O que há de interessante neste dia

quinta-feira, outubro 28, 2004

Homens poderosos na Oração - II

Davi Orou: "Perdoa meu Grande Pecado"

A vida de Davi estava longe de ser perfeita. Mesmo em seu leito de morte, ele estava conspirando com seu filho Salomão o destino de seus rivais e inimigos (II Reis 2:5-9). Mas sempre que Deus o confrontou com seus pecados, Davi esteve disposto a reconhecê-los, algo
que seu antecessor real, Saul, não fez. Deus só pode nos perdoar porque reconhecemos que precisamos de perdão. Ele só pode nos curar quando admitimos nossa enfermidade espiritual e
a trazemos para Ele. Davi pode ter sido muitas vezes um grande pecador, mas ele se arrependia muito mais. E, à semelhança de Daniel, reconhecia que a única coisa que tinha em seu favor era
a grande misericórdia de Deus (Sal. 51:1).

Davi Orou: "Perdoa Meu Grande Pecado!" - Salmo 51

Davi escreveu o salmo 51 depois de cometer adultério com Bate-Seba e mandar matar o marido dela. "O Salmo 51 é uma oração pedindo perdão e 'santificação pelo Espírito Santo.
Com o pedido de perdão, Davi acrescentou gratidão pela misericórdia e pela promessa de Deus quanto ao futuro. Em nenhum outro lugar o Antigo Testamento mostra um quadro tão vívido do pecador verdadeiramente arrependido confiando no poder de Deus para perdoar e restaurar."
- Adaptado de SDA Biblie Commentary, vol. 3, pág. 755.

Que versos do Salmo 51 mostram o arrependimento de Davi? Como o arrepedimento se relaciona com o perdão?

Embora o arrependimento não represente nenhum mérito próprio, é tudo o que podemos levar a Deus - pois é nosso reconhecimento de que, de fato, não temos nada para levar a Ele. Em outras palavras, não existe qualquer obra que possamos praticar a fim de nos salvar, tudo o que podemos fazer é reconhecer nossos pecados e buscar o perdão para eles.

Isto é arrependimento. Sem isso, Deus não pode fazer nada para nos salvar, não porque a punição para nossos pecados não tenha já sido paga, mas porque o arrependimento mostra
que percebemos nosso absoluto desamparo e necessidade de que Deus nos salve. Em muitos aspectos, pelo arrependimento, os pecadores admitem sua grande necessidade de que Deus
faça por eles o que eles nunca podem fazer por si mesmos. O verdadeiro arrependimento
mostra que a pessoa compreende que sua salvação é só pela fé.


O pecado original não foi o adultério, a sensualidade ou a cobiça. Foi o orgulho próprio (Ezequiel 28:11-17; o rei de Tiro é um símbolode Lúcifer (o Acusador) quando estava no Céu). O orgulho continua sendo um dos pecados mais perigosos. Ao contrário de muitos outros pecados, o orgulho é socialmente aceitável. As pessoas são disciplinadas na igreja por adulterar - não por serem orgulhosos! Depois da lição de hoje, por que você acha que o orgulho é tão perigoso?


Aplicações na Vida Diária

Ponto de Partida:

O Senhor, em Sua sabedoria e em Seu tempo, responde de acordo com Sua vontade. Embora Ele nem sempre responda da maneira como queremos, Deus sempre responde às nossas orações. Como Deus respondeu às suas orações esta semana? Conte.

Questões para Debate:

1. Por que devemos interceder pelos outros em oração? Por que existe poder na oração intercessória?

2. "Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele." (Atos 12:5). Sua igreja tem orado em conjunto fervorosamente por um membro ou uma situação? Como isso levou vocês para mais perto um do outro? E mais perto
de Deus?

3. Como o estudo da Bíblia amplia o poder da oração? Fortelece a pessoa que ora? Amplia a compreensão?

4. Depois da miraculosa cura de Ezequias, ele cometeu um erro terrível, que mais tarde resultou em calamidade. Talvez, se ele tivesse morrido, isso não teria acontecido. O que
este fato nos ensina sobre aceitar a vontade de Deus para nossa vida? Se estivermos realmente desejando a vinda de Cristo, por que iríamos orar para viver mais neste mundo se não for da vontade de Deus?

5. Por que fracassamos em permanecer perto de Deus quando Ele responde às nossas orações
e ficamos alegres? Por que é tão difícil manter-nos perto de Deus nos bons tempos? Ele não está ansioso para partilhar nossa alegria?


Perguntas de Aplicação:

1. A oração séria e perseverante é nossa fonte de poder para a vida cristã. Como a oração mudou sua vida? Sua fé? Seus relacionamentos?

2. Como você se sente quando Deus não responde a uma oração de acordo com sua vontade? Como suas orações vão mudar depois desta lição?

3. O arrependimento é, de muitas maneiras, os pecadores admitirem sua grande necessidade de Deus fazer por eles o que nunca poderiam fazer por si mesmos. Quando foi que você reconheceu pela primeira vez sua grande necessidade de Deus? Você reconhece diariamente essa necessidade?


Estudos da Escola Sabatina
Ano de 2002

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial