O que há de interessante neste dia

sexta-feira, março 31, 2006

SOFRIMENTO HUMANO

E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.
E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?
Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.
E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.
Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.
Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.
E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?
Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;
Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.
Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo.
Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.
E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos?
Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?
Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés.
Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é.
O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos.
Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.
Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.
E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. João 9:1-41



Introdução

Temos três casos no Novo Testamento onde se fala sobre pessoas que tinham problema de nascimento:O primeiro caso é do homem coxo de nascença que era carregado até o portão do templo para pedir esmolas. Pedro e João foram orar lá pelas três horas da tarde e em nome de Jesus Cristo, o nazareno, o curaram (Atos 3.1,2).O segundo caso está narrado em Atos 14.8. Era um homem aleijado dos pés na cidade de Listra. Ele nunca havia andado por ter nascido assim. Este foi curado pela oração de Paulo que viu que o homem tinha fé para tanto.O terceiro caso é o do homem que nasceu cego e também pedia esmolas. Só que neste caso acontece uma polêmica; uma discussão entre os discípulos e Jesus."Perguntaram-lhe: Rabi (Mestre), quem pecou, este ou os seus pais para que nascesse cego?" (v.2).Já dissemos para vocês que o cristianismo sempre chega em corações que já estão crendo em algo. Toda pessoa crê em algo, ainda que seja em algo absurdo.



I. Os Judeus Criam Que Todo o Sofrimento Era Fruto do Pecado

Todo o sofrimento, diziam eles, tinha origem em algum pecado oculto. Esta foi a razão da pergunta: "Quem pecou, ele ou seus pais?"Vejam bem, ele já havia nascido cego, então o pecado dele se deu no ventre da mãe?Sendo ele cego de nascença, por que eles perguntaram sobre se ele havia pecado?Havia uma crença entre os judeus, afirmando que uma criança poderia começar a pecar já no ventre de sua mãe.Diziam: "Na formação do embrião (feto) o ser já é pecador por estar sob a influência satânica". A criança já chuta o ventre da mãe, diziam.Se assim fosse, Jesus teria pecado porque a Bíblia diz que ele era "varão de dores" (Isaías 53.3).Sofrimento não é necessariamente resultado de pecado.Até hoje esta idéia atormenta os crentes sem esclarecimento.Outra idéia que havia entre os judeus era a de que a alma é pré-existente, isto é: Deus fez todas as almas limpas e puras que habitam com ele. Mas na hora de entrar no feto é que se torna impura.Nada disso tem base bíblica. Quando um casal gera um filho, ali está sendo gerado o corpo, a alma e o espírito.Não existe depósito de almas nem feto que peque no ventre de sua mãe. Isto é crendice.




II. Os Sofrimentos São Oportunidades Para Deus Ser Glorificado

Jesus mesmo disse: "Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele e nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que a glória de Deus se manifeste nele". Aleluia!Aquela era a hora do poder de Deus.Todos os nossos desapontamentos, dores, tristezass, sofrimentos, humilhações, são sempre uma bela oportunidade que Deus nos dá para experimentar o quanto ele nos ama e nos acolhe na hora da necessidade.Jesus não deu muita explicação aos seus discípulos, mas falou: "Vamos fazer a obra de Deus enquanto é dia...Enquanto estou no mundo eu sou a luz do mundo".E para confundir mais os discípuilos, nem orou pelo homem: "Cuspiu no chão, fez uma pelota de barro e passou nos olhos dele e mandou-o que fosse se lavar no tanque de Siloé". Alguém deve tê-lo levado até o tanque.Na hora do problema há sempre alguém para nos dar a mão.Foi (obedeceu) e voltou vendo.


Conclusão

Jesus não veio lançar em nossos rostos os pecados que ele mesmo perdoou.À mulher "pega" em adultério ele disse: "Ninguém te condenou? Nem eu, vai e não peques mais" (João 8.11).Deus já conhece o nosso passado. Para ele a nossa vida é um livro aberto.Quem sabe sofremos por erros cometidos, mas há poder no sangue e no nome de Jesus para nos purificar de toda a injustiça.Deus é por nós e não contra nós."Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça." I Jõao 1:9

Discussão em grupo
De que forma Deus age nos sofrimento dos homens?

Compartilhando 2 a 2
Como Deus tem agido nos seus sofrimentos?

Igreja Batista Renasceça
http://www.ibr.org.br/



A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial