O que há de interessante neste dia

quinta-feira, julho 22, 2004

Sobre Ministérios e porque você não participa

É ótimo estar na igreja. É ótimo passar a semana entre irmãos. Rever rostos.
Mas quanto de nossa alma, quanto de nós, está realmente alegre por estar ali??
Quantas vezes você não desejou realmente ficar em casa??

Às vezes estar na igreja pode ser vergonhoso.

Pode ser vergonhoso assistir uma pessoa chegar sozinha em um grupo de casais, sem a esposa. Vê-la aparecer de vez em quando. Assistir este casal comparecer a uma, cinco reuniões.
E não voltar mais.

É vergonhoso não orar pelo casal novo. É vergonhoso não interceder em oração por aquele casal.
É vergonhoso não lembrar daqueles que se afastam ou ligar para saber como estão.

'Você viu fulano hoje? Não o vejo a algum tempo...''
"Não."
Resposta seca.

É vergonhoso ver seu líder chegar um dia e falar acerca de alguém pelas costas, sem a pessoa estar presente. E isto dentro de uma igreja, lugar onde a humildade dos seres humanos deveria estar evidente e sendo manifesta aos irmãos, à igreja, aos membros do Ministério.

É vergonhoso saber que seu líder precisa de mais crescimento espiritual para um pecado que sempre cometem e nunca conseguem superar. Que sempre estão brigando consigo mesmos e com sua carne.

É vergonhoso saber que as pessoas querem status, querem a liderança sem o merecimento e sem o crescimento espiritual adequado. E se ofendem com você, e se magoam, e se ferem, e se afastam se você disser a elas qualquer coisa.

'Quem é você para falar de mim? Está aqui a dois anos? Eu estou aqui a quase quinze!!'

É inteiramente, como me diz uma irmã, na graça de Cristo.

É na graça de Cristo que há alguém para trazer o som, trazer o CD, conseguir xerox para as lições da EBD.
Temos amor pelas pessoas realmente??

Às vezes, quem faz parte de Ministérios tem que orar, tem que interceder, tem que participar.

É vergonhoso saber que se faz parte de um Ministério e não se ora. Que não se intercede pelo trabalho que realiza, que se faz por fazer, sem qualquer comprometimento maior com Cristo. Sem oração, sem dobramento de joelho, sem comunhão com o verdadeiro líder maior da igreja.

Jesus Cristo.

Seu ministério é assim? Você é assim??
Vou citar um ou dois Ministérios que conheço, não tão profundamente, e o que é motivo de vergonha para seus membros.

Para um Ministério de Casais deve ser motivo de vergonha não poder ajudar casais que chegam até eles com problemas. E saber que a igreja possui muitos membros com lares cheio de problemas, e freqüentando a igreja todas as semanas, é motivo de vergonha ainda maior.

Para um Ministério de Casais é motivo de vergonha não ter mais participação dos membros de sua igreja. Para um grupo de Casais deve ser motivo de vergonha pensarem que o Ministério de Casaisé 'somente para velhos'.

E não há Casais com idade entre 20 e 35 anos??
Sim. Há.

E onde estão estes Casais??

Ande pela igreja. Você vai conhecer alguns. Espalhados em vários Ministérios. E por que não comparecem ao de Casais de vez em quando??

Bem, a 'desculpa' é que o Ministério em que estão é no mesmo horário, e não dá.

E como vai a vida de cada um deles??
"Bem, e obrigado por perguntar."
Bem??

Para um Ministério de EBD é motivo de vergonha ser chamado de 'Ministério de Jovens', se a mesma é composta de vários Casais.
Para um Ministério de EBD é motivo de vergonha ser chamado de'Ministério de Velhos', se a mesma é composta de vários jovens.

Deve ser motivo de vergonha não ter Casais em um Ministério de EBD, quando casais são as pessoas mais interessadas na criação dos filhos. Deve ser motivo de vergonha não ter Jovens em um Ministério de EBD, porque significa dizer que a EBD da igreja é um fracasso e não conseguiu
ao longo dos anos criar nenhuma criança nos caminhos do SENHOR, porque não há jovens participando da nossa EBD.

É motivo de vergonha para todo e qualquer Ministério ser taxado por
faixa etária, populacional, ser clube do Bolinha.

Menina não entra. Homem não entra. Casal não entra. Jovem não entra.

É motivo de vergonha não ser igreja e corpo de Cristo para toda e qualquer igreja.

Não ter Ministérios. Não orar para ter Ministérios. Não orar pelos integrantes dos Ministérios.
É motivo de vergonha a igreja ser vista como arrecadadora de dinheiro. Não de almas humanas.

E se você é da igreja, se há freqüenta a muitos anos você pode e tem o direito de procurar o seu pastor e perguntar:

'Por que não tem EBD aqui para o meu filho? Por que não tem Ministério de Casais para que eu possa freqüentar com minha esposa? Por que não há um grupo de louvor adequado? Por que não posso ensinar as coisas que aprendo na igreja à minha família?'

É motivo de vergonha a igreja não ser uma família bem grande, com crianças, jovens, adultos, e idosos.

As leis humanas atrapalham. E nos afastam de Cristo.

A algum tempo eu fiz parte de um certo Ministério. E afastei-me
dele em detrimento de algo que queria na minha vida pessoal e familiar.

Eu queria buscar por minha esposa. Eu queria entrar para um grupo de casais. Eu fiz isto.
Mais ou menos um ano depois, uma nova líder veio a ocupar aquele Ministério. Eu já a conhecia. Fiquei até feliz com ela. Mas mais feliz fiquei quando ela conversou comigo dia desses. E perguntou-me se não queria voltar e participar do antigo Ministério. Eu disse que sim. Mas que poderia ser ocasionalmente. Quando pudesse, porque no momento ainda travava uma batalha longa por aquilo que estava lutando.

Eu ainda estou lutando por meu casamento. E bravamente.

Mas o melhor é saber que os Ministérios continuam crescendo. Que há pessoas novas. Que há líderes interessados no crescimento. Que há pessoas que se interessam pelos seres humanos.
Não por aparecer na igreja. Antes por promover crescimento e por cuidar daquilo que é de Deus, não nosso.

Deus não faz acepção de pessoas. Seu Ministério faz acepção de pessoas??
Será que ele está realmente trabalhando para Cristo? Ou para ser visto pelos irmãos?

Você quer aparecer? Lugar de palhaço é no circo. Eu posso te levaraté um, se quiser.

A casa de Deus merece respeito. E ministérios são criados por pessoas, seus membros são pessoas. E se você não participa o que pensa seu irmão sobre isto??

Ele já faz parte de dois Ministérios. E já passou por outros dois na igreja. E sabe se lá para onde mais deseja ir...

Você já pensou em amar de verdade?? Pois entre para um Ministério. E descubra o que é amor na prática. Não fique só lendo a Bíblia e pedindo a Deus por sua vida. Não seja egoísta.

Entre para um Minstério da igreja e ore pelo seu Ministério. Pelos seus irmãos em Cristo. Por suas famílias.  Pelas pessoas que, todas as semanas, dedicam suas vidas para que você continue
esquentando o banco onde senta na igreja, todos os fins de semana.

E permita que eles também orem por você. Porque isto é realmente fazer
parte de uma igreja. É realmente entender a mensagem de Cristo.

Mas se preferir, continue esquentando o banco todas as semanas. Deus quer que você faça alguma coisa. E às vezes é tão pouco.

A gente precisa de alguém pra recolher o lixo de vez em quando. Para arrumar as cadeiras em que você senta confortavelmente todas as semanas.

Talvez sua igreja deseje até fazer uma EBD. Mas ela precisa de pessoas.
Ela precisa de você. Ela quer que você se levante e se ofereça.

"Pastor, quero trabalhar na obra."
''Na obra? Certo. E o que você quer fazer?"
''Ué? O senhor não tem nada pra eu fazer?"
"'Tenho. Mas preciso saber o que você gosta de fazer primeiro."

Todos nós temos um dom.

O que você gosta de fazer??

Deus quer que você faça algo que gosta na igreja para Ele.

Pense nisto esta semana. Tome uma decisão.

E vá participar de um Ministério. Precisamos de pessoas no nosso corpo. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial