O que há de interessante neste dia

quarta-feira, outubro 19, 2005

GUERREANDO PELO CONTROLE

A Palavra tornou-Se carne e viveu entre nós. Vimos a Sua
glória, a glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e
de verdade. João 1:14, NVI


Os dois inimigos em guerra pelo controle do planeta Terra viviam nos Céus antes de Deus criar este mundo. Mas Lúficer ficou com inveja da autoridade de Jesus. Então, ele começou uma guerra que acabaria envolvendo todos os seres humanos deste mundo. A história dos personagens da Bíblia é um relato das escolhas que as pessoas fizeram nessa guerra.

Antes do pecado, Lúcifer era formoso e respeitado pelos outros anjos no Céu. Mas Lúcifer não estava satisfeito. Ele ficou com inveja porque nunca poderia ter a autoridade de Jesus. Assim, decidiu revoltar-se contra a autoridade e o governo de Deus (Isaías 14:12-14). A guerra que Lúcifer começou no Céu transferiu-se para a Terra. A guerra em nosso mundo envolveu um grupo de personagens - os seres humanos.

Mas, no fim, a pergunta básica é a mesma: Quem vai governar, Jesus ou Satanás?

Antes da queda de Lúcifer, desde a eternidade, o Filho de Deus preexistente, sempre foi um com o Pai (veja João 1:1). Em uma ocasião, no passado distante, Lúcifer foi criado como um anjo santo e de beleza inigualável.

Depois da queda de Lúcifer, Cristo continua sendo o mesmo que sempre foi antes - Santo e no Céu. Mais tarde, embora continuando a ser o Filho de Deus, Ele veio voluntariamente à Terra para tornar-Se o Filho do homem, nosso Salvador. Lúcifer, depois de cair no pecado do orgulho, foi expulso do Céu. Não sendo mais perfeito, agora ele é mau. Contra sua vontade, ele foi lançado à Terra e se tornou o diabo, ou Satanás.

Cristo e Satanás são imensamente diferentes um do outro, não tendo quase nada em comum. Faz parte do engano de Satanás comparar-se ao divino Filho de Deus. Admitir isso atende a uma parte do argumento de Satanás.

A Bíblia basicamente é a história de duas pessoas: uma que existe para os outros; a outra, totalmente absorvida em si mesma. Os dois são seres de amor. O amor de Cristo é sempre dirigido para o exterior (amor verdadeiro), enquanto o amor de Satanás só está dirigido para dentro (paixão). Um demonstrou o amor como deve ser a fim de ter um Universo feliz; o outro revelou o que acontece ao amor quando é rebaixado e distorcido.

O mal é freqüentemente uma distorção do bem.

Algumas religiões ensinam que o bem e o mal sempre existiram lado a lado, sempre lutando pelo domínio. Mas a Escritura revela que o mal é apenas uma aberração temporária em um Universo criado bom por um Deus perfeito.

O mal veio à existência quando um ser perfeito escolheu não ser mais perfeito. Por que Satanás tomou uma decisão terrível pode continuar para sempre um mistério.

Este é um mistério além da compreensão humana.


Estudos da Escola Sabatina - Apontamentos - 2001



A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial