O que há de interessante neste dia

quinta-feira, abril 27, 2006

OBSTINAÇÂO SEM SENTIDO

E o SENHOR fez com que os egípcios respeitassem os israelitas.

De fato, os funcionários do rei e todo o povo consideravamMoisés um grande homem. Êxodo 11:3


A pessoa mais obstinada e teimosa que você poderá encontrar na Bíblia será faraó, o rei do Egito, cujo nome é sequer mencionado, nos tempos de Moisés e da escravidão de Israel no Egito.

Até esta passagem, nove pragas já haviam caído sobre o Egito.


E o rei continuava obstinado, como uma criança, em se opor a saída dos israelitas do Egito. No entanto, o povo, que já vira acontecer nove pragas sobre suas terras, sobre suas vidas, entendia que Moisés era uma pessoa honrada e importante.

Somente uma criança cega não veria isto até aquele momento.


E era exatamente assim que o rei do Egito se comportava. Deus fez o rei do Egito mais teimoso que uma mula. Capaz de fazer seu povo sofrer nove pragas, sem atender a Deus, pois o pedido de saída era feito por Ele!!!
Qualquer economia de qualquer país do mundo com essas nove pragas já estaria totalmente destruída. Águas tornadas sangue, e todos os peixes mortos. Praga de gafanhotos, e todas as plantações destruídas. Tumores pelo corpo das pessoas e nenhuma mais sadia para trabalho. Uma chuva de pedras que destruíria casas e tudo aquilo que estivesse à luz do sol. Sem falar no enfraquecimento psicológico e moral sofrido por essas pessoas que passaram, juntos com faraó, por toda a desgraça e assolação causadas por Deus aos egípcios.


O povo do Egito pode ser louvado por sua fidelidade. Após nove pragas, eles ainda temiam Faraó e não o tinham deposto de seu cargo. Se fosse nos dias atuais, talvez na terceira ou quarta praga, Faraó seria preso e deposto como um louco obstinado.


Porque fora a isto que Deus o reduzira. Uma pessoa louca e obstinada. Uma criança que teima em birrar, em não ouvir. E, para cúmulo de sua vergonha, seu próprio povo já havia reconhecido isso.


Moisés já era considerado um grande homem.


Após aquela noite de escuridão, Faraó recebeu a Moisés pela última vez, ebradou de sua boca a última praga:


- Saia da minha presença e nunca mais apareça aqui! Pois, no dia em que tornar a me ver, você morrerá! - O senhor está certo - respondeu Moisés. - Nunca mais eu o verei. (Êxodo 10:28-29 - NTLH)


Deus estava usando também Moisés neste momento. Mas também estava usando faraó.
Deus nunca mais veria o rosto de faraó, o rei do Egito.


Naquele dia, Deus usara a boca de faraó para matar todos os primogênitos da terra do Egito.
A história de faraó pode mostrar como uma pessoa pode ser obstinada em suas ações, em suas crenças, em seu ódio contra outras pessoas.


Elas podem ser capazes de odiar até à morte, e serem mais loucas do que as pessoas que as servem. Talvez faraó seja um único exemplo de pessoa tão obstinada que foi incapaz de ser convecida a voltar atrás de uma decisão, porque tinha poder e porque ocupava uma posição importante.


Quantos de nós não somos assim em alguns momentos de nossas vidas?


Sabemos que o que fazemos é errado.S abemos que está trazendo sofrimento para as nossas vidas e para a vida de outras pessoas. Mas não arredamos o pé e não voltamos atrás.


E a conseqüência mais dura que podemos sofrer ou que as pessoas podem sofrer por nossas ações é a mesma penalidade imposta por faraó ao seu povo.


A pena é a morte.

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial