O que há de interessante neste dia

quinta-feira, novembro 11, 2004

CERTEZA

Algumas pessoas costumas dizer que uma palmada dada com raiva dois mais do que uma palmada qualquer.

Quem bate cheio de ódio e ira dá uma palmada severa, até pode ser. Mas bate cheio de sentimento. E um sentimento mundano. Um sentimento que não é um dos frutos do
Espírito Santo, descritos em Gálata 5:22 e 23.

A ira está na lista logo acima desta passagem.

A palmada que dói mais é aquele que recebemos com razão.
E quem tem razão de dar uma palmada em você não precisa se justificar, embora você não entenda. Quem bate com razão tem a certeza do porquê está batendo em você, porque sabe o que você fez, sabe que foi errado, e bate em você com a certeza de que você merece a palmada que está recebendo.

Quem bate com ira e com ódio, o faz por inveja, porque odeia a pessoa à qual esta dirigindo sua ira ou inveja, ou porque é ignorante e não tem entendimento. Todas as coisas aqui citadas também não fazem parte da lista descrita em Gálatas 5:22 e 23.

Quem bate com a razão pode bater em você para que você seja edificado. Para que você cresça espiritualmente. Ou como uma repreensão severa por você ter cometido algo contra o irmão, contra si mesmo e contra seu próximo.

E quem merece bater em você com razão?

O primeiro da lista sempre é Deus. Ou Cristo. Ele morreu por você na cruz. Sofreu uma humilhação terrível, para dar a você a vida eterna. Para que você se santificasse, talvez, amasse o seu próximo. E você escolhe viver sua vida egoísta. Cheia de vontades. De desejos mundanos.

Quem merece dar a palmada em você talvez seja o seu pastor, que todas as semanas tenta edificá-lo espiritualmente, e tem que lidar com a sua carne, sempre querendo e desejando coisas que não te edificam espiritualmente.

E alguns pastores são bem humanos. De tanto ouvir a pessoa perguntar sem parar sobre um
assunto, vendo o egoísmo da pessoa que se põe a falar mal do próximo, a não desejar amá-lo,
a querer resolver seu problema e quase chega a dizer 'Não me incomode!', acabam dizendo à
pessoa para fazer o que não deve! 'Você é egoísta mesmo e vai demorar a mudar, e seu eu
disser algo que você não quer ouvir, você vai se por a falar mal de mim!'

Tem gente que tem coragem e não gosta de fingir. E fala a verdade mesmo!!

Imagine agora Satanás reunindo os seus para pelejar contra Jesus. Imagine cada um deles cheio de ira, de rancor, de mágoa e de ódio. Com uma ferocidade e desejo de morte de dar medo.

Agora imagine a Cristo e seus anjos do outro lado. Calmos. Sem sequer ter ódio ou raiva no coração. Mas encarando os inimigos à sua frente, com um rosto de determinação.

Eles tem a certeza e a razão. SABEM PORQUE DEVEM VENCER. SABEM PORQUE O OUTRO LADO ESTÁ ERRADO.

Você pode dizer isto hoje em sua vida? Você pode dizer que tem razão de dar a palmada? Ou tem ódio e ira no coração?

Em que lado você está? Do lado de Cristo? ou do lado de Satanás? Quanto de mundo há dentro do seu coração?

Os hipócritas tem lugar cativo ao lado de Satanás. Eles querem pregar algo que não fazem!!! Eles falam acerca de coisas que, por dentro, não seguem! Mas obrigam os outros a seguirem!!!
Olhe para dentro de você agora e me diga: Você tem razão de julgar seu irmão? Você tem razão de acusar ou apontar o dedo para as pessoas que servem com você na igreja? Você por acaso foi eleito por Deus para falar ou está querendo falar por si mesmo??

A hipocrisia quer ver a transformação do outro com os olhos. Ela não quer saber se o que Deus santificou, santificou para os Seus olhos. E Deus nos diz em sua palavra que a carne não pode discernir as coisas espirituais porque não as enxerga e não as entende!!!

Que tipo de Cristo você está pregando? Um Cristo que você pode ver ou um Cristo que anda com você em Espírito e em verdade???

Todos são pecadores. Nenhum é justo. Por mais que você se esforce, você continuará demonstrando através de suas palavras: que odeia sua irmã porque ela não se santifica como você, mas você não ora por ela, antes, se afasta, como os fariseus recriminaram a Jesus Cristo!

Que você não quer ser incomodado em sua casa e expulsa aqueles que podem trazer o mundo para dentro dela, se justificando que a sua cruz já é pesada demais, e coloca para fora seu irmão, alguém para quem você poderia demonstrar a mesma graça e misericórdia que Cristo teve por você ao te resgatar da sarjeta!!! E egoisticamente você diz que outros te aconselharam a isto, e se esquece do louco que ajuntou tantos bens e disse que podia descansar e Deus o lembrou que pediria sua alma no dia seguinte. E o que ele tinha, para quem seria???

Que você fala com a boca cheia de inveja. Que gosta de lembrar-se que há pessoas melhores do que você, como um pastor que pode instruir a muitos, mas que você o julga por ver uma falha que ele comete. Sem tirar o cisco do próprio olho. A inveja tem muitas filhas e umas delas é a murmuração. Quem murmura contra irmãos mostra o que tem dentro de si. E isto não é bom. Uma das primeiras coisas que a disciplina deveria fazer com o murmurador e ensinar-lhe a ficar calado e tentar não falar acerca dos outros ou mal dos outros! Uma verdadeira mudança em Cristo na vida de uma pessoa assim seria ela deixar de agir dessa maneira!!!

Se você é dono de uma TV, a do invejoso será a melhor do país. Se você torce para um time e ele vence, ele tem títulos, o time do invejoso é o melhor da sua cidade. Do seu país. Do mundo!!! O pecado da inveja é o pior que existe. Salomão escreveu sobre ele, e disse que tudo o que ho- mem pode fazer de melhor é motivado pela inveja que ele tem de seu próximo. E só esta frase
já deveria nos deixar em sinal de humildade absoluta!

Você se esquece de que os olhos de Deus estão em todo o lugar e que deveria estar com os olhos em si e orar pelo próximo, não querer ver no próximo mudanças com os olhos. 'Quero ver a santidade dele!' A santidade é para Cristo, e olhos imundos que vivem em pecado não podem discernir aquilo que se discerne com o Espírito!!!

Paulo se gloriou de suas falhas, porque disse que elas o faziam forte. Eu conheci certa vez um rapaz que pregava a Cristo de casa em casa, anunciando o evangelho de uma das igrejas que existe nesta cidade. Ele se dirigiu a mim naquele dia em que nos conhecemos e disse: 'Eu quero falar a você acerca de Deus. Não olhe para minha carne. Esqueça que eu sou o fulano. Porque amanhã eu posso fazer algo errado, posso me afastar, posso pecar e você ouvir falar que fiz algo errado. Esqueça de mim. E preste atenção nas minhas palavras. Eu quero falar a você de Jesus. E porque é importante para você Aceitá-lo em sua vida!'

Sabe, acho que não há melhor anucio sobre o que nós somos. Pecadores. Esta é uma boa introdução. Mas há hipocrisia que gosta de se destacar em nossas igrejas cobrando costumes
a serem seguidos e forçando uma mudança interior que não leva a nada, só demonstra o pecado de cada um.

Quem tem razão de dar uma palmada em você e não o faz??

Você sabe porque a pessoa não o faz??

Porque ela tenta espelhar a Cristo. E espelhar a Cristo é ser tal como Ele foi na terra.

Manso. Advertindo os outros com espírito de brandura. Em vez de se irar e advertir com palavras duras, se calar, e deixar que Deus e o Espírito Santo façam o seu trabalho. Deixar o vaso de barro ser preenchido por Ele, que deseja usá-lo da maneira correta, e pode se utilizar do seu, porque você permite que Ele o faça!!! Não ser hipócrita e querer ocupar o lugar do Espírito Santo. E Deus me livre de tentar fazê-lo!!!! Porque preciso me vigiar e saber advertir o meu próximo ou instruí-lo da maneira apropriada dando um testemunho verdadeiro de Deus em
mim mesmo.

Mas Jesus costumava responder com voz dura aos fariseus!
Jesus costumava dar uma palavra dura aos que o interpelavam de maneira maliciosa!!!

Papai do céu tem muita paciência com todos. Ele não quer que nenhum se perca. E quem
acusa você de pecado, não tirou o cisco do próprio olho. Em vez de acusar, deveria estar orando pelo próximo. Medo é tentar descobrir no que o irmão anda pecando que precisa mudar e
tentar atingi-lo de alguma forma através disto!! Toda a malícia é condenada diante do altar de Deus e Ele nos adverte: De Deus não se zomba!!!

Você tem orado pelo seu irmão aí do lado???

Cuidado, irmãos!! Santificação é importante para Deus e para Seus olhos somente! Santificação não é você ler a Bíblia o tempo todo para ser visto, para falar palavras bonitas. Porque toda a minha retórica pode me levar para o inferno e não salvar uma única alma ou levá-la aos pés de Cristo!!!

Que Deus se apiede de cada um de nós. Porque minha intimidade é aberta a todos aqueles que conhecem os caminhos de Cristo. E ver a intimidade de meu irmão pode não ser algo bom. Eu posso ver suas vontades, ver seus desejos, ver suas falhas!E posso usar isto para acusá-lo publicamente, não amá-lo. Na verdade, há joio na igreja que assim procede. E todos nós
podemos discerni-los espiritualmente.

Como eles agem nós devemos evitar! Como eles procedem, nós devemos não proceder.
Quem pode louvar o homem santificado na carne?? Que esperança é esta que semeia o que quer ver????

A misericórdia de Deus é grande. Quisera que o fogo pudesse prová-los agora, e que se salvassem através dele, não por suas obras. Quisera que fossem queimados e se salvassem através do fogo. Porque se abro minha boca profeticamente para falar de um texto que veio à minha mente sem antes saber do tema que será tratado, é sinal que deveria haver louvores e aleluias diante dos irmãos e não um mudo calar de bocas!!! Eu quisera estar presente em uma oração de contrição a Deus e demonstração de espírito quebrantado!!! Quisera ver almas se derramando em choro, buscando no Pai celestial o dom que vem do alto, não a carne aqui debaixo!!!

Eu tenho do que chorar!!! Eu tenho vontades em minha carne. Tenho desejos. Sei que minha alma carece de crescimento espiritual mais adequado. Mas permito que Deus a utilize como bem lhe aprouver!!!

Tenho do que chorar se meu irmão que está comigo não o faz ou não pode fazê-lo! Tenho do que chorar se um casal que amo continua com problemas espirituais graves e de relacionamento íntimo!! Tenho que chorar por saber que a Palavra de Deus é afastada em razão de partidos, de falta de amor ao próximo, de inveja e de tantos sentimentos ruins e vontades mundanas que só geram acusações mútuas e uma disputa por saber quem pode mais e quem pode menos!!!

Eu tenho que chorar por voltar para casa e sentir o Espírito dentro de minha alma sangrar e sangrar e sangrar, como se Cristo nunca tivesse ressuscitado, como alguns mundanos tanto pregam!!, mas continuasse crucificado em razão dos pecados que nós cometemos!!!

Eu tenho que chorar por ter a vontade de dizer a meu irmão que o pecado que ele comete é para morte e não para vida. Que a sua edificação conduz a perdição e a morte, mas que ele necessita aprender isto por si mesmo!! Então, preciso me calar e deixar o Espírito Santo fazer seu trabalho!!

Eu tenho que dar graças a Deus por este grupo permanecer unido por tanto tempo. E tenho que louvar suas fraquezas!!! Elas podem torná-los fortes um dia. Mas a palmada que dói mais precisa ser dada por Deus. Não por mim. Ou pelo inimigo que, com raiva, a todo momento fala
de humilhação.

Guardai dias, e meses, e tempos, e anos!
Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.
Gálatas 4:11-12

ByManoel Leonardo

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial