê-lo. Não desejamos manipular você. Não estaremos o tempo todo em sua vida, vigiando você para que você não peque. Mas há uma pessoa que sempre está com você. Que te ama e que quer a tua companhia. O nome dela é Deus. E ele entregou seu filho por mim e por você. Não podemos forçar ninguém a aceitar a Cristo. A marca do Cristianismo é o amor. Satanás não consegue imitar o amor de Cristo.

Cumprimos a ordem que nos foi deixada por Cristo:

Mateus 39:19-20
Ide! Batize! Ensine a crescer!
O que você tem feito por aqueles que ainda não O aceitaram??



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial