O que há de interessante neste dia

terça-feira, novembro 16, 2004

A morte de Sara

E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentar a Sara e chorar por ela.
Gênesis 23:2


Hebrom parece ter sido um local importante na vida de Abrãao durante suas perigrinações. Logo depois de separar-se de Ló, ele se dirigiu para esta região (Gênesis 13:18). Sara estava em Hebrom. A Bíblia não nos diz porque os dois se separaram. Abrão estava em Berseba (22:19), provavelmente percorrendo a terra com seu gado a procura de pasto.


Talvez Sara tenha apreciado o local de Hebrom e decidira ali fixar residência nos últimos dias de sua vida. Deus tornara a vida de Abrãao e Sara mais feliz em sua ditosa velhice. Sara tivera um filho. Talvez Hebrom tenha sido um local maravilhoso no passado na vida de Abrãao e Sara, e por isto Sara resolvera pousar ali, junto aos carvalhais de Manre.


Deus nos dá uma lição aqui também através de Abrãao. Abraão pede a cova Macpela, e deseja comprá-la por preço. Seu dono, Efrom, pede a ele que a tome para si. Abrãao com certeza já era reconhecido na região como um sacerdote de Deus (23:6).


E Abrãao demonstra novamente sua fé para com Ele. Ele compra o campo, pelo preço mencionado por Efrom, o heteu, e pesa os quatrocentos quilos de prata mencionados.


Talvez Sara gostasse do lugar. Talvez a vida dos dois naquele lugar tenho sido de refrigério, ou a região inspirasse beleza à vista de Sara ou de Abrãao. Talvez Sara tenha manifestado o desejo de ser ali sepultada.


Quem já não ofereceu a você algo que você precisava de graça, sem custar-lhe nada? Muitas vezes, louvamos a Deus a bondade destas pessoas quando não possuímos dinheiro para oferecer em troca do que desejamos possuir.


Quantos não agradecem??


Um campo era um bem de grande valor. Possuir terra em nossos dias ainda é uma coisa de grande valor. Na terra se planta, se prepara o alimento, se constrõem casas. Uma bem como terra, ainda que pela pessoa que concede a você a terra ou a casa não seja requisitado, pode ser pelos filhos ou pela parentela de quem a está entregando a você. Comprá-la por dinheiro é firmar uma aquisição, é fazer um negócio, como costumamos dizer.


Davi mais tarde também faria uma oferta ao SENHOR para livrar Israel, seu povo, de uma praga. E compraria também um campo para realizar a sua oferta.


Que nós também possamos seguir estes exemplos. Ao fazer uma oferta a Deus, que façamos com aquilo que nós possuímos sem nada dever a outros por isto. Que a nossa fé seja demonstrada a Deus com respeito e com as atitudes corretas.


Que tudo aquilo que somos, que tudo aquilo que temos, possamos depositar também aos pés do SENHOR.


By Manoel Leonardo




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial