O que há de interessante neste dia

terça-feira, maio 02, 2006

A EPÍSTOLA DE TITO

Você mesme deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta.
Seja sincero e sério quando estiver ensinando. Tito 2:7 (NTLH)

Foi ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos
purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que sededica a fazer o bem. Tito 2:14 (NTLH)


Leia todo a Epístola de Tito.

Aqui temos o padrão das boas obras. Paulo exorta este seu filho na fé, gentil,
a exercitar as boas obras que todo cristão verdadeiro conhece e exercita em sua dia à dia.

Muitos quando lêem Tito, chamam mais a atenção para o fato de Tito 2:14 demonstrar claramente que Jesus se sacrificou por nós. Que isso foi feito pela graça e misericórdia de Deus. E sim, isto está ali exposto.

Mas o mais importante é o que é dito antes e depois disso. O que você deve fazer para ser um
cristão verdadeiro: exercitar as boas obras.

Paulo lembra a Tito como ele era antes de conhecer a Cristo (Tito 3:3): entregue às paixões de sua carne, com a mente dominada pelas coisas do mundo, com Satanás a preenchendo, tentando dominar seu coração e todo o seu corpo. E faz com que Tito perceba que é em meio à pessoas como este proceder, que age como ele agia, que ele irá pregar o evangelho de Cristo!!

Quem realmente se converteu a Cristo, quem realmente conhece o Espírito de Deus e como são as coisas de Deus, entende o que Paulo está aqui dizendo. Porque os que se convertem a Cristo e experimentam a novidade de vida que Deus entrega em sua graça e misericórdia aos que escolhe para Si, entende as coisas do modo como Paulo as descreve. E podem comparar a sua vida passada com a sua vida de hoje. Nova e modificada.

Paulo lembra isto a ele e fala que Tito deve respeitar as pessoas, e como deve tratá-las.

Esta é a preocupação principal nesta epístola.

Se você é crente converso, deve entender as palavras de Paulo com certeza nesta epístola. Paulo diz aos crentes como eles devem agir daqui por diante, e isto fica mais claro em Tito 3:2 - Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem a todos com a educação (NTLH).

Paulo dá conselhos a várias pessoas e como elas devem ser, desde pastores até os servos.

Mas tudo se resume em Tito 3:2.

Quantas vezes no seu emprego você não encontrou pessoas maliciosas? Pessoas que se aproximavam de você com duas ou três pedras na mão, para chamá-lo de incompetente, de irresponsável? Quantas vezes dentro de casa você não sofreu com parentes mal-educados? Com gente que odiava sem sentido? Que cometia pecados sem sentido e sorriam depois de tudo? Algumas dessas pessoas podem ter ofendido a você profundamente com suas ações.

E cada marca, cada ferida, sempre causa dor. Sempre traz problemas ao nosso coração. Criam chagas emocionais e algumas delas levam meses e até anos para serem curadas.

Se você é crente, cristão convertido a Cristo, sabe que as pessoas no mundo podem ser assim.

E Paulo lembra a Tito como ele deve agir, resumindo tudo em Tito 3:2.

Desarmamos pessoas que chegam com a boca cheia de raiva e de malícia agindo de maneira diametralmente oposta.

Quantas vezes não atendi ligações de pessoas com a boca cheia de malícia e cheia de ódio para atirar contra mim, e quantas vezes não respondi a isso com uma voz sincera e gentil, e perguntando: "Posso ajudar em quê?"

Se você trata as pessoas com educação, lembre-se que isto é um dom que vem de Deus. Você adquiriu esse dom ao se converter a Cristo.

E esse dom foi concedido a você não para que você o use somente com as pessoas da Igreja,
mas com todas as pessoas, em todas as situações em que se encontrar.

Deus quer que você use esse dom no trabalho, com seu chefe maldizente e até beberrão às vezes. Deus quer que você jovem, use esse dom em casa, com seu pai e sua mãe não conversos ainda a Cristo. Deus que que você, filho, use esse dom em todas as situações em que se encontrar no seu dia à dia.

Quando o estiverem acusando na sua face. Quando estiverem falando mal de você pelas costas. Quando colocarem você em uma perspectiva totalmente oposta às pessoas que o cercam, seja entil, seja calmo, seja pacífico e não fale mal de ninguém!!!

Com isso você prova que você é realmente cristão. E você cala a boca do inimigo de Deus, que tenta de envergonhar.

E Provérbios 27:11 na Bíblia NTLH diz: "Seja sábio, meu filho; então eu serei felize saberei dar boa resposta a quem me criticar".

Deus quer dar uma boa resposta àqueles que o criticam porque você aje da maneira correta!! Deus quer dizer àqueles que falam mal de você exatamente o que eles merecem ouvir, porque você é um cristão que dá um bom exemplo!!

Agora: quantas vezes você tem agido dessa maneira?

Seja em casa. Seja no seu trabalho. Seja nos lugares por onde você anda.

As suas boas obras não é só servir na igreja. As suas boas obras não é só ajudar sua vizinha, a dona Maria a atravessar a rua. Ou dar comida àquela família pobre que você sustenta a cada mês.

As suas boas obras são os exemplos de caráter cristão, verdadeiros!!!, que Deus deseja que você
demonstre, indistintamente, e sem acepção de pessoas.

Alimentar os pobres? Tá cheio de instituição de caridade que tenta fazer isso. E muitas delas nem são cristãs. Algumas são até espíritas.

Ajudar doentes? Temos muitos hospitais.

Vir pra igreja? Até meu vizinho beberrão e pé-inchado faz isso toda a semana.

Cristão deve fazer a diferença!!

Você tem feito a diferença por onde anda???

Tito 3:2 é a chave!!

Comece esta semana de maneira prática. Decore o versículo.

Depois, coloque-o em prática na sua vida.

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial