O que há de interessante neste dia

terça-feira, outubro 19, 2004

Amor ao próximo

Amarás ao teu próximo como a ti mesmo
Marcos 12:31

Amar o próximo é um requisito em nossa vida cristã.
'Mas por que será que temos mesmo que fazer isto??', um novo convertido poderia perguntar. 'Não consigo amar aquele meu irmão que sempre encontro nos fins de semana. A gente não se cruza!', a pessoa também poderia alegar.

Amor ao próximo é uma demonstração de fidelidade para com Deus, além de um mandamento. Se amamos a Deus acima de todas as coisas como demonstrar este amor? Ora, quem consegue amar o seu próximo consegue entender o amor de Deus por nós. Como posso dizer que amo a Deus se odeio a meu irmão? Não são coisas incoerentes?

Deixe-me falar não sobre o próximo. Deixe-me falar sobre mim mesmo. E sobre meu anterior.

Se meu anterior me amasse, talvez eu não vivesse dias tão conturbados. Se meu anterior me amasse, possivelmente eu não atravessaria problemas financeiros graves em algumas momentos de minha vida. Talvez as coisas que planejasse em nossa vida financeira fossem levadas à cabo, e minhas contas seriam pagas em dia, com os planejamentos que realizo em casa sendo executados sempre sem sofrerem novas alterações. E eu não teria tantos novos acertos a realizar em virtudes de contas que surgem comoque do nada em poucos dias. Eu poderia fazer uma poupança e ver o dinheiro posto nela crescer, e não ser sacado em virtude de alguma emer-gência não prevista e de última hora.

Se meu anterior me amasse, quem sabe eu não sofreria tanto, sempre ganhando abaixo do que realmente mereceria. Não veria meus ganhos, já tão pequenos, se constituírem para mim motivo de problemas, não de refrigério em minha vida financeira. Se meu anterior me amasse, talvez o apego que vejo no mundo nas pessoas que me cercam seria bem menor, e elas não seriam tão egoístas nem tão apegadas a coisas mesquinhas.

Se meu anterior me amasse, talvez eu tivesse um pouco mais de amor das pessoas que conheço, das pessoas de que me aproximo. Se meu anterior me amasse, talvez minha vida não tivesse tanto altos e baixos, tanto momentos em quetudo estava bem e quedas repentinas ocorreram. Se meu anterior me amasse eu talvez encontrasse mais rostos felizes a rodear-me e quase nenhum rosto com ódio estampado nas faces e palavras ruins na boca, à minha procura por alguma coisa ruim realizada ou planejada para ferir.

Se meu anterior tivesse amado a Deus e a seu próximo, não tivesse sido talvez tão egoísta apegando-se somente à sua vida naquele momento, a sua única vida para ele, vivendo de satisfazer suas vontades, em um imediatismocrescente e contínuo, correndo atrás de: dinheiro, de mulheres, de coisas deste mundo, talvez minha vida não fosse tão perseguida por uma prestação de contas de coisas passadas. Em momentos incoerentes em que tudo estava bem em minha vida, em momentos em que acabara de adentrar em um emprego e recebia uma dispensa imediata e às vezes humilhante. E em um momento em que tudo estava correndo de maneira maravilhosa em minha vida, deixando-me tonto a perguntara mim mesmo e a Deus: 'O que foi que eu fiz desta vez!!???'

A Bíblia nos diz que o tempo para Deus passa de modo diferente, mil anos são como um dia, e que Satanás opera sinais grandiosos (Apocalipse 13:13).

Se meu anterior tivesse me amado, talvez eu poderia ter tranqüilamente um bom sossego destas perseguições. Mas porque talvez ele tenha gasto partede sua vida, ou toda ela, de maneira egoísta, a minha vida por isso não pôde ser tão grandemente mais abençoada.
Se meu anterior me amasse, talvez o inimigo não adentrasse tantas vezes minha vida tentando roubar, matar e destruir. E porque meu anterior foi tão vil e tão vendido ao mundo, minha vida como cristão foi afetada, a ponto de quase não poder chegar aos pés Daquele que poderia dar-me sossego de tantas tribulações.

Nós dizemos que os pais criam os filhos e transmitem a eles aquilo que aprenderam em suas vidas. Nós podemos aprender também as coisas erradas que nosso pais nos ensinaram. Além de meus pecados, os pecados que cometo em minha vida, posso ter que conviver com os pecados que recebi de meu anterior.

Se meu anterior me amasse talvez este efeito em minha vida pudesse ter sido minimizado.
Meu anterior pode não ter me amado. Ou pode ter me amado, mas só um pouquinho. Quem sabe, me amou muito, e foi o suficiente para levar aos pés de Deus. Ora, quem pode saber todas as coisas a não ser um, que é Deus??

Mas eu sei de uma coisa com certeza.

Deus me amou.

Ele me tomou para si, mesmo sabendo que não era merecedor de tal coisa. Fez-me conhecer seus caminhos, me fez andar por suas veredas. E ensinou-me a ter amor a Ele. E ao meu próximo.

Se meu próximo tiver dias de sossego e refrigério, puder organizar suas contas de maneira coerente, não se apegar tanto a coisas deste mundo, tiver mais amor das pessoas que o cercarem, encontrar bonança em sua vida, encontrar amor nos seus caminhos, souber também amar a seu próximo e os que o cercam, eu terei feito por ele aqui o meu anterior poderia ter feito por mim.

Se consegui plantas boas sementes em minha vida, apesar de todas as coisas incoerentes que vivi dentro dela, e se estas sementes de vida cresceram e resultaram em coisas boas mais do que as ervas daninhas que também plantei, meu próximo terá uma vida maravilhosa, cercada de paz e da presença de Cristo. E isto é o que desejo a Ele. E é o que espero ter conseguido realizar em minha vida.

Se meu próximo tiver momentos tristes também serão em razão das coisas que minha carne semeou em razão das minhas obras e através de meus pecados. E se fiz um bom trabalho nesta vida e se o amei verdadeiramente, ele saberá confiar emDeus e não imputar a outros os seus erros.

Se meu próximo receber uma vida eu já estarei satisfeito. Porque Deus com certeza se apiedou de mim e julgou que a quantidade de dor e sofrimento e de coisas boas semeadas nesta vida, resultaram em algo bom que mereça ser visto ainda no mundo.

Se amei a Deus e amei ao meu próximo, a sua vida será uma bênção. E Ele também encontrará cedo, se minhas sementes foram muito boas, os pés Daquele que O redimiu deste mundo.
Se eu aprendi a amar meu irmão, é porque Deus também assim quis. E se Ele aprender a amar a outros, é porque Deus também assim desejou, em razão das coisas que fiz e demonstrei em minha vida talvez.

Se fiz um bom serviço por meu próximo, talvez Deus me dê a felicidade de colher certas coisas que plantei ainda nesta vida e não reservá-las todas para ele no futuro. Se agradei a Deus, Ele me fará ver, ainda em vida, dias melhores e dias mais tranqüilos.

Se você também amar seu próximo, com certeza, poderá dizer isto um dia. E talvezpoderá até ver o resultado de suas sementes espalhadas pela terra. E se alegrarcom tudo aquilo que semeou. Ou não.

Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer;
pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6:7


BYManoel Leonardo

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial