O que há de interessante neste dia

quinta-feira, outubro 20, 2005

GUARDAR O TEMOR

E não somente convosco faço esta aliança e este juramento;
Mas com aquele que hoje está aqui em pé conosco perante o SENHOR nosso Deus, e com aquele que hoje não está aqui conosco.
Porque vós sabeis como habitamos na terra do Egito, e como passamos pelo meio das nações pelas quais passastes;
E vistes as suas abominações, e os seus ídolos, o pau e a pedra, a prata e o ouro que havia entre eles,
Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz

que dê veneno e fel; Deuteronômio 29:14-18



Releia todo o capítulo 29 de Deuteronômio.

Dentro dele, você irá verificar que Deus se dirige à todos o Israel que vira seus milagres na terra do Egito; que caminhara pelo deserto quarenta anos; que sempre vestira as mesmas roupas e que suportou todas essas grandes provas, "Porém não vos tem dado o SENHOR um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje" Deuteronômio 29:4.

Alguém que viveu todos estes milagres, que vivenciou todas estas situações deveria aprender a valorizar e temer Aquele Deus. Vidas transformadas, vidas que viram milagres acontecerem dentro de si mesmas, sendo retiradas da lama do pecado, sendo levadas à uma igreja e aprendendo a servir a Deus com temor e alegria também deveriam temer.

Porque ele também diz estas palavras a nós, quando fala nos versículos 14 a 18. E diz mais:

Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis
em tudo quanto fizerdes. Deuteronômio 29:19

E por que diz tudo isto?

Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz
que dê veneno e fel; Deuteronômio 29:18


Seria o caso de alguém abandonar os ídolos, deixar de ser católico, se converter ao evangelho. Mudar totalmente de vida. E voltar, novamente, ao catolicismo. Isto é um exemplo.

Mas significa também não voltar a cometer os mesmos erros que o levaram a pecar tão grandemente no mundo, se deixar dominar pela sua carne e se afastar de Deus. Dando mais lugar em seu coração as coisas do mundo, as coisas que você faz no mundo, as coisas do mundo que te dão prazer, do que a Deus.

Esquecer que Ele um dia redimiu a você deste mundo, te separou. Dar-lhe às costas e se entregar sem temor novamente a uma vida sem Deus. Uma vida sem a Sua presença.

E o fruto destas coisas são: raiz de amargura que dá veneno e fel. Para nada se aproveita. Uma alma desprovida de todo o contato com Deus. Um coração não disposto a andar em seus caminhos, a ouvir suas palavras, a espalhar seu evangelho.

A tudo isto nos encontramos sujeitos diariamente. E Deus fala a cada um de nós: "Guardem o temor pelo Meu nome, e pela transformação ocorrida na vida de cada um de vocês".

Somos chamados a desfrutar a bênção espiritual em Cristo Jesus. As palavras e os ensinamentos de Jesus devem pautar as nossas vidas. Devemos encontrar o prazer em sua lei e em efetuar a vontade de Deus neste mundo. Do contrário, se abandonarmos a Deus, Ele também nos abandonará:

E aconteça que, alguém ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande conforme o parecer do meu coração; para acrescentar à sede a bebedeira.
O SENHOR não lhe quererá perdoar; mas fumegará a ira do SENHOR e o seu zelo contra esse homem, e toda a maldição escrita neste livro pousará sobre ele; e o SENHOR apagará o seu nome de debaixo do céu.
E o SENHOR o separará para mal, de todas as tribos de Israel, conforme a todas as maldições da aliança escrita no livro desta lei. Deuteronômio 29:19-21




A paz de Cristo.






0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial