O que há de interessante neste dia

quinta-feira, novembro 24, 2005

EXEMPLO A SER SEGUIDO

Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor;
Vivam como filhos da luz. Efésios 5:8, NVI

Leitura: Efésios 5:8-14


Tendo definido a vida cristã como andando em amor, com uma visão do juízo eminente, Paulo agora se volta para um terceiro aspecto: andar como filhos da luz. Como é do seu estilo, ele faz outro contraste: no passado, vocês foram filhos das trevas, mas agora são filhos da luz (Efésios 5:8).

Se a escuridão representa a antiga vida, a luz representa a nova. O apóstolo reconhece que os crentes se moveram das trevas para a luz (verso 8). Desde a conversão, eles se tornaram luz do Senhor; isto é, refletores do caráter daquele que disse: "Eu sou a luz do mundo"(João 8:12).

Costumamos comparar luz com o conhecimento intelectual, conhecimento dos fatos, e escuridão com ignorância dos fatos. Embora exista alguma verdade nessa idéia, leia Efésios 5:8-14 e responda a esta pergunta:

A que Paulo compara o andar na luz? Mais especificamente, refere-se apenas ao conhecimento intelectual ou à vida moral e à conduta do cristão? Por que essa resposta é importante?



Note, também, que Paulo é tão firme quanto a viver livre de mancha moral que ele não apenas nos adverte a afastar-nos dos que fazem mal, mas também nos chama para reprová-los.

Uma pergunta inquietante: como podemos reprovar o mal sem abrir a boca? Efésios 5:13, Veja também João 3:20



Você conhece alguém cujo estilo de vida, comportamento e caráter serviu como luz reprovando a escuridão? Como você respondeu? Você aceitou a muda reprovação com humildade e arrependimento, ou fugiu da luz ou até mesmo lutou contra ela, chamando-a, talvez, de escuridão? (Veja Isaías 5:20)

Estudos da Escola Sabatina - 4o. Trimestre 2005 - pp. 69


[ Podemos comparar nossa conduta moral com a marca de nossas vitórias em nossas vidas. Às vezes, sofremos derrotas tão esmagadoras como a do Santos contra o Corínthians, por 7 a 1. É importante observamos a nossa vida e a compararmos com o caráter de Cristo a espelhar. Os cristãos são minoria. Note que o mundo sempre se coloca contra aqueles que podem se tornar vencedores. Muitos passam a odiar e desejam humilhar as pessoas quando descobrem suas vitórias e como se tornaram vencedoras. Em vez de admirar e tentar se espelhar em seus exemplos, revelam o que possuem de pior dentro de si: inveja e falta de caráter. Compare estas atitudes com as atitudes que um caráter cristão genuíno deve seguir em sua vida. Este problema se refere somente a vidas afastadas da presença de Deus e no mundo, ou também podemos encontrá-las dentro de igrejas? ]

[ Admiramos as vitórias quando as mesmas se situam em um país distante e longiquo do nosso. Alguns de nós jamais a admiram quando as encontramos ao lado de nossa casa, na nossa cidade ou em nosso próprio país. Estas verdades do mundo se refletem do mesmo modo dentro da igreja? O que podemos fazer no sentido de abrir os olhos das pessoas para trabalhar seu caráter para as vitórias de Deus em suas vidas? ]


A paz de Cristo.









0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial