O que há de interessante neste dia

terça-feira, outubro 18, 2005

MAUS TESTEMUNHOS

Então, disse aos discípulos: A seara é realmente grande,
mas pouco os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que
mande ceifeiros para a sua seara. Mateus 9:37 e 38

A ordem dada por Jesus aqui é clara. Mas alguns obreiros nem sempre fazem
o melhor trabalho. Um escritor judeu do século vinte escreve sobre os ataques da igreja contra os
judeus enquanto tentavam ensinar-lhe sobre Jesus! Ele disse: "Não seria interessante se Jesus
realmente fosse o Messias? Mas vocês, cristãos, nos afastam dele".

Em Marcos 10:13 lemos: "E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam
aos que lhos traziam". Veja a atenção que Jesus deu as crianças quando disse: "Deixem vir a Mim as
crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas [as crianças].
Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou." (Marcos 10:14 e 16, NVI).

Veja o pedido da mulher cananéia em Mateus 15:22: "Senhor, filho de Davi, tem misericórdia de mim, que
minha filha está miseravelmente endemoninhada".

O que os discípulos fizeram? "Mas ele [Jesus] não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando
ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós."

Ignorando os discípulos, "Jesus respondeu: 'Mulher, grande é a tua fé! Seja conforme você deseja'. E naquele
mesmo instante a sua filha foi curada" (Mateus 15:28, NVI).

E Bartimeu o cego? O que fez quando Jesus estava perto, o que ele pediu? "E, ouvindo que era Jesus de
Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi! Tem misericórdia de mim".

As pessoas que deviam ajudar Bartimeu na verdade tentaram retê-lo. Ele precisava de Jesus. Mas as pessoas lhe mandaram calar-se (Marcos 10:48). Então, ele gritou ainda mais alto (Marcos 10:48). E o que aconteceu em
seguida? Marcos 10:49-52

Sim. Há muitas pessoas no mundo que nos impedem de chegar até Jesus.

E há três razões para que Satanás não deseje que nosso testemunho pessoal positivo para Deus tenha sucesso:

Primeira Razão: Os que eram trazidos a Jesus eram curados tanto física como espiritualmente. Portanto, Satanás fazia todos o possível para manter o povo afastado: "Então [Jesus] respondeu aos mensageiros: 'Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos vêem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas-novas são pregadas aos pobres" (Lucas 7:22, NVI).

Segunda Razão: Os que eram trazidos a Jesus não só eram curados, mas aprendiam sobre Jesus e, conseqüentemente, sobre Deus: "Eu testifico de Mim mesmo, e o Pai, que Me enviou, também testifica de Mim" (João 8:18)

Terceira Razão: Leia a história do leproso purificado como relatada em Marcos 1:40-45. Como este incidente ilustra, é impossível ficar calado sobre o que Jesus fez por nós. Embora Jesus instruísse o homem curado a não contar a ninguém, "tento ele saído, entrou a propagar muitas coisas e a divulgar a notícia" (Marcos 1:45).

Há um grupo pior do que aquelas pessoas que nos impedem de chegar a Jesus.

É o grupo daquelas pessoas que levaram pessoas a Jesus por motivos egoístas e cruéis.

"E logo, falando ele ainda, veio Judas, que era um dos doze, da parte dos principais dos sacerdotes,
e dos escribas e dos anciãos, e com ele uma grande multidão com espadas e varapaus.
Ora, o que traía, tinha-lhes dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o, e levai-o
em segurança.
E, logo que chegou, aproximou-se dele, e disse-lhe: Rabi, Rabi. E beijou-o.
E lançaram-lhe as maõs, e o prenderam". Marcos 14:43-46


[Quando depositamos a nossa confiança em alguém e esta pessoa nos trai, nos ferimos muito.
E Deus pode no levar a sempre encontrar pessoas assim no mundo. Pessoas que traem. Pessoas que mentem. Pessoas que passam por cima das outras. E algumas são até cristãos conversos. Infelizmente.

Devemos orar para que Deus trabalhe o caráter dessas pessoas. Para que elas mudem por dentro. Para que encontrem a Deus em suas vidas. Isso não é fácil. Perdoar é realmente muito difícil. Voltar a ter confiança naquela pessoa é mais difícil. Quase impossível. Vamos sempre pensar que ela irá agir da mesma maneira que agiu antes. E se assim fizer, ficaremos mais tristes ainda. O que Deus nos ensina com essas experiências é que devemos depositar a nossa confiança Nele. Não nos seres humanos. E que devemos a partir de agora tomar todo o cuidado com as pessoas que escolhemos para depositar a nossa confiança.

Viver é sempre extrair lições de nosso dia-à-dia.]


"Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor.

E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8:1-11


Deus deu aos cristãos a maior honra conferida à humanidade. Esta honra é a de cooperar com Jesus
em levar as pessoas à salvação. Como é importante que os cristãos aceitem esta tarefa. Também é
importante que os cristãos não sejam um obstáculo ao crescimento do evangelho.

Estudos da Escola Sabatina - Abril-Junho/2001

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial